SóProvas


ID
1901140
Banca
FGV
Órgão
MPE-RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – Problemas Sociais Urbanos


                    Brasil escola


      Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço das cidades e da falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades. A especulação imobiliária favorece o encarecimento dos locais mais próximos dos grandes centros, tornando-os inacessíveis à grande massa populacional. Além disso, à medida que as cidades crescem, áreas que antes eram baratas e de fácil acesso tornam-se mais caras, o que contribui para que a grande maioria da população pobre busque por moradias em regiões ainda mais distantes.

      Essas pessoas sofrem com as grandes distâncias dos locais de residência com os centros comerciais e os locais onde trabalham, uma vez que a esmagadora maioria dos habitantes que sofrem com esse processo são trabalhadores com baixos salários. Incluem-se a isso as precárias condições de transporte público e a péssima infraestrutura dessas zonas segregadas, que às vezes não contam com saneamento básico ou asfalto e apresentam elevados índices de violência.

      A especulação imobiliária também acentua um problema cada vez maior no espaço das grandes, médias e até pequenas cidades: a questão dos lotes vagos. Esse problema acontece por dois principais motivos: 1) falta de poder aquisitivo da população que possui terrenos, mas que não possui condições de construir neles e 2) a espera pela valorização dos lotes para que esses se tornem mais caros para uma venda posterior. Esses lotes vagos geralmente apresentam problemas como o acúmulo de lixo, mato alto, e acabam tornando-se focos de doenças, como a dengue.


PENA, Rodolfo F. Alves. “Problemas socioambientais urbanos”; Brasil Escola. Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/brasil/problemas-ambientais-sociais-decorrentes-urbanização.htm. Acesso em 14 de abril de 2016. 

“Além disso, à medida que as cidades crescem, áreas que antes eram baratas e de fácil acesso tornam-se mais caras, o que contribui para que a grande maioria da população pobre busque por moradias em regiões ainda mais distantes”.

Segundo o texto 1, os mais pobres residem em locais distantes dos grandes centros porque:

Alternativas
Comentários
  • Sem desculpite, aí é o que a FGV sabe fazer de melhor, três alternativas descartáveis de cara, e duas de arrancar os cabelos na hora da prova.

    Eu acabei marcando a B.

    Vamos na fé.

  • O percentual de erro dessa questão é de 71%

    FGV: C

    Grande maioria inclusive eu : B

  • Eu vou tentar dar uma de advogado do diabo aqui...

    Acabei marcando c por uma questão de causalidade, que é o que está sendo pedido na questão. (... 'porque:')

    Se vocês perceberem, a alternativa B acaba dando ideia de explicação, e não de causa.

  • Gabarito C.

    Mas B é a resposta óbvia, inclusive expressa no texto.

  • A questão quer saber o porquê de os pobres residirem em locais distantes dos grandes centros, e a resposta é realmente letra "c", pois os pobres são obrigados a se mudar, não fazem isso porque querem simplesmente, como dá a entender a letra "b".

  • Vou começar a responder FGV assim: entre as duas, vou na menos óbvia, acho que terei mais sucesso.

  • Essa eu quero ver resposta / explicação de profissional. Vamos solicitar comentário do professor. Clica lá. Indicar para comentário.

  • "Segundo o texto I" = Compreensão, está no texto, ou seja, letra B é a resposta.

    Agora ,se estivesse pedindo para inferir, ou depreender , ou para entender a intenção do trecho, aí seria a letra C = Interpretação.

    Minha humilde opinião.

    Valeu

  • Às vezes a banca entende como " locais menos caros" = " locais ainda caros, mas não muito ". A grande maioria da população pobre busca por áreas baratas e de fácil acesso.

    Precisamos ir buscando interpretações diversas para poder entender a banca.

    Outra humilde opinião.

    Abraços

  • Eu entendo que o enunciado "Segundo o texto" nos solicita a compreensão e não interpretação. Mas no edital, se conferirmos, consta apenas Interpretação de texto. Sem contar que o texto diz que "o que contribui para que a grande maioria da população pobre busque por moradias em regiões ainda mais distantes", não mencionando em nenhum momento a obrigação destas pessoa spor moradias em locais mais distantes. Letra "c" totalmente sem nexo..  Vai entender essa banca... unf...

    #vamosnafe

  • obrigados: não tem escolha.

    locais menos caros difere de áreas baratas.

  • Eu acho que a Thais Virgina matou  a questão. O texto enfatiza a segração urbana por causa da renda, "empurrando" a classe sociais mais baixa para locais distantes do centro e com infra-estrutura precária. A valorizaçao imobilária "obriga" as classes menos abastadas procurar locais de moradia menos valorizado. Elas não tem opção.

  • GABARITO C

    Os mais pobres residem em locais distantes dos grandes centros porque:

    A especulação imobiliária favorece o encarecimento dos locais mais próximos dos grandes centros, tornando-os inacessíveis à grande massa populacional

    Inacessível* = algo de impossível acesso.

    e SE É IMPOSSIVEL O ACESSO ,LOGO, OS MAIS POBRE SÃO OBRIGADOS A MORAR EM LOCAIS MAIS HUMILDES

     

    PS: Fui na B também. Tentando achar um uma explicação segundo meu humilde entendimento,

    A QUESTÃO PEDE -->> Segundo o texto -> E procurando no texto, a única coisa que consegui achar próximo foi isso)

  • Racicíonio do prof. Alexandre Soares foi muito bom. "Menos caros" é diferente de "mais baratos".
  • Achei coerente a explicação do professor: Menos caros ainda é caro.

