SóProvas


ID
1901155
Banca
FGV
Órgão
MPE-RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – Problemas Sociais Urbanos


                    Brasil escola


      Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço das cidades e da falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades. A especulação imobiliária favorece o encarecimento dos locais mais próximos dos grandes centros, tornando-os inacessíveis à grande massa populacional. Além disso, à medida que as cidades crescem, áreas que antes eram baratas e de fácil acesso tornam-se mais caras, o que contribui para que a grande maioria da população pobre busque por moradias em regiões ainda mais distantes.

      Essas pessoas sofrem com as grandes distâncias dos locais de residência com os centros comerciais e os locais onde trabalham, uma vez que a esmagadora maioria dos habitantes que sofrem com esse processo são trabalhadores com baixos salários. Incluem-se a isso as precárias condições de transporte público e a péssima infraestrutura dessas zonas segregadas, que às vezes não contam com saneamento básico ou asfalto e apresentam elevados índices de violência.

      A especulação imobiliária também acentua um problema cada vez maior no espaço das grandes, médias e até pequenas cidades: a questão dos lotes vagos. Esse problema acontece por dois principais motivos: 1) falta de poder aquisitivo da população que possui terrenos, mas que não possui condições de construir neles e 2) a espera pela valorização dos lotes para que esses se tornem mais caros para uma venda posterior. Esses lotes vagos geralmente apresentam problemas como o acúmulo de lixo, mato alto, e acabam tornando-se focos de doenças, como a dengue.


PENA, Rodolfo F. Alves. “Problemas socioambientais urbanos”; Brasil Escola. Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/brasil/problemas-ambientais-sociais-decorrentes-urbanização.htm. Acesso em 14 de abril de 2016. 

“Essas pessoas sofrem com as grandes distâncias dos locais de residência com os centros comerciais e os locais onde trabalham, uma vez que a esmagadora maioria dos habitantes que sofrem com esse processo são trabalhadores com baixos salários”.

Segundo esse segmento do texto 1, o sofrimento maior desses trabalhadores advém do fato de que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta alternativa A

    ...grandes distâncias dos locais de residência com os centros comerciais e os locais onde trabalham....são trabalhadores com baixos salários.

    Obs: Nada se fala sobre tempo gasto para chegar ao trabalho.

  • Sinceramente nao entendi, porque da mesma forma que nao fica claro que o problema e a distancia ( que inclusive na minha opiniao seria, pois, cada vez mais pessoas menos favorecidas sao obrigadas a morarem ou mudarem para locais mais distantes de seu trabalho em virtude dos altos custos de moradia e pelo crescimento da massa popular), tambem nao fica claro que  o sofrimento maior seja apenas pelo gasto com transporte, apesar de ganharem baixo salarios. 

    Alguem poderia me explicar?

    Obrigada

     

  • Pensei assim:  Quando ele disse esmagadora maioria (...) são trabalhadores com baixos salários"

    A)  era a única que estava se referindo a mais dinheiro com transporte.

     

  • Dizer que gastar mais dinheiro com transporte é o maior problema me parece equivocado.

    Já estive nesta condição e, sinceramente, o gasto com o transporte era o que menos me abalava.

    Lembre que a maioria dessas pessoas são empregados e, nesta condição, o custo do transporte é suportado pelo empregador. Assim, se o transporte custa 10 ou 1000, para o trabalhador não faz diferença.

    A conclusão da questão não é verossímil, não condiz com a realidade.

    Francamente.....

  • Pra mim,o primeiro período da frase quando fala de distância tem haver com a letra "B".Distância dos comércios e dos trabalhos.

  • Concordo com Eneildo, marquei a letra B.

  • Parece que estou começando a entender a lógica da FGV. A questão relaciona distância a baixos salários. Essa equação só poderia resultar em maior despesa com transporte (ou despesa que pesa mais no bolso de quem tem baixo salário).

  • Acho legal quando as pessoas buscam explicar as questões de interpretação de texto da FGV. É até bonitinho ver elas tentando explicar o inexplicável.

