-
O Gás Natural é muito leve e necessita ser comprimido a pressão de serviço de 200 a 220 kgf/cm2 (segundo Portaria ANP nº 32 de 2001) e armazenado em cilindros de aço, com 8 mm de espessura, não possui emendas, nem soldas sendo resistente a choques e colisões, sua resistência é portanto, bem maior que as do tanque de gasolina ou de álcool. Esses cilindros estão sujeitos a testes rigorosos, estabelecidos por normas técnicas, certificados por organismos de certificação de produtos acreditados pelo Inmetro. Geralmente, é instalado no porta mala do veículo.
-
Um cilindro de GNV trabalha com uma pressão máxima de 250bar, enquanto que a pressão de ruptura chega a 900bar, ou seja, nenhum compressor de posto é capaz de produzir tamanha pressão. Além disto ele possui válvulas de proteção que liberam o gás em caso de aumento de pressão (causado por um incêndio no veículo, por exemplo) ou evitam o vazamento repentino no caso de ruptura da tubulação em um acidente, por exemplo.
Um cilindro de GNV suporta tiros de revólver calibre 38 e 45 e também que um tiro de fuzil militar pode fura-lo, fazendo com que o gás vaze pelo buraco. Nenhum tipo de projétil é capaz de explodir o cilindro.
Alternativa C
-
GNV é a sigla de Gás Natural Veicular, ou seja, é o gás natural utilizado em veículos automotores. É o mesmo gás canalizado utilizado em residências , comércio e indústria. Nos veículos ele é armazenado em cilindros sob alta pressão (200 bar ou 200 kgf/cm²) e pode ser utilizado como combustível alternativo em qualquer veículo movido a gasolina ou álcool , com carburador ou sistema de injeção eletrônica.
O GNV (Gás Natural Veicular) é diferente do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) em vários aspectos, a começar pela sua composição. O GNV é composto basicamente por metano, enquanto o GLP por butano. O GNV é normalmente armazenado sob alta pressão na forma gasosa; já o GLP (também conhecido como gás de botijão ou de cozinha) é armazenado na forma líquida e sob pressões muito inferiores. Isso tem impacto grande na maior segurança proporcionada na utilização do GNV. Além disso, o uso do GLP é proibido para fins automotivos.
Fonte: http://www.cegas.com.br/index.php%3Foption%3Dcom_content%26view%3Darticle%26id%3D86%26Itemid%3D169
-
Acima de 200 bar até o infinito e além? Achei a questão incoerente. Vejam o texto:
"E concluiu falando sobre os cuidados na hora do abastecimento e da recomendação de preferencialmente abastecer em postos com a pressão máxima de 200 bar (medida usada para alta pressão do gás comprimido). “Quando você abastece em um posto que está em 200 bar, é o limite e não vai ter problemas. Acima de 200 bar, apesar de o cilindro ter alguma tolerância, é mais arriscado. "
Fonte: http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2015/10/cilindro-gnv-de-carro-explode-em-posto-de-combustiveis-em-pirai-rj.html
-
@Paula Normanda 01 de Setembro de 2016, às 22h58
Você extrapolou a questão. Partindo da premissa de que a pressão de injeção é de 220bar:
A pressão de injeção do gás no cilindro é:
a) maior que 150 bar e menor que 200 bar. FALSO
b) entre 100 e 120 bar. FALSO
c) maior que 200 bar. CORRETO
d) entre 120 e 150 bar. FALSO
e) menor que 50 bar. FALSO