-
Correta: C. Trata-se de hipótese a se utilizar o termo de ajuste de conduta, cuja natureza jurídica é negocial, razão por que não se pode fixar prazo peremptório, exclusivamente, por uma das partes. Tudo há de ser acordado ou negociado em conformidade ao caso concreto, a ter por parâmetro a razoabilidade e a proporcionalidade.
Ademais, acresce-se:
"[...]TRT-22 - AGRAVO DE PETIÇÃO AGVPET 1307200800122000 PI 01307-2008-001-22-00-0 (TRT-22)
Data de publicação: 31/05/2010
Ementa: TERMO DE AJUSTE DE CONDUTA FIRMADO PERANTE O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO. MUNICÍPIO DE CAMPO MAIOR COMPROMISSO DE CONTRATAR TRABALHADORES PARA A LIMPEZA URBANA MEDIANTE CONCURSO PÚBLICO E DE OBSERVAR AS NORMAS DE PROTEÇÃO AO TRABALHADOR. TÍTULO EXTRAJUDICIAL. EXECUÇÃO. COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO. O objeto da presente ação não é dirimir controvérsias oriundas da relação de trabalho entre o Poder Público e os seus servidores e tampouco reconhecer a nulidade da contratação de empregados admitidos pelo Município, mas sim a execução de título executivo extrajudicial, sendo pertinente declarar a competência desta Justiça Especializada para a execução, sobretudo quando celebrado perante órgão do Ministério Público do Trabalho e tratar de obrigações afetas a tal ramo do Direito, conforme disposto no art. 876 , caput, da CLT. [...]."
-
Nossa, iria realizar um termo de ajustamento de conduta cuja penalidade pelo descumprimento seria ingresso com ação civil pública, sendo que o TAC é título executivo? A alternativa C estava indo bem até ai. Não tem nenhuma correta!
-
Lei da Ação Civil Pública
Art.5º § 6° Os órgãos públicos legitimados poderão tomar dos interessados compromisso de ajustamento de sua conduta às exigências legais, mediante cominações, que terá eficácia de título executivo extrajudicial.
-
Alessandra Colombine, a meu ver a letra "C" está totalemnte coreta, pois apesar do TAC ser título executivo, o acordo não impede o ajuizamento de acão civil, ademais, o próprio TAC pode ter clasusula a este respeito. Pois no caso em tela a exucação do TAC trata apenas a respeito da realização de concurso, entretenato, o MP pode ajuizar ação de improbidade contra o prefeito, por exemplo.