SóProvas


ID
1901125
Banca
FGV
Órgão
MPE-RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – Problemas Sociais Urbanos


                    Brasil escola


      Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço das cidades e da falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades. A especulação imobiliária favorece o encarecimento dos locais mais próximos dos grandes centros, tornando-os inacessíveis à grande massa populacional. Além disso, à medida que as cidades crescem, áreas que antes eram baratas e de fácil acesso tornam-se mais caras, o que contribui para que a grande maioria da população pobre busque por moradias em regiões ainda mais distantes.

      Essas pessoas sofrem com as grandes distâncias dos locais de residência com os centros comerciais e os locais onde trabalham, uma vez que a esmagadora maioria dos habitantes que sofrem com esse processo são trabalhadores com baixos salários. Incluem-se a isso as precárias condições de transporte público e a péssima infraestrutura dessas zonas segregadas, que às vezes não contam com saneamento básico ou asfalto e apresentam elevados índices de violência.

      A especulação imobiliária também acentua um problema cada vez maior no espaço das grandes, médias e até pequenas cidades: a questão dos lotes vagos. Esse problema acontece por dois principais motivos: 1) falta de poder aquisitivo da população que possui terrenos, mas que não possui condições de construir neles e 2) a espera pela valorização dos lotes para que esses se tornem mais caros para uma venda posterior. Esses lotes vagos geralmente apresentam problemas como o acúmulo de lixo, mato alto, e acabam tornando-se focos de doenças, como a dengue.


PENA, Rodolfo F. Alves. “Problemas socioambientais urbanos”; Brasil Escola. Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/brasil/problemas-ambientais-sociais-decorrentes-urbanização.htm. Acesso em 14 de abril de 2016. 

“Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço das cidades e da falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades”.

Pode ser inferido desse segmento do texto 1 que:

Alternativas
Comentários
  • Errei e ainda não cmpreendi como posso inferir que os problemas sociais são muitos e passíveis de controle.

  • “Dentre os problemas... merece destaque..." = Quer dizer que tem outros e podem ser muitos, porque um merece destaque.

    "fruto da... falta de... controle..." = Quer dizer que problemas sociais urbanos são passíveis de controle.

  • O texto não fala que todos os problemas são passíveis de controle, apenas o crescimento desordenado das cidades

    alguém me explica isso?

  • A pessoa tem que adivinha o pensamento da banca!!!!

  • inferir

    verbo & transitivo direto e bitransitivo

    fazer inferência sobre; concluir, deduzir.

    "i. uma hipótese sem verificar com rigor as premissas"

    Por esse motivo, a ideia não vem citada no texto. 

  • De fato, não vejo de onde inferir, no período transcrito, que os problemas são passíveis de controle. Apenas para a questão da segregação foram apresentadas causas e possíveis soluções.

  • Olha, interpretação de texto não deveria cair.

    Vou tentar explicar as alternativas. O texto é: Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço das cidades e da falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades”

    a) não há concentração de renda em todas as cidades;  Errada por: "No espaço das cidades" , não "em todas as cidades".

    b) os problemas sociais urbanos resumem-se à segregação; Errada por: "Dentre os problemas" tem mais de um

    c) o planejamento público se destina a impedir o crescimento das cidades; Errada por: "Se destina a impedir o crescimento DESORDENADO das cidades"

    d) as políticas de controle impediriam a concentração de renda; Errada por: as políticas de controle visariam ao "controle desordenado das cidades".

    e) os problemas sociais urbanos são vários e passíveis de controle.  Certa por (é a que restou): Acredito que ao demonstrar o que se "deveria fazer" o examinador quis demonstrar a possibilidade que a questão é passível de controle... é a menos errada.

  • Quanto mais questões da FGV eu respondo, menos acerto... Meu DEUS!!!!

  • Fiz por anulação.

    Fui riscando as alternativas erradas até perceber que havia riscado todas! kkkkkkkk

    Então voltei, e escolhi a "e" como a menos errada.

  • https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/analista-mprj-prova-de-portugues-comentada/

     

  • A angústia não está em errar, mas sim na tentativa frustrada de tentar compreender o gabarito.

  • Comentário: vamos reler o primeiro período:

    “Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço das cidades e da falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades”.

    O autor coloca a concentração de renda como primeiro causador da segregação urbana, pois vem primeiro na ordem, a falta de planejamento vem depois. Pela leitura global, confirma-se que o motivo de afastamento das pessoas dos grandes centros é pelo valor dos imóveis que ali estão, então, pela concentração de renda.

    GABARITO: A