SóProvas


ID
1901491
Banca
FGV
Órgão
MPE-RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 2 - Manual de princípios éticos para sites de medicina e saúde na internet

A veiculação de informações, a oferta de serviços e a venda de produtos médicos na Internet têm o potencial de promover a saúde mas também podem causar danos aos internautas, usuários e consumidores.

O CREMESP define a seguir princípios éticos norteadores de uma política de autorregulamentação e critérios de conduta dos sites de saúde e medicina na Internet.

1) TRANSPARÊNCIA

Deve ser transparente e pública toda informação que possa interferir na compreensão das mensagens veiculadas ou no consumo dos serviços e produtos oferecidos pelos sites com conteúdo de saúde e medicina. Deve estar claro o propósito do site: se é apenas educativo ou se tem fins comerciais na venda de espaço publicitário, produtos, serviços, atenção médica personalizada, assessoria ou aconselhamento. É obrigatória a apresentação dos nomes do responsável, mantenedor e patrocinadores diretos ou indiretos do site.

2) HONESTIDADE

Muitos sites de saúde estão a serviço exclusivamente dos patrocinadores, geralmente empresas de produtos e equipamentos médicos, além da indústria farmacêutica que, em alguns casos, interferem no conteúdo e na linha editorial, pois estão interessados em vender seus produtos.

A verdade deve ser apresentada sem que haja interesses ocultos. Deve estar claro quando o conteúdo educativo ou científico divulgado (afirmações sobre a eficácia, efeitos, impactos ou benefícios de produtos ou serviços de saúde) tiver o objetivo de publicidade, promoção e venda, conforme Resolução CFM N º 1.595/2000.

3) QUALIDADE

informação de saúde apresentada na Internet deve ser exata, atualizada, de fácil entendimento, em linguagem objetiva e cientificamente fundamentada. Da mesma forma produtos e serviços devem ser apresentados e descritos com exatidão e clareza. Dicas e aconselhamentos em saúde devem ser prestados por profissionais qualificados, com base em estudos, pesquisas, protocolos, consensos e prática clínica.

Os sites com objetivo educativo ou científico devem garantir a autonomia e independência de sua política editorial e de suas práticas, sem vínculo ou interferência de eventuais patrocinadores.

Deve estar visível a data da publicação ou da revisão da informação, para que o usuário tenha certeza da atualidade do site. Os sites devem citar todas as fontes utilizadas para as informações, critério de seleção de conteúdo e política editorial do site, com destaque para nome e contato com os responsáveis. 

No caso do texto 2, o termo transparência se refere à(ao):

Alternativas
Comentários
  • c)

    informação total sobre a estrutura do site;

  • 1) TRANSPARÊNCIA

    "Deve ser transparente e pública toda informação que possa interferir na compreensão das mensagens veiculadas..."

    Letra c)

     

  • * COMENTÁRIO sobre o gabarito: C: "Informação total (???) sobre a estrutura (???) do site". Dá onde se tira isso do texto, no item "1) TRANSPARÊNCIA"?

    Se alguém souber, peço que explique aqui. Obrigado.

  • Também não concordo com o trecho do texto apresentado como fundamento para a resposta. O meu entendimento sobre o trecho apresentado é que as mensagens que forem publicadas devem ser clara, diferente do gabarito apresentado em que se fala em informação total.

  • Transparência não é só linguagem. Trasparência tem a ver com a publicação inteira, desde a linguagem até "o propósito do site" . O que elimina a letra A e deixa a letra C.

  • Que transparência não se limita à linguagem está óbvio. Agora dizer que transparência remete à toda a estrutura do site é ridículo. No entanto, se for considerado que estrutura pode ser projeto e projeto é sinônimo de propósito... Podemos considerar, na linha do comentário da Lídia, que transparência deve ser propósito base da estrutura do site. É de embrulhar o estômago, mas faz sentido.

  • No trecho: Deve ser transparente e pública toda informação que possa interferir na compreensão das mensagens veiculadas ou no consumo dos serviços e produtos oferecidos pelos sites com conteúdo de saúde e medicina. Logo apos o termo - informação- tem uma pronome relativo de natureza retritiva, que restringe e limita as informações somente para aquelas que (possam interferir na compreenção). dai a explicação, pelo que eu entendo, de  a alternativa C ser considerada incorreta. corrijam-me caso esteja errado.

  • Muito questionável esse gabarito, na minha opinião.

    Quando diz: "Deve ser transparente e pública toda informação que possa interferir na compreensão das mensagens veiculadas..."

    Ora, compreensão de mensagens está diretamente ligada à clareza na linguagem empregada. O que adianta um site "todo bonitinho" na estrutura, sem clareza na linguagem. 

    Gabarito deveria ser A.

     

     

     

     

     

     

  • O que me confundiu aqui foi o termo ESTRUTURA ("do site"). Por estrutura do site entendemos sua estrutura na internet, sua organização, seu sistema. O examinador parecer ter confundindo esse conceito da internet com os patrocinadores, as informações veiculadas, o interesse, as finalidades. Isso não é a estrutura do site, mas sim o seu conteúdo. 

  • Informações do texto que levam ao gabarito C:

     

    - Deve ser transparente e pública toda informação que possa interferir na compreensão das mensagens (...) serviços e produtos oferecidos pelos sites.

    - Deve estar claro o propósito do site: se é apenas educativo ou se tem fins comerciais na venda de espaço publicitário, produtos, serviços, atenção médica personalizada, assessoria ou aconselhamento.

     

    Ou seja, informação total sobre a estrutura do site.

     

    Letra C

     

    Obs.: o termo 'estrutura' pode levar a uma compreensão diferente, mas, ainda assim, por eliminação chega-se ao gabarito da letra c.

  • Ah sim, é para olhar no texto só que não né? Pois, não é mencionado no texto sobre "informação TOTAL sobre a estrutura do site," e sim diversas informações. Já a alternativa A traz um elemento "chave" para o que se pede no comando da questão, ou seja a clareza na informação, e essa que está NO TEXTO e é coerente com o significado de transparência. FGV sendo FGV. 

  • Até consigo entender que a letra C esteja correta... mas por que a letra A está errada?

  • Tá todo mundo no prego no TRT 12.

  • Natália Vasconcelos, 

     

    fiquei em dúvida entre as alternativas A e C, mas optei pela C, pois entendi q CLAREZA NA LINGUAGEM EMPREGADA está mais relacionada ao princípio da QUALIDADE, tente perceber como o texto diz: 

    3) QUALIDADE

    A informação de saúde apresentada na Internet deve ser exata, atualizada, de fácil entendimento, em linguagem objetiva e cientificamente fundamentada.

     

    Abraço!

     

  • se levarmos em consideração a literalidade do texto e da questão, acredito que a C esteja "mais certa" pois:

    c) INFORMAÇÃO TOTAL sobre a estrutura do site;

    Deve ser transparente e pública TODA INFORMAÇÃO que possa interferir na compreensão das mensagens veiculadas ou no consumo dos serviços e produtos oferecidos pelos sites com conteúdo de saúde e medicina

  • Essa banca joga sujo :/


  • GABARITO: C

    Quanto a alternativa A

    Clareza na linguagem ≠ deve estar claro o propósito do site

  • total sobre a estrutura do site???

    se fosse isso mesmo, faltou o servidor que armazena as informações, o nome do desenvolvedor, qual linguagem utilizada (java, html) gab A