SóProvas


ID
1901500
Banca
FGV
Órgão
MPE-RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 2 - Manual de princípios éticos para sites de medicina e saúde na internet

A veiculação de informações, a oferta de serviços e a venda de produtos médicos na Internet têm o potencial de promover a saúde mas também podem causar danos aos internautas, usuários e consumidores.

O CREMESP define a seguir princípios éticos norteadores de uma política de autorregulamentação e critérios de conduta dos sites de saúde e medicina na Internet.

1) TRANSPARÊNCIA

Deve ser transparente e pública toda informação que possa interferir na compreensão das mensagens veiculadas ou no consumo dos serviços e produtos oferecidos pelos sites com conteúdo de saúde e medicina. Deve estar claro o propósito do site: se é apenas educativo ou se tem fins comerciais na venda de espaço publicitário, produtos, serviços, atenção médica personalizada, assessoria ou aconselhamento. É obrigatória a apresentação dos nomes do responsável, mantenedor e patrocinadores diretos ou indiretos do site.

2) HONESTIDADE

Muitos sites de saúde estão a serviço exclusivamente dos patrocinadores, geralmente empresas de produtos e equipamentos médicos, além da indústria farmacêutica que, em alguns casos, interferem no conteúdo e na linha editorial, pois estão interessados em vender seus produtos.

A verdade deve ser apresentada sem que haja interesses ocultos. Deve estar claro quando o conteúdo educativo ou científico divulgado (afirmações sobre a eficácia, efeitos, impactos ou benefícios de produtos ou serviços de saúde) tiver o objetivo de publicidade, promoção e venda, conforme Resolução CFM N º 1.595/2000.

3) QUALIDADE

informação de saúde apresentada na Internet deve ser exata, atualizada, de fácil entendimento, em linguagem objetiva e cientificamente fundamentada. Da mesma forma produtos e serviços devem ser apresentados e descritos com exatidão e clareza. Dicas e aconselhamentos em saúde devem ser prestados por profissionais qualificados, com base em estudos, pesquisas, protocolos, consensos e prática clínica.

Os sites com objetivo educativo ou científico devem garantir a autonomia e independência de sua política editorial e de suas práticas, sem vínculo ou interferência de eventuais patrocinadores.

Deve estar visível a data da publicação ou da revisão da informação, para que o usuário tenha certeza da atualidade do site. Os sites devem citar todas as fontes utilizadas para as informações, critério de seleção de conteúdo e política editorial do site, com destaque para nome e contato com os responsáveis. 

O segmento abaixo que mostra exemplo de linguagem coloquial é:

Alternativas
Comentários
  • linguagem coloquial, informal ou popular é uma linguagem utilizada no cotidiano em que não exige a atenção total da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação oral.

  • Gostaria de pedir o comntário do professor para explicar o motivo da asseriva Ctrazer um exemplo de linguagem coloquial. Obrigada!

  • Dica é a redução (coloquial) da palavra que originalmente seria utilizada na comunicação culta: indicação.

  • O termo "Dica" é usado na linguagem falada, numa conversa informal. Na norma culta, o correto seria usar a palavra indicação, informação, sugestão, e etc.

  • Não sabia que "dica" era coloquial, obrigado amigos. Mas, o que dizer da expressão "atualidade do site"? Recorri dessa questão, pois não achei culto isso.

  • Onde a C é coloquial?

  • Também não sabia dessa informação sobre 'dica'.

    De qualquer forma, ainda não tinha visto uma questão desse tipo, em que apenas uma palavra caracteriza todo o resto como coloquial.

    Normalmente, vejo trechos em que seus conteúdos possuem algumas características coloquiais, em que percebe-se esse uso da linguagem.

    Vamos na fé.

  • A marca da coloquialidade na letra c está na falta de paralelilsmo na concordância com a expressão "com base em": estudos, pesquisas, protocolos, consensos concordam com o "em"; mas "pratica clinica", não concorda; assim, o certo seria: com base em estudos, pesquisas, protocolos, consensos, e na prática clínica. Essa falta de concordância que torna a alternativa coloquial. 

  • Entendi a explicação dos colegas, mas algum professor poderia comentar para esclarecer melhor esta questão!  Vamos indicar para comentário, não ficou completamente clara!

  • Noooossa!Aprendi mais uma: "Dica" é coloquial. Redução de indicação.....

  • Pesquisei na internet e não achei nada falando sobre a palavra "DICA" ser de uso coloquial. Eu acho que o gabarito foi a letra "C" porque quem da dica, da dica DE e não EM.

    Assim como é coloquial falarmos "cheguei EM casa", quando o correto é "cheguei A casa".

  • Letra C.

     

    Conforme explicação do querido profº Arenildo:

     


    Dica e aconselhamentos referentes á saúde...
    Dica e aconselhamentos de saúde...
    Dica e aconselhamentos relacionados á saúde...

