SóProvas


ID
1901122
Banca
FGV
Órgão
MPE-RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – Problemas Sociais Urbanos


                    Brasil escola


      Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço das cidades e da falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades. A especulação imobiliária favorece o encarecimento dos locais mais próximos dos grandes centros, tornando-os inacessíveis à grande massa populacional. Além disso, à medida que as cidades crescem, áreas que antes eram baratas e de fácil acesso tornam-se mais caras, o que contribui para que a grande maioria da população pobre busque por moradias em regiões ainda mais distantes.

      Essas pessoas sofrem com as grandes distâncias dos locais de residência com os centros comerciais e os locais onde trabalham, uma vez que a esmagadora maioria dos habitantes que sofrem com esse processo são trabalhadores com baixos salários. Incluem-se a isso as precárias condições de transporte público e a péssima infraestrutura dessas zonas segregadas, que às vezes não contam com saneamento básico ou asfalto e apresentam elevados índices de violência.

      A especulação imobiliária também acentua um problema cada vez maior no espaço das grandes, médias e até pequenas cidades: a questão dos lotes vagos. Esse problema acontece por dois principais motivos: 1) falta de poder aquisitivo da população que possui terrenos, mas que não possui condições de construir neles e 2) a espera pela valorização dos lotes para que esses se tornem mais caros para uma venda posterior. Esses lotes vagos geralmente apresentam problemas como o acúmulo de lixo, mato alto, e acabam tornando-se focos de doenças, como a dengue.


PENA, Rodolfo F. Alves. “Problemas socioambientais urbanos”; Brasil Escola. Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/brasil/problemas-ambientais-sociais-decorrentes-urbanização.htm. Acesso em 14 de abril de 2016. 

Pela leitura do primeiro período do texto 1, a segregação urbana tem como principal causa:

Alternativas
Comentários
  • Letra (a), Fruto da concentração de renda.

    Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana, fruto da concentração de renda.

  • DIRETO AO PONTO. FGV SENDO FGV. VAI ENTENDER.

    Esta questão possui 2 respostas A e B. Senão vejamos o próprio texto:

    entre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço das cidades e da falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades.

    ou seja:

    segregação urbana: fruto ou produto ou consequencia

    concentração de renda: causa 1

    falta de planejamento público: causa 2

    Qual delas e mais importante? Qual delas prepondera?

     

  • ...queria var a justificativa para manutenção do gabarito. Será que "A" é a principal causa por que aparece primeiro? 

  • O colega já disse tudo. FGV sendo FGV. Acredito que a reposta seja letra C - ausência do políticas urbanas, por ser um termo genérico que engloba todas as causas da segregação urbana.

  • Pessoal, realmente a FGV, sobretudo nas questões de português, é bem chatinha. Porém, reparem na primeira estrofe como um todo:

     

    Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço das cidades e da falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades. A especulação imobiliária favorece o encarecimento dos locais mais próximos dos grandes centros, tornando-os inacessíveis à grande massa populacional. Além disso, à medida que as cidades crescem, áreas que antes eram baratas e de fácil acesso tornam-se maiscaras, o que contribui para que a grande maioria da população pobre busque por moradias em regiões ainda mais distantes.

     

    Percebam que na primeira estrofe realmente prepondera a questão da concentração de renda, apesar de mencionar a falta de planejamento público, que é uma das opções que temos para assinalar. Vejam que o autor de fato utilizou diversas palavras que reiteram a questão da renda, como: ENCARECIMENTO, INACESSÍVEIS, BARATAS, CARAS..

     

    Gente eu sei que às vezes rola uma revolta com as bancas...mas nessa questão, com um pouco de boa vontade dava para responder e acatar como correta a letra A, ainda mais considerando que o enunciado pede a principal causa (OU SEJA, EXISTEM, NO TEXTO, OUTRAS CAUSAS, QUE NÃO A PRINCIPAL). Brigar com a banca nem sempre é a melhor opção..

  • Questao completamente passivel de recurso visto que o conectico E nesse caso desempenha a função de adição. tornando a letra A e B corretas, pois, pela simples colocação do conectivo as duas respostas tem o mesmo peso

     

    "Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço das cidades E da falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades."

  • Só eu achei que é a letra "D"? Considerando que era a FGV descartei A e B como corretas já que:

    A) Concentração de renda - segundo o texto, a concentração de renda NO ESPAÇO DAS CIDADES é um problema. Não a concentração de renda, de forma genérica.

    B) Falta de planejamento público - não é a falta de planejamento, mas a falta de um planejamento que VISE À PROMOÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ENFRENTAR O CRESCIMENTO DESORDENADO. Por exemplo, a cidade pode ter um ótimo planejamento arrecadatório, um ótimo planejamento para controlar as despesas, ou seja, ela tem planejamento. Só não tem planejamento para enfrentar o crescimento.

