SóProvas


ID
1901458
Banca
FGV
Órgão
MPE-RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1 – O futuro da medicina

      O avanço da tecnologia afetou as bases de boa parte das profissões. As vítimas se contam às dezenas e incluem músicos, jornalistas, carteiros etc. Um ofício relativamente poupado até aqui é o de médico. Até aqui. A crer no médico e "geek" Eric Topol, autor de "The Patient Will See You Now" (o paciente vai vê-lo agora), está no forno uma revolução da qual os médicos não escaparão, mas que terá impactos positivos para os pacientes.

       Para Topol, o futuro está nos smartphones. O autor nos coloca a par de incríveis tecnologias, já disponíveis ou muito próximas disso, que terão grande impacto sobre a medicina. Já é possível, por exemplo, fotografar pintas suspeitas e enviar as imagens a um algoritmo que as analisa e diz com mais precisão do que um dermatologista se a mancha é inofensiva ou se pode ser um câncer, o que exige medidas adicionais.

      Está para chegar ao mercado um apetrecho que transforma o celular num verdadeiro laboratório de análises clínicas, realizando mais de 50 exames a uma fração do custo atual. Também é possível, adquirindo lentes que custam centavos, transformar o smartphone num supermicroscópio que permite fazer diagnósticos ainda mais sofisticados.

      Tudo isso aliado à democratização do conhecimento, diz Topol, fará com que as pessoas administrem mais sua própria saúde, recorrendo ao médico em menor número de ocasiões e de preferência por via eletrônica. É o momento, assegura o autor, de ampliar a autonomia do paciente e abandonar o paternalismo que desde Hipócrates assombra a medicina.

      Concordando com as linhas gerais do pensamento de Topol, mas acho que, como todo entusiasta da tecnologia, ele provavelmente exagera. Acho improvável, por exemplo, que os hospitais caminhem para uma rápida extinção. Dando algum desconto para as previsões, "The Patient..." é uma excelente leitura para os interessados nas transformações da medicina.

                    Folha de São Paulo online – Coluna Hélio Schwartsman – 17/01/2016. 

“que terão grande impacto sobre a medicina”; nessa frase está corretamente empregada a forma “sobre”. Assinale a frase abaixo em que ocorreu confusão entre sob/sobre:

Alternativas
Comentários
  • Ao grifar a palavra "confusão" a questão está dizendo que quer a alternativa na qual há "ambiguidade".

     

    Na letra E, tanto sobre (nada de novo a respeito do sol), quanto sob (nada de novo debaixo do sol) fariam sentido

    Nas outras alternativas, somente as palavras que foram usadas fazem sentido.

     

    Gabarito: E

  • Essa questão deveria ser anulada, pois não há confusão no sentido da letra E. Se a questão referia-se à ambiguidade, deveria ter deixado mais claro, pois CONFUSÃO realmente seria se tivesse sido empregada no sentido errado. O termo SOBRE foi empregado corretamente, pois foi utilizado como "a respeito". Em momento nenhum pode-se afirmar que o autor da frase queria dizer "abaixo" do sol, então não houve confusão! (nem ambiguidade).

  • A FGV tem que parar com esse tipo de brincadeira de mau gosto. Assim como podemos dizer "Não há nada de novo sobre a lua." Poderíamos também dizer o mesmo sobre o sol. Não há confusão alguma aqui. Questão mal feita!

  • Pessoal, arregaça o clique em Indicar para comentário, para vermos se aparece algum professor para explicar essa questão!

  • Pergunta muito mal formulada essa!

  • Que questão mais esdruxula ué e se eu fosse um astrofísico estou eu lá no centro de pesquisas espaciais trabalhando em assuntos sobre massa das estrelas ou melhor o Sol e faço a seguinte afirmação: "Nada de novo sobre o sol"  sobre nesse caso seria a respeito de ... acho que deveriamos nos organizar para cria uma lei geral  que regesse sobre concursos público para que esse tipo de coisa não acontecesse ...mesmo assim se fosse no mesmo raciocínio do Marcelo Silva B também daria uma dupla interpretação... 

