- 
                                Gabarito B   FGV costuma usar paralelismo entre as alternativas e a geralmente a alternativa que sobra é o gabarito. Não são todas as questões que possuem paralelismo.    a) uma introdução definidora dos problemas sociais urbanos e um desenvolvimento com destaque de alguns problemas;  >>>  d) uma referência imediata a um dos problemas sociais urbanos, sua explicitação, seguida da citação de um segundo problema;  c) uma apresentação de caráter histórico seguida da explicitação de alguns problemas ligados às grandes cidades;  >>>  e) um destaque de um dos problemas urbanos, seguido de sua explicação histórica, motivo de crítica às atuais autoridades.    Sobrou a letra B.  b) uma abordagem direta dos problemas com seleção e explicação de um deles, visto como o mais importante;  "Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço das cidades e da falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades.   Se estiver equivocada, por favor, corrijam-me. 
- 
                                Onde está a "abordagem direta doS problemaS"? 
- 
                                Muito mal formulada!O fato de merecer destaque não significa que é o problema mais importante. Pode ser que, dentre vários problemas, aquele mereceu destaque naquele momento, mas isso não diminui o valor dos outros. 
- 
                                Fui seca na letra D!  Fail... 
- 
                                Interessante a observação da Luana RJ sobre o paralelismo da FGV.
                            
- 
                                Fui seco na letra A e não consigo encontrar o erro desta. 
- 
                                Acho que para matar essa questão, é importante entender sobre estruturação textual. Um texto deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão. A estrutura do texto, que é o que foi solicitado pela banca, segue outro padrão. O autor cita um problema e destaca um exemplo. Depois, desenvolve o exemplo, explicitando consequências. No entanto, ele não chega à conclusão sobre o desenvolvimento do texto. Ao contrário, no final, ele cita mais situações associáveis ao mesmo problema do parágrafo introdutório, ou seja, ainda continua falando sobre a especulação imobiliária. Logo, a estrutura está mais voltada a letra B, por exemplo, do que para a letra D... uma vez que o último parágrafo, além de não ser conclusivo, não se refere a um segundo problema, e sim ao mesmo problema apontado no primeiro parágrafo: PRIMEIRO PARÁGRAFO: A especulação imobiliária favorece o encarecimento...  ÚLTIMO PARÁGRAFO:A especulação imobiliária também acentua... 
- 
                                O problema dos lotes vagos, não é um "segundo" problema  citado no texto, mas um problema que decorre da segregação urbana (esse sim, o problema de destaque do texto).   A estruturação do texto é: 1. Existem problemas urbanos > 2. Destaque ao problema da Segregação Urbana > 3. Demostrar como a especulação imobiliária trabalha em favor dessa segregação (problema destacado no texto), a partir do momento que a) encarece os locais proximos aos grandes centro, b) leva as populações mais pobres a residirem em locais distantes e com péssima infraestrutura e c) a questão dos lotes vagos.   Ou seja, todos os outros problemas estão dentro do problema de destaque, a segregação urbana.   Maldita FGV! 
- 
                                a) uma introdução definidora dos problemas sociais urbanos e um desenvolvimento com destaque de alguns problemas;
 (Falso. A introdução retrata a segregação urbana/especulação imobiliária, explicando-a, no desenvolvimento seleciona o problema-destaque "especulação imobiliária" e depois aprofunda aquelas que mais sofrem com o referido problema)
 
 b) uma abordagem direta dos problemas com seleção e explicação de um deles, visto como o mais importante;
 (Verdadeiro: Como analisado abaixo a introdução retrata a segregação urbana/especulação imobiliária, explicando-as. Reservando as linhas 2 a 5 para explica a especulação imobiliária)
 
 c) uma apresentação de caráter histórico seguida da explicitação de alguns problemas ligados às grandes cidades;
 (Falso: No terceiro parágrafo "A especulação imobiliária também acentua um problema cada vez maior no espaço das grandes, médias e até pequenas ")
 
 d) uma referência imediata a um dos problemas sociais urbanos, sua explicitação, seguida da citação de um segundo problema;
 (1° Parágrafo: Problema 1 - segregação urbana - explicação dele. Problema 2 - Especulação imobiliária.
 (2° Parágrafo: explica o público atingido pela problema 2)
 (3° Paragráfo: explica como o problema 2 atinge o ambiente urbano. Portanto falso, pois este parágrafo não cita o segundo problema, mas o explica no perímetro urbano)
 
 e) um destaque de um dos problemas urbanos, seguido de sua explicação histórica, motivo de crítica às atuais autoridades.
 (Falso. Não ocorre uma explicação histórica, o texto é uma critica atual)
 