     

     O que me faz achar que poderia ser a letra D:

    Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço das cidades e da falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades. A especulação imobiliária favorece o encarecimento dos locais mais próximos dos grandes centros, tornando-os inacessíveis à grande massa populacional. Além disso, à medida que as cidades crescem, áreas que antes eram baratas e de fácil acesso tornam-se mais caras, o que contribui para que a grande maioria da população pobre busque por moradias em regiões ainda mais distantes.

     

     

     

     Se não fosse FGV eu teria marcado A E B. Mas é como já disseram , a FGV é uma banca maconhada...

  • FGV né. Não marquei "A" por isso... 

    Analisando: concentração de renda não é o problema, a concentração de renda no espaço das cidades, por isso achei errado. 

    Todas as outras seguem a mesma lógica, com exceção da "C" que parece um "resumo" do que, juntamente com a concentração de renda NO ESPAÇO DAS CIDADES, seria certa. 

  • Perguntas muito mal formuladas!

  • Alessandra P, obrigada pelo seu comentário! Perfeito!

  • Pessoal, ouso discordar e questionar.

    Veja o foco da banca: Pela leitura do primeiro período do texto 1...

    Eis o primeiro período do texto 1: Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço das cidades e da falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades.

  • Pessoal sem drama...A e B estão corretas por estarem explícitas no texto unidos pela conjunção de adição E, conforme observado por colegas abaixo.  

  • Na minha opinião, a resposta B está incorreta por ser uma oração subordinada adjetiva restritiva. Assim, a letra B somente estaria correta se na alternativa viesse escrito "falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades".

     

    Como ocorre essa restrição, dizer que segregação urbana tem como principal causa apenas a 'falta de planejamento público' está errado.

  • Sinceramente, essa reposta possui duas respostas. Acertei no chute usando a seguinte lógica: o que vem primeiro é mais importante! Dei sorte

  • Quando fiz a questão fiquei em dúvida entre a "a" e a "b", então pensei - acho que eles consideram a "principal causa" a que vem primeiro, em primeiro plano, que é a concentração de renda - por esse motivo, marquei a letra a.

    Vi uma vídeo-aula em que a professora explica deste mesmo modo que pensei.. 

    De qualquer maneira, gostei também da explicação de Alessandra, logo abaixo.

  • Aqui a questão é muito mais de referência do que qualquer outra coisa, vejamos:

    "Pela leitura do primeiro período do texto 1, a segregação urbana tem como principal causa"

    "Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana, fruto da 1concentração de renda no espaço das cidades e da 2falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades. "

    Façam a análise sintática da oração. "Fruto (substantivo abstrato) de (prep.)", logo temos um substantivo que será completado por um Complemento nominal, aqui o fruto não é a fruta, e sim uma ideia, por isso é abstrato. Vamos procurar esse complemento.

    "concentração de renda no espaço das cidades." a pergunta é, qual é o elemento que completa a ideia do substantivo? (Fruto da concentração de renda) o elemento "no espaço das cidades" complementa a ideia da concentração de renda e não a segregação urbana.

    "falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades" Novamente a pergunta, qual é o elemento que completa a ideia do substantivo? Note que aqui temos UMA ORAÇÃO (subordinada adjetiva restritiva) complementando a ideia do substantivo, logo é TODA A ORAÇÃO que será o complemento nominal, e não apenas um pedaço dela. Logo o CN é toda a oração (falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades).

    Não tem nada a ver com ser elencado primeiro ou não, se nas alternativas estivesse "falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades" ela seria correta também. Quem acertou por esse motivo não tem noção do que está marcando.

    Brigar com a banca não leva a lugar algum, ainda mais quando a questão está correta e é muito bem elaborada, sendo que ainda exige um conhecimento mais profundo do assunto e envolve grande parte do conteúdo gramatical. 

  • eu não marcaria a letra A pelo simples motivo: o enunciado pede para você escolher uma alternativa visando apenas o primeiro periodo. caso ele não determinasse qual periodo ele queria como referência, e sim o texto em geral, a ideia principal seria a concetração de renda. vi algumas afirmações que diz que a letra B está restrita. e por isso está errada. mas para mim, a letra A também pode ser analisada do mesmo ponto de vista. já que ela se restringe as cidades. Na minha OPINIÃO, a letra B está correta porque a falta de planejamento publico acarreta, ou seja, tem como consequência, a CONCENTRAÇÃO DE RENDA. O que tornaria a falta de planejamento A CAUSA PRINCIPAL.

  • Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço das cidades e da falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades. 

