-
Gabarito C, mas com ressalvas. Nem sempre o agente público líder que exerce o poder de polícia deverá respaldar-se dos ditames da lei para fazer cumprir suas tarefas. O princípio de que a ninguém é obrigado a fazer algo se não em virtude de lei deve ser sopesado como critério legalidade, moralidade e impessoalidade, pois mandamentos manifestamente ilegais da autoridade devem ser evitados e denunciados, bem como aqueles legais, porém imorais e irrazoáveis também o sejam, fazendo-se emergir descumprimentos de materialização correta, adequando certo informalismo do líder.
-
Gabarito C. Porém, discordo da sua fundamentação Marcus Braga.
A questão quis dizer que um agente que exerce o poder de polícia precisa tão somente da sua autoridade formal (aquela que lhe é conferida pelo Estado para cumprimento da sua função), ou seja, não necessita ser um líder (liderança informal) para de fato cumprir suas tarefas.
Veja um exemplo: um agente da vigilância sanitária precisa ser um líder para aplicar uma sanção a uma empresa? De fato que não. Ele precisa apenas da autoridade que lhe foi conferida para a aplicação do poder de polícia.
Bons estudos!
-
puts! confere genilson, depois da sua explicação entendi a questão;
-
Marcus acho que com todo respeito vc viajou rsrs o colega Genilsou está certíssimo no comentário dele e tem toda lógica.
-
O GABARITO C ESTÁ CERTO, PQ A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA COM O CONCEITO DE PODER:
PODER EM 4 DIVISÕES:
> COERCITIVO E RECOMPENSA = FORMAL=CARGO
.> CARISMÁTICO E COMPETÊNCIA= INFORMAL= PESSOAS
ENTÃO, A QUESTÃO ABORDA QUE A FORÇA DO CARGO FORMAL JÁ CARACTERIZA A LIDERANÇA, A LIDERANÇA INFORMAL PODE OU NÃO, SER ATRIBUÍDA AO CARGO.
-
marcus menos _\|/_ !!
-
Descordo gabarito C também, uma vez que, na alternativa B (os limites da liderança extrapolam a área de influência do líder) está corretivo, pois liderança corresponde a uma compentência e líder ao cargo, dessa forma, uma pessoa qualquer, que não ocupa o cargo de líder, pode apresentar a liderança, se auxiliar e guiar os demais, visto que esse é sua função e significado.
-
Gab E... ???
-
Autoridade formal: é limitada no tempo e no espaço geográgico, social ou organzacional. Os limites definem a jurisdição da autoridade.
Liderança: é limitada ao grupo que acredita no lider ou precisa dele. os limites da liderança definem a área de influência do líder.
Liderança: tem duração da utilidade do líder para o grupo de seguidores.
nem todo líder é gestor, nem gestor é líder.
-
Entendido o item C.
Só que não se deve misturar as coisas como a Fabíola misturou.
Poder é autoridade do CARGO e isso não carateriza liderança.
Liderença é uma coisa. Ser líder é uma competência de influenciar um grupo para um determinado objetivo.
Poder de autoridade do cargo é outra que não necessita dessa influência que um líder oferece. A própria posição do cargo já é sinal de obediência.
Nem todo gestor é líder, mas tem poder devido ao cargo que ele ocupa.
E nem todo líder tem poder. Pode muito bem se líder sem ocupar um cargo de autoridade.
-
C