  • Tem que viajar legal na maionese para entender essa banca!! Parece brincadeira, querem inventar normas proprias!! Sem falar que, quem elaborou essa questão não deve saber que a maior parte do custo do transporte é arcado pelo empregador. Banca mais fumada!! 

  • A questão está pedindo para ver APENAS o fragmento do texto. "uma vez que" é sinônimo de "devido a", "visto que"... está escrito lá:

     

    SOFRER COM DISTÂNCIA ---------------------------- UMA VEZ QUE, VISTO QUE, DEVIDO A....... BAIXO SALÁRIO.... LETRA A

    A letra B seria uma dedução. A questão não pediu inferência.

  • PERGUNTA:"... o sofrimento maior desses trabalhadores advém do fato de que:"

    TEXTO: " ... UMA VEZ QUE a esmagadora maioria dos habitantes que sofrem com esse processo são TRABALHADORES COM BAIXOS SALÁRIOS

    A expressão " UMA VEZ QUE" introduz a explicação do sofrimento com as longas distâncias, destacando o baixo salário do trabalhadores.

  • Elucidativos comentários de Lídia e Luiz Oliveira!

    Gabarito: 'a'

  • lixoGV !!!

  • Olha....Pra quem tá acostumado a fazer prova da CESPE/UNB sofre com essa FGV.

  • Letra A.

     

    Errei marcando a B por interpretar o texto.

     

    Conforme as explicações do Profº Décio Terror em seus cursos voltados para FGV, quando ela der um trecho e colocar " 

    Segundo esse segmento do texto 1, o sofrimento maior desses trabalhadores advém do fato de que", é para levar

    ao pé da letra mesmo, pois a ideia é essa; confundir o cabloco desesperado.

     

    Vejam:

    “Essas pessoas sofrem com as grandes distâncias dos locais de residência com os centros comerciais e os locais onde trabalham, uma vez que a esmagadora maioria dos habitantes que sofrem com esse processo são trabalhadores com baixos salários”.

     

     

    #vamos deixar pra chorar de alegria na posse!

  • Gabarito letra A.

     

    Se o indivíviduo é mais pobre, consequentemente e proporcionalmente ele gasta mais com o transporte. Foi assim que pensei. Agora, que as questões de português da FGV são de lascar, isso sim...

  • Na FGV você não pode pensar muito. Se pensar, vai errar. 

    Em nenhum lugar fala em custo do transporte. Em regra, em quase todas as cidades do Brasil, o preço das passagens é o mesmo para quem mora longe ou perto do centro.

  • A opinião não pode ser pessoal. O maior erro parece ser esse. É a opinião do autor do texto que a banca quer. Note que na primeira parte o autor somente expõe os problemas, mas não dá ideia de causa.Já na segunda "uma vez que a esmagadora maioria dos habitantes que sofrem com esse processo são trabalhadores com baixos salários", uma vez que dá ideia de consequência. Letra A.

  • galera, a questão pede a interpretação a partir do segmento do texto, e não da nossa visão da realidade. Vamos ser mais cirurgicos para evitar erros e desagrados desnecessários.

  • (Uma vez que ) foi a chave para eu responder essa questão. Uma vez que a maioria dos trabalhadores desse processo (que moram longe) ganham baixos sálarios, devem gastar mais dinheiro com transporte.

    Dica de um outro concurseiro (não lembro o nome) olhe as conjunções.

  • Respondi essa questão por conhecer bem a banca, e saber que ela é pilantra o suficiente pra te encher de questões sobre o conteudo do texto inteiro, e chegar em uma dessas e pedir sua interpretação apenas do trecho citado. Automaticamente a gnt faz ligações com o resto do conteudo do texto e até mesmo com a nossa experiencia de vida, mas n podemos pensar dessa maneira, precisamos focar naquilo que a maldita FGV quer.

