SóProvas


ID
1901494
Banca
FGV
Órgão
MPE-RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1 – O futuro da medicina

O avanço da tecnologia afetou as bases de boa parte das profissões. As vítimas se contam às dezenas e incluem músicos, jornalistas, carteiros etc. Um ofício relativamente poupado até aqui é o de médico. Até aqui. A crer no médico e "geek" Eric Topol, autor de "The Patient Will See You Now" (o paciente vai vê-lo agora), está no forno uma revolução da qual os médicos não escaparão, mas que terá impactos positivos para os pacientes.

Para Topol, o futuro está nos smartphones. O autor nos coloca a par de incríveis tecnologias, já disponíveis ou muito próximas disso, que terão grande impacto sobre a medicina. Já é possível, por exemplo, fotografar pintas suspeitas e enviar as imagens a um algoritmo que as analisa e diz com mais precisão do que um dermatologista se a mancha é inofensiva ou se pode ser um câncer, o que exige medidas adicionais.

Está para chegar ao mercado um apetrecho que transforma o celular num verdadeiro laboratório de análises clínicas, realizando mais de 50 exames a uma fração do custo atual. Também é possível, adquirindo lentes que custam centavos, transformar o smartphone num supermicroscópio que permite fazer diagnósticos ainda mais sofisticados.

Tudo isso aliado à democratização do conhecimento, diz Topol, fará com que as pessoas administrem mais sua própria saúde, recorrendo ao médico em menor número de ocasiões e de preferência por via eletrônica. É o momento, assegura o autor, de ampliar a autonomia do paciente e abandonar o paternalismo que desde Hipócrates assombra a medicina.

Concordando com as linhas gerais do pensamento de Topol, mas acho que, como todo entusiasta da tecnologia, ele provavelmente exagera. Acho improvável, por exemplo, que os hospitais caminhem para uma rápida extinção. Dando algum desconto para as previsões, "The Patient..." é uma excelente leitura para os interessados nas transformações da medicina.

Folha de São Paulo online – Coluna Hélio Schwartsman – 17/01/2016. 


TEXTO 2 - Manual de princípios éticos para sites de medicina e saúde na internet

A veiculação de informações, a oferta de serviços e a venda de produtos médicos na Internet têm o potencial de promover a saúde mas também podem causar danos aos internautas, usuários e consumidores.

O CREMESP define a seguir princípios éticos norteadores de uma política de autorregulamentação e critérios de conduta dos sites de saúde e medicina na Internet.

1) TRANSPARÊNCIA

Deve ser transparente e pública toda informação que possa interferir na compreensão das mensagens veiculadas ou no consumo dos serviços e produtos oferecidos pelos sites com conteúdo de saúde e medicina. Deve estar claro o propósito do site: se é apenas educativo ou se tem fins comerciais na venda de espaço publicitário, produtos, serviços, atenção médica personalizada, assessoria ou aconselhamento. É obrigatória a apresentação dos nomes do responsável, mantenedor e patrocinadores diretos ou indiretos do site.

2) HONESTIDADE

Muitos sites de saúde estão a serviço exclusivamente dos patrocinadores, geralmente empresas de produtos e equipamentos médicos, além da indústria farmacêutica que, em alguns casos, interferem no conteúdo e na linha editorial, pois estão interessados em vender seus produtos. A verdade deve ser apresentada sem que haja interesses ocultos. Deve estar claro quando o conteúdo educativo ou científico divulgado (afirmações sobre a eficácia, efeitos, impactos ou benefícios de produtos ou serviços de saúde) tiver o objetivo de publicidade, promoção e venda, conforme Resolução CFM N º 1.595/2000.

3) QUALIDADE

A informação de saúde apresentada na Internet deve ser exata, atualizada, de fácil entendimento, em linguagem objetiva e cientificamente fundamentada. Da mesma forma produtos e serviços devem ser apresentados e descritos com exatidão e clareza. Dicas e aconselhamentos em saúde devem ser prestados por profissionais qualificados, com base em estudos, pesquisas, protocolos, consensos e prática clínica.

Os sites com objetivo educativo ou científico devem garantir a autonomia e independência de sua política editorial e de suas práticas, sem vínculo ou interferência de eventuais patrocinadores.

Deve estar visível a data da publicação ou da revisão da informação, para que o usuário tenha certeza da atualidade do site. Os sites devem citar todas as fontes utilizadas para as informações, critério de seleção de conteúdo e política editorial do site, com destaque para nome e contato com os responsáveis. 

Os vocábulos abaixo foram retirados dos dois textos desta prova; aquele cujo elemento sublinhado tem valor corretamente indicado é: 

Alternativas
Comentários
  • Eu acertei sei lá como, porque eu não entendi nada. O que "dia" tem a ver com "através de"? Que matéria é essa?

  • Rodrigo Reis, esse assunto é sobre os prefixos, essa resposta é um Prefixo de Origem Grega. Dá uma olhada nesse link. http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf7.php

  • Obrigado, Roberto. É impressão minha ou essa matéria é pura decoreba?