- 
                                A melhor professora de português:  Adriana Figueiredo https://www.youtube.com/watch?v=OzEdHe821F8 https://www.profadrianafigueiredo.com.br/lojavirtual/home;jsessionid=5A86CD5DC257F3B0B9E0A78FD30CDF7A.af-app1 
- 
                                Roberta Moraes, essa professora é perfeita! Obrigado. 
- 
                                As questões da FGV têm gabarito duplo. È na sorte mesmo. 
- 
                                Banca horrorosa....péssimas questões que nada acrescentam... 
- 
                                Comentário: logo no início do texto, o autor é direto em dizer que vai falar de UM DOS problemas sociais que, para ele, merece destaque, ou seja, é o mais importante. Vejam: “Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana” (l. 1 e 2)
 GABARITO: B
   https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/analista-mprj-prova-de-portugues-comentada/ 
- 
                                "visto como o mais importante" ok (???) 
- 
                                em que momento o problema é mostrado como "mais importante"? 
- 
                                Interessante destacar que a maior parte das pessoas marcaram a assertiva D como a mais correta, numa nítida demonstração que a FGV é - de fato - a grande vilã dessa história. . Respeito todos os colegas, principalmente aqueles que encontram lógicas onde não existem. Não podemos basear as nossas respostas em "paralelismo das assertivas", como propõe uma colega: a banca tem que dar condições de a resposta a ser assinalada seja, de fato, a correta. Não podemos nos valer de deduções místicas para o acerto. . Eis a razão da letra D ser a mais assinalada: o texto versa sobre dois problemas distintos, o primeiro sendo a segregação urbana e, o segundo, os lotes vagos. Sendo assim, aduz a referida alternativa que "uma referência imediata a um dos problemas sociais urbanos, sua explicitação, seguida da citação de um segundo problema".  . Ora, mas não é exatamente isso que está sendo demonstrado no texto? Há uma referência imediata -  "Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço das cidades e da falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades" - com a sua explicitação (segundo parágrafo), e, logo depois, a citação de outro problema, qual seja, a questão dos lotes vagos. . Portanto, ficar procurando lógica onde não existe ou se valendo de fórmulas mágicas não é o caminho mais correto para se buscar a aprovação. Onde houver erros, eles devem ser apontados. . Bons estudos e fica o desabafo. 
- 
                                O problema é caracterizado como "mais importante" logo na primeira frase do texto: "Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana."
 Acertei com base nessa observação.
 
- 
                                MERECER DESTAQUE não faz SER O MAIS IMPORTANTE. 
- 
                                Pessoal, a chave da questão está na diferença entre os termos "explicitação" e "explicação". Notem que o que invalida a alternativa D é o termo  "explicitação", diferentemente de "explicação" do gabarito.  Pesquisem a diferença e acertarão várias questões da FGV. 
- 
                                Pessoal, a chave da questão está na diferença entre os termos "explicitação" e "explicação". Notem que o que invalida a alternativa D é o termo  "explicitação", diferentemente de "explicação" do gabarito.  Pesquisem a diferença e acertarão várias questões da FGV. 
- 
                                
                            
- 
                                Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço das cidades e da falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades. A especulação imobiliária favorece o encarecimento dos locais mais próximos dos grandes centros, tornando-os inacessíveis à grande massa populacional. Além disso, à medida que as cidades crescem, áreas que antes eram baratas e de fácil acesso tornam-se mais caras, o que contribui para que a grande maioria da população pobre busque por moradias em regiões ainda mais distantes. .... A especulação imobiliária também acentua um problema cada vez maior no espaço das grandes, médias e até pequenas cidades:   A uma introdução definidora dos problemas sociais urbanos e um desenvolvimento com destaque de alguns problemas;   B uma abordagem direta dos problemas com seleção e explicação de um deles, visto como o mais importante; -> realmente, a abordagem direta, e de maior peso, paira em torno da segregação urbana ser fruto da concentração de renda nas cidades sem desconsiderar a acentuação do referido problema no que diz respeito à especulação imobiliária;   C uma apresentação de caráter histórico seguida da explicitação de alguns problemas ligados às grandes cidades;   D uma referência imediata a um dos problemas sociais urbanos, sua explicitação, seguida da citação de um segundo problema;   E um destaque de um dos problemas urbanos, seguido de sua explicação histórica, motivo de crítica às atuais autoridades.