     

     

  • Pessoal, depois de vê os comentários de vocês fiquei em dúvida por isso, indiquei para comentário do professor. Mas, para resolver esta questão, utilizei o sentido denotativo mesmo das palavras: sob (abaixo) e sobre (acima). Compartilho abaixo meu raciocínio:

    a) “Se tudo está sob (ou seja, abaixo de um controle. Entendi que a idéia do autor foi dizer que só se consegue manter controle em relação as coisas que andam um pouco devagar. Quando se vai rápido demais, perde-se o controle. Portanto, "sob" no sentido de abaixo, correto.) controle é porque não se está indo suficientemente rápido” (Mário Andretti)

     b)“A interpretação é a vingança do intelecto sobre (É como se o autor quisesse dizer que para interpretar a arte, deve haver um domínio do intelecto em relação a arte. O que foi considerado pelo autor como uma vingança. Ou seja, acima da arte. Correto. ),  a arte” (Susan Sontag);

     c)“Filosofar: pôr tijolos sobre (aqui, a ideia de construir demonstra que o "sobre" realmente indica o posicionamento de tijolos acima de tijolos. Correto.O sob (abaixo), estaria inapropriado à ideia de construção) tijolos sem construir uma casa” (anônimo); 

     d)“Infância é vida sob (ou seja, abaixo da ditadura dos pais, dos adultos ou dos responsáveis. Correto) uma ditadura” (Graham Greene); 

     e)“Nada de novo sobre (Não faz sentido falar de novidades sobre (acima) do sol. Por isso, o termo que deveria ser corretamente utilizado aqui é "sob". Novidades abaixo do sol. ERRADO)o sol” (Horácio).

    Acredito que se trata de uma questão de interpretação de texto. Ou seja, exige conhecimento prévio em relação à alguns assuntos e não se detém apenas a compreensão do texto. Aguardemos o comentário do professor.

  • Véi, nao tem uma questão da FGV que eu entenda claramente a alternativa correta, passo uns 5 min na questão e ainda erro. Valeu

  • Galera errei a questão,mas entendi perfeitamente depois.

    A "confusão" está exatamente na alternativa E, pois é a única que admite as duas formas com alteração de sentido.

  • Os colegas estão equivocados. O enunciado da questão é claro e objetivo no que se pede. Sobre e sob.. Sobre no sentido de estar acima ou por cima e não a informação "sobre o sol" mas compreendemos que não há nada de fato "sobre o sol" no sentido de que não há mais nada em cima do sol.. Espero que tenha ajudado. Só sei que acertei. E compreendi.
  • Há um duplo sentido na alternativa E. O que causa ambiguidade e confusão. Portanto a alternativa E é confusa.
  • Nada de novo sobre/a respeito do sol.

  • A única opção em que ambos, sob/sobre, podem ser usados é a letra E - sendo um caso de ambiguidade (possível confusão).

    Sob - abaixo de, sob o comando de alguém, inferior 

    Sobre - acima de, superior 

  • Enunciado mal redigido. Eu achei.

  • marquei a E por ser a mais próxima

    o enunciado pediu a forma que foi empregada erroneamente

    mas acredito que dependendo do genero textual empregado, no caso, se fosse poético, o emprego de ''sobre'' não estaria errado

    ex: ''ensaio SOBRE a cegueira" de josé samarago

     

     

  • Na verdade a frase não é de Horácio, é do rei Salomão, usada no livro de Eclesiastes, na bíblia. Nada de novo debaixo do sol significa que a existência na terra é sempre igual, mesmo com o passar das eras. Por isso a maioria está achando que a frase é ambígua, não sabem o sentido original da frase.

  • Não sou muito de reclamar de questões (até mesmo da FGV), mas essa me pareceu mal feita.

     

    Em todas as alternativas os sob/sobre estão empregados corretamente. Ou seja, a banca não quer a equivocada. Ela fala em confusão, usando a palavra 'confusão' no sentido de 'ambiguidade', o que é completamente equivocado. Quiseram inventar demais dessa vez.

    Nem sempre há uma confusão onde ocorre uma ambiguidade.

     

    Na alternativa E realmente há uma ambiguidade (sobre com sentido de a respeito e com sentido de acima), mas confusão não há nenhuma. Principalmente se você conhecer o texto original de onde a frase foi retirada.