    Além disso, concordo com o colega que sacou que a letra B parece mais uma explicação. A questão busca a causa!

  • Achei a questão fácil, os pobres sempre residem em locais menos caros. Independente de crescimento de cidade ou não.

    Caso residissem em locais caros, não seriam pobres. Eliminei a B por causa disso.

  • Tô cansado da FGV ser tão autoritária. É esse GV aí.
  • "Menos caros" é diferente de "barato" ou "pobre". Eu posso vive num bairro classe AAA e me mudar para um bairro "menos caro", mas ainda assim um classe AA. Isso significa que moro num bairro pobre? Não.

    7 pessoas marcaram letra A :)

  • Pessoal justificando a alternativa "b" por causa do "menos caro". Fica fácil procurar um erro depois de saber qual é a alternativa. 

     

    Se a banca colocasse que a correta seria a "B", facilmente poderíamos justificar que a "c" está incorreta pq os mais probre NÃO SÃO OBRIGADOS a morar numa região mais humilde 

    Tanto que o texto fala " que contribui para que a grande maioria da população pobre busque por moradias em regiões ainda mais distantes."

    Grande maioria não é sinonimo de TODO MUNDO, logo eles não são OBRIGADOS, pois há uma pequena parcela que, mesmo sendo mais caro, contina vivendo no centro 

  • Loteria!

  • Marquei a letra B, mas agora com essa explicação do prof. Alexandre Soares não vou errar nunca mais.

  • O argumento era econômico o tempo inteiro. Dizer que é a C é muita sacanagem.


    Gab. C.

  • Fiquei entre a letra "B" e a letra "C".

    Acabei marcando a letra "B" pois no meu entendimento o trecho do texto não traz a noção expressa de que aquelas pessoas são OBRIGADAS a morar em outro local, como diz a letra "C".

    O próprio trecho diz "(...) contribui para que a grande maioria da população pobre busque por moradias em regiões ainda mais distantes"

    Como a FGV cobra muito literalidade marquei a letra "B", pois para mim não traz expressamente essa noção de obrigação, mas acredito que pelo gabarito isso seja algo implícito no trecho.

  • Aí no texto fala sobre "mais caro" e vc responde o que obviamente deveria ser a resposta... mas opa surpresa só que não.

  • SDDS CESPE!!! 

  • ABSURDO!!!!! ONDE ESTÁ ESSA "OBRIGAÇÃO" FGV??????

    Se encontrar um imóvel que seja um "achado" irá morar mais perto do Centro.......não há OBRIGAÇÃO de morar longe por ser pobre!!!!!

    Mora-se longe por ser MENOS CARO!!!!

  • Tentando achar até agora uma definição onde "barato" tem a ver com "humilde". Deveria ser anulada essa questão! Isso não testa conhecimento. É marcar a questão menos errada! Questão eliminadora que enche de dores os candidatos!
  • Pessoal,

    A alternativa B seria a correta, caso não tivesse aquele segmento que introduz a oração áreas que antes eram baratas se tornaram mais caras. Veja que esses locais ainda eram a esperança dessas pessoas humildes. Logo como se tornaram caros dentro do complexo urbano, fez com que os mais pobres tivessem de morar em lugares ainda mais distantes. É como se fosse sim passível entender como por uma obrigação. Claro a Banca FGV fez isso propositalmente para o candidato ao ler a alternativa como opção o termo obrigar não ser considerado por conta do seu sentido impactante. Mas vejam como eu expliquei temos suporte para inferir de que houve uma obrigação.

  • Na minha concepção "menos caro" quer dizer que entre moradias de valor elevado, estas são mais baratas.

    exemplo: você reside num condomínio de luxo, porém sua casa é muito menor em relação às mansões que ali existem, então, das casas caras, a sua é a menos.

  • Caramba essas questões da FGV são de deixar put...., no texto está bem claro que as pessoas BUSCAM morar em lugares mais distantes, não vi no texto que elas eram OBRIGADAS a morarem em locais mais distantes. Aí é osso!

  • loteria

  • olha...e eu reclamava da CESPE

  • Acredito que o examinador acordou no dia de elaborar a prova e pensou: Vou brincar com esses concurseiros! Mamãe mandou eu escolher esse dá.... qui....

  • Eu tenho fé em DEUS que alguma coisa vai acontecer. Eles não podem brincar com a nossa cara desse jeito. Será que ninguém percebe? Será mesmo que o TJ-RJ vai mesmo escolher isso como banca?

  • 1º parágrafo ''[...] tornando-os inacessíveis à grande massa populacional''

    Aqui está a resposta.

    Na alternativa B pode ficar parecendo que eles passam a morar pq querem, mas não!

    Se está inacessível, obriga a fazer de outro modo, como por exemplo: se uma casa de 200 mil reais é inacessível para mim, obrigo-me a comprar uma dentro do meu orçamento. OBRIGO-ME!

    Por isso, alternativa C

    Vcs tem que começar a ler o texto inteiro.

  • Fala sério!!!

  • Em 04/05/21 às 21:36, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!Em 16/01/21 às 21:26, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!