    Gab- A

    ForçA!

  • É possível entender a alternativa A como certa, desde que o comando da questão fosse "primeiro parágrafo" e não "primeiro período". Enfim...tem que entrar na viagem da banca! Abraço a todos!
  • Pessoal,

    A "B" está incorreta porque diz apenas "falta de planejamento público", enquanto o texto afirma que uma das causas da segregação urbana é a "falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades". Talvez haja planejamento público relativo a outras áreas ou com outros fins que não a promoção de políticas de controle do crescimento das cidades. Portanto, não podemos generalizar apontando "falta de planejamento público" como causa da segregação urbana.

     

  • Alessandra ❤ o comando da questão é " Pela leitura do primeiro período do texto 1".

    O comentário  de Gustavo Moojen. Explica melhor essa respota.

    Pessoal,

    A "B" está incorreta porque diz apenas "falta de planejamento público", enquanto o texto afirma que uma das causas da segregação urbana é a "falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades". Talvez haja planejamento público relativo a outras áreas ou com outros fins que não a promoção de políticas de controle do crescimento das cidades. Portanto, não podemos generalizar apontando "falta de planejamento público" como causa da segregação urbana.

  • Entendi assim:

    Aparece primeiro? Então é a principal causa....

    Um exemplo seria: Odeio as questões da FGV pois são mal elaboradas e longas.

    O que me faz odiar mais as questões? Primeiro o fato de elas serem mal elaboradas e segundamente o fato de serem longas. 

    Não sei se viajei...

     

  • essa questão é uma grande pegadinha.

    A letra B está errada por estar incompleta.  

    A FALTA DE PLANEJAMENTO PUBLICO QUE VISE .....

    Esse "que " é uma pronome relativo. Uma Or.Sub. Adj.  restritiva (sem virgula) então não pode ser somente A FALTA DE PLANEJAMENTO PUBLICO teria que ser a frase toda . 

    Espero ter sido clara.

  • Complicadinha essa questão, mas bora lá desvendar essa bagaça.

    Por que não é a B? Porque generalizou, ampliou demais. O texto restringe o planejamento público quando diz "...e da falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades.

    Percebeu a oração subordinada adjetiva restritiva? Letra B tá fora.

    E por que não é a D? Porque no texto diz: "Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço das cidades e da falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades.

    Percebeu? O crescimento desordenado das cidades não é a principal causa da segregação urbana, mas o objeto das políticas de controle a esse crescimento desordenado.

    Gabarito: A

  • Parece o tipo de questão que depois de todo mundo fazer a prova a banca dará como gabarito aquela que beneficiar um dos filhos do bolsonaro. (Sistema de compadrio).

  • Rodrigo de Paiva, é exatamente isso!

    A explicação de uma excelente professora de português diz a mesma coisa.

    Para quem quiser acompanhar a explicação dessa questão:

    https://youtu.be/0dwC4ycmQ2Q

    (1:07:00)

  • A questão trabalha com o conceito de "amplo e específico ".

    A resposta B está incorreta por ser uma oração subordinada adjetiva restritiva. Assim, a letra B somente estaria correta se na alternativa viesse escrito "falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades".

     Não seria qualquer falta de planejamento;

    Como ocorre essa restrição, dizer que segregação urbana tem como principal causa apenas a 'falta de planejamento público' está errado.

  • A explicação da professora me parece a única justificativa plausível para essa questão, tendo em vista que, tanto a letra A quanto a letra B poderiam ser escolhidas como resposta e as duas estão incompletas. Optamos então, pela alternativa que aparece primeiro (pela tendência de colocar na frente o que é mais importante).

    Eu errei! Não marquei a letra A pq a banca não especificou onde está a concentração da renda (imaginei que pudesse ser uma pegadinha).

  • vou tentar explicar o que entendi numa explicação que encontrei. A B não está correta pois quando está escrito somente: a falta de planejamento urbano, o sentido fica amplo, poderia ser qualquer falta de planejamento. Acontece que no texto, quando tem essa frase, ele está restringindo; é a falta de planejamento que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades.

  • GABARITO. A

    aff !

    que raiva dessa banca !

    fiquei com medo de ser pegadinha.

  • Como a dúvida se encontra nas alternativas A e B, vou me restringir a elas:

    "Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço das cidades e da falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades."

    A letra B estaria incorreta, pois não se trata de qualquer falta de planejamento, mas sim da falta de planejamento que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades (oração adjetiva restritiva). Logo, o erro está no fato da alternativa B ter AMPLIADO um termo que, no texto, está RESTRITO.

    Sobrando, portanto, a alternativa A.

    (Fonte: Aulas da Prof. Aline Aurora)