     

    Como já diz o velho sábio: uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa.  

  • Questão muito louca, mas acertei por lógica.

  • Dicas; 

    Sentidos de SOB

    -> Embaixo de

    -> Em estado de

    -> Sujeito a

     

    Sentidos de SOBRE

    -> Em cima de

    -> Acima de

    -> A respeito de

     

    A) ERRADA

    “Se tudo está SOB/Sujeito à controle é porque não se está indo suficientemente rápido” (Mário Andretti); 

    Só cabe o uso do "SOB"

     

    B) ERRADA!

    “A interpretação é a vingança do intelecto sobre/Em cima da arte” (Susan Sontag);

    Só cabe o uso do "SOBRE"

     

    C) ERRADA@

    “Filosofar: pôr tijolos sobre/Acima de tijolos sem construir uma casa” (anônimo); 

    Só cabe o uso se Sobre

     

    D) ERRADA!

    “Infância é vida sob/em estado de uma ditadura” (Graham Greene); 

     

    E) CORRETA@

    Sentidos Possiveis:

    Nada de novo abaixo do sol -> Uso do "Sob"

    Nada de novo acima do sol -> Uso do "Sobre"

    Nada de novo a respeito do sol -> Uso do "Sobre"

     

    Logo, apesar de sabermos que Horácio se referia a não haver novidades abaixo do sol, há ambiguidade no uso do Sob/Sobre.

  • Gosto muito da FGV, mas nessa ela pisou na bola.

  • SOB - abaixo

    SOBRE - a respeito de

  • Além da ambiguidade da letra "E", ela é a única que o "sobre" não está com sentido de posição.

  • Só fui eu que não me toquei que a questão tratava sobre ambiguidade?

  • além de interpretar o corpo das alternativas, preciso saber o que o elaborador quis dizer nas entrelinhas do enunciado.  Parece aquelas questões de matemática do ensino médio que você dava umas 10 voltas ao redor da Terra pra achar o valor do x.

  • Nada de novo sobre o sol

    nada de novo a respeito do sol

  • ERREI ESSA NA PROVA RSRRS

    ERREI A MAIORIA! :(

    HJ FICO CONTENTE C MINHA EVOLUÇAO! :)

    PERSEVERANÇA!!!

  • Resumindo 

    Confusão = ambiguidade 

     

    Foi isso que ela pediu 

  • Só uma curiosidade..

    Essa frase não é de Horácio. Foi escrita muito antes deste nascer.

    "...de modo que nada há de novo debaixo do sol." Eclesiastes 1:9

  • Estaria correta dentro do seguinte contexto: "Os cientistas não descobriram NADA DE NOVO SOBRE O SOL".

  • Só acertei porque conhecia a frase original

  • Sob e sobre são preposições antônimas.

    Observe o significado e situações de uso de cada uma delas:

     A  sob; tem sua origem no latim sub. É empregada em situações em que seu significado corresponde a “embaixo de”, “em estado de”, “sujeito à influência ou ao comando de.

    A preposição sobre; A preposição sobre também tem sua origem no latim — super. É empregada em situações em que seu significado corresponde a “em cima de”, “acima de” ou “a respeito de”.

  • "não há nada novo debaixo do sol."

    Eclesiastes 1:9

    debaixo = sob

    Letra E

    Bons Estudos

  • Gabarito: e

    --

    Fazer muitas questões da FGV nos ajuda a acertar mais questões da banca? Eis a resposta:

    Q698268 Ano: 2016 Banca: FGV Órgão: COMPESA Provas: FGV - 2016 - COMPESA - Analista de Gestão - Administrador de Banco de Dados 

    Assinale a frase em que houve troca indevida entre sob/sobre.

    A) “Infância é vida sob uma ditadura”.

    B) “Falar sobre música é como dançar sobre arquitetura”.

    C) “O verso é uma vitória sobre os limites da linguagem”.

    D) “A interpretação é a vingança do intelecto sob a arte”. (GABARITO)

    E) “Se tudo está sob controle é porque não se está indo suficientemente rápido”.