  • na letra b) , caberia mais o sentido de negação: direto e indireto.....por isso a opção certa é a d.

     

    en-, em-, in- : Movimento para dentro, passagem para um estado ou forma, revestimento. Exemplos:

      imergir, enterrar, embeber, injetar, importar

     

    i-, in-, im- : Sentido contrário, privação, negação. Exemplos:

    ilegal, impossível, improdutivo

  • Típico assunto de Português que não se "estuda", só resolvendo questões para se familiarizando com os prefixos! Se você se preocupar em decorar, você se perde literalmente!

  • Essa eu fiz por eliminação.

    Vamos na fé.

  • Essa aí eu sapatiei..kkk

  • Oi Lidia,

    dia (prefixo de origem grega) 

    significado: através, por meio de. 

    outros exemplos: diâmetro, diálogo e diáfano.

    Bons estudos!

  • AUTO => Radical Latino cujo significado é: MESMO; PRÓPRIO.

    IN => Radical Latino cujo significado é: PRIVAÇÃO; NEGAÇÃO; OPOSIÇÃO.

    TRANS => Radical Latino cujo significado é: MOVIMENTO ATRAVÉS DE; MOVIMENTO PARA ALÉM.

    DIA => Radical Grego cujo significado é: MOVIMENTO ATRAVÉS DE; MOVIMENTO PARA ALÉM. ( GABARITO )

    SUPER => Radical Grego cujo significado é: POSIÇÃO SUPERIOR; EXCESSO.

    Obs.: A banca foi covarde em cobrar conhecimentos de radicais gregos e latinos. Mas é isso aí!! Bons estudos.

     

  • eu  devo   ler  o  texto  nesse  tipo de questão?

  • Questão puramente pratica, se resolve a partir da resolução de questoes da banca!!!! 

  • Lucas Silva, não! Questões desse tipo requerem mais um conhecimento de mundo do candidato. Ler o texto pra respondê-las só vai te atrasar. 

  • Só acertei pq consegui desenrolar o erro das demais... Pq pra mim "dia" na palavra diagnóstico não era nem prefixo, mas sim parte do radical... Meu povo, já é 01:14, tô com medo de já tá falando merda aqui!!! Diabéisso? 

  • Cliquei na d sem querer e acertei kkk não entendi nada dessa questão.
  • Acertei só no metodo da Eliminação! 

  • nem acredito que aceitei alguma questão da FGV.

  • A gramática do pestana pag 135

  • Alguém pode me explicar essa questão?

  • Errei mas fiquei entre trans e dia. Típica questão loteria da FGV, tem que rezar pra estar com o chute calibrado no dia da prova.

  • Preciso procurar um curso de língua grega pra passar num concurso da FGV.

    Requisito implícito do edital: Ser poliglota.

  • Só acertei pq pensei em translativo e dialética (palavra q eu nunca sei bem o q significa )

  • Basicamente o que ele quer saber é o significado do prefixo. Aí vai de interpretação da palavra no contexto.

  • GAB LETRA D

  • Transformação não daria uma ideia de tempo?

  • lightweight baby!!!

  • essa é a questão de prova que te atrasa e no final vc erra.

  • Vou te falar uma coisa... Quanto mais eu estudo, menos entendo as questões dessa banca...

  • posso estar ficando louco já mas resolvi essa inventando um contexto e lembrei que é comum observarmos a expressão "através de um diagnostico completo..." e como soa normal... fui de D.

    OBS: A banca pede a significação prefixal de cada palavra...

  • gabarito D

    Prefixos de origem grega:

    dia- : Movimento através de, afastamento. diálogo, diagonal, diafragma, diagrama

  • Essa questão é difícil, podemos até eliminar o super inicialmente, depois de pensar um pouco da para eliminar o indireto que significa negação e depois de pensar um pouquinho eu consegui eliminar o trans, pensando em trans de transformação mesmo. Ficando entre auto e diagnóstico, na dúvida entre duas na FGV você deve ir na que você não acha que é, eu acabei indo na que eu achava que era, resultado, errei e marquei o do auto.

  • D. diagnóstico / através de; correta

  • Acredito que seja uma roleta russa essa questao, acerta quem tiver sorte.. Nao me vem com historia que a pessoa sabe o significado de "DIA" em grego, sendo que nao faz nem sentido nenhuma das alternativas.. 

     

  • Por eliminação, sobrou a C e a D, mas juro que pensei assim "Transformação estaria muito fácil, e a FGV é malandra", fui no Diagnóstico e deu boa kkkkk

  • gente porque a FGV cobra tanto latim em suas provas?

  • Eu pensei que alguma doença sempre vem através de um diagnóstico e acertei! cagada demais!

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que montanha russa!

  • Pelo que eu li nos comentários a FGV cobrou grego nessa questão (literalmente kkkk). Isso não seria passível de anulação?