    Como um comentario de um colega aqui do QC: "Nas questoes da FGV sempre vao sobrar duas, a que for menos coerente com aquilo q vc pensar é a certa" 

  • eu aprendo a diferença entre interpretar e compreender, pra essa banca desgraçada me pregar uma questão dessas. Ela não pede interpretação.

  • essa resposta não faz sentido nenhum. Engraçado os colegas tentando explicar o que não tem explicação

  • Esse é o melhor comentário: "Nas questoes da FGV sempre vao sobrar duas, a que for menos coerente com aquilo q vc pensar é a certa" 

     

  • na verdade, tem sim 2,3 respostas, ou nenhuma. Mas a resposta correta, na maioria das vezes, é a que tem mais ligação com o comando da questão e com a interligação lógica entre trecho e alternativa, mesmo que esteja meio sem sentido. Tem que procurar fazer o link entre trecho-comando-alternativa

    OBS: erro muito questões da FGV!!! mas depois das 1.000 questões vc começa a pegar a maldade aos poucoss.....

  • NÃO CONCORDO com o gabarito, a questão não faz referência ao texto, mas sim ao fragmento do texto. A FGV tem essa mania de querer que a gente adivinhe o que ela quer. Concordo com os colegas que dizem que muita gente prefere encontrar explicação para o gabarito, do que questionar ele. Possivelmente nunca devem ter feito um recurso para questões na vida, o que faz com que bancas como a FGV se perpetue no mercado com questões ridículas de interpretação. O mesmo vale para cursinhos que tentam explicar a FGV, dizendo que é uma banca grande e que tem coerência, quando, na verdade, só querem vender as suas aulas e cursos.

  • Já começo concordando com todas as reclamações sobre a FGV, realmente é um banca que tem uma interpretação bem singular e questionável. kkk

    Porém, no meu entendimento a questão acabou de fato fazendo sentido, então talvez possa ajudar alguém a entender o raciocínio que eu acredito que a banca teve. Ao enunciado:

    “Essas pessoas sofrem com as grandes distâncias dos locais de residência com os centros comerciais e os locais onde trabalham, uma vez que a esmagadora maioria dos habitantes que sofrem com esse processo são trabalhadores com baixos salários”.

    A questão apresenta dois problemas: a distância dos locais de residência com os centros comerciais

    a distância dos locais de residência com os locais onde trabalham

    Levando em consideração que a dúvida surge somente entre as opções A e B, então temos como possibilidade:

    A-devem gastar mais dinheiro com transporte;

    B-demoram mais tempo para chegar ao trabalho;

    Muito embora a B venha quase como um impulso emocional kkk porque parece de fato ser um problema bem maior (e na prática acredito que seja msm), a gnt tem q ter em mente sempre o enunciado da questão e este faz menção a dois problemas e não só à distância do trabalho.

    Se a questão diz que existem dois problemas, não da pra escolher a consequência de 1 (demoram mais tempo para chegar ao trabalho) e ignorar a consequência do outro.

    Desse modo, a única opção que é consequência DOS DOIS PROBLEMAS é gastar mais com transporte.

  • Questão totalmente errada, a FGV é uma banca horrível mesmo, isso não é questão de interpretação de texto, e sim, opinião pessoal da banca. Fala sério, se fosse numa prova entraria com recurso.

  • Discordo veementemente, uma vez que nem sempre as pessoas que moram mais distante pagam mais caro.

  • uma vez que a esmagadora maioria dos habitantes que sofrem com esse processo são trabalhadores com baixos salários.

    tendo em vista isso, sofrem com a distancia...

    ...pois vão ter que gastar mais.

  • Uma dica: sempre retornem ao texto quando a questão pedir para analisar uma frase. Muitas vezes ela nao está isolada num contexto. Por mais que eu não concorde com o gabarito da questão, se retornarmos ao texto, veremos que logo imediatamente o autor fala sobre a condição precária dos transportes públicos, o que dá para inferir que essas pessoas usam esse transporte e, por terem pouco $$, não usam muito carro, por exemplo.

  • Examinador que fez essa questao nao pega onibus, por isso cagou a questao.