  • "em saúde" não está errado. sou dessa área e é super comum ouvir educação em saúde, aconselhamentos em saúde...

  • Posso até concordar com a questão em dizer que a letra "c" seja a resposta correta, porém em relação à aleternativa 'd' acredito que haja  um erro porque no trecho: Deve estar visível a data.... Deveria haver o sinal indicativo de crase na palavra "a" ficando desta forma: Deve estar visível à data....

     

  • Po arenildo qual o erro da D?

  • Assistam à explicação professor... muiitos comentários aqui não têm nada a ver..

    obs... a questão pede a alternativa coloquial, ou seja, a alternativa errada... logo, a C é que está errada e as demais corretas....

  • Comentário do professor:

    O erro está na preposição: Dicas e aconselhamentos "em"

    O correto seria: Dicas e aconselhamentos "de". Quem dá dica, dá dica "de" e não "em".

  • Paralelismo sintático... dicas em?!

  • Max Nascimento, acredito que a data da publicação ou da revisão da informação seja o sujeito deslocado, por isso, não cabe crase. É o mesmo que dizer: A data da publicação ou da revisão da informação deve estar visível (...). Até porque, se colocássemos crase, surgiria a questão "o que deve estar visível à data...?"

  • dicas DE saúde

    aconselhamento DE saúde

  • é nessa hora que volto até o inicio das questões ali em cima pra verificar se estou realmente resolvendo questões de NIVEL MÉDIO.

  • Conforme o prof. Décio Terror o coloquialismo está na palavra DICA, que deveria ser substituída por "informação ou indicação boa; plá, pala"

  • Tipo de questao que vc perde minutos para encontar um ``erro`` minimo.

  • Galera, o erro da questão está na regência...

    Quem dá dicas e aconselhamentos, dá dicas e aconselhamentos DE/SOBRE/ alguma coisa, e não EM alguma coisa.

     

    Segue aí uma dica DE regência.

  • NÃO ESTÁ ERRADO POR CAUSA DE "DICA"

     

    E SIM PELO USO DO "EM".

  • O erro está na preposição em:

     c)“Dicas e aconselhamentos em saúde devem ser prestados por profissionais qualificados, com base em estudos, pesquisas, protocolos, consensos e prática clínica”

    O certo seria : Dicas e aconselhamentos de saúde...

    No entanto, a palavra DICA é de uso colocquial, conforme dicionário Michaelis:

    "Dica

    di·ca

    COLOQ Boa indicação ou informação; plá, pala, toque.

    EXPRESSÕESDar a dica, GÍR: dar a alguém alguma indicação que lhe serve para realizar o que pretende ou preveni-lo a respeito de algo."

    Fontes:

     http://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/dica/

     https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/dica

     

     

  •  c) “Dicas e aconselhamentos em saúde devem ser prestados por profissionais qualificados, com base em estudos, pesquisas, protocolos, consensos e prática clínica”; ERRO NA REGÊNCIA.

    “Dicas e aconselhamentos DE saúde devem ser prestados por profissionais qualificados, com base em estudos, pesquisas, protocolos, consensos e prática clínica”; CORRETO

    Dicas -  linguagem coloquial

  • Deve estar visível a data da publicação ou da revisão da informação, para que o usuário tenha certeza da atualidade do site
    Segundo a professora Isabel o pronome ''que'' só pode ser posposto de preposições monossilábicas. 
    Para que é coloquial
    Para qual seria correto.

    Alguém corrija-me se eu estiver errado, Por favor.

  • c)“Dicas e aconselhamentos em saúde devem ser prestados por profissionais qualificados, com base em estudos, pesquisas, protocolos, consensos e prática clínica”;

    Quem dá dica, dá dica de alguma coisa. Quem dá aconselhamento, dá aconselhamento de alguma coisa.

    O correto seria:

    c)“Dicas e aconselhamentos de/referente a saúde devem ser prestados por profissionais qualificados, com base em estudos, pesquisas, protocolos, consensos e prática clínica”;

    ... de... ou ...referente a...

  • Não se culpe se teve dificuldade em achar o traço de coloquialismo entre as opções. É covarde, mas a banca cobrou um exemplo de redução que já não se percebe mais na língua. Vimos acima que as reduções, contrações, gírias e regionalismos são desprestigiadas no uso formal da língua. São consideradas coloquiais, informais, características da oralidade. A palavra “dica” é considerada informal ou coloquial, por ser uma redução da palavra “indicação”.

    ___________________________________

    Professor Felipe Lucas - Estratégia Concursos
     

  • Fiquem atentos ao uso da preposição ''em'' que só pode ser utilizada com regências verbais e nominais específicas...

  • Dicas de Saúde ...

     

  • Dicas e aconselhamentos DE saúde...

  • Quando visualizei o erro na letra C achei q fosse pela preposição EM no lugar DE mas agora fiquei na duvida DICA

  • Vou sempre me sentir um analfabeto perante à FGV.

  • O mais engraçado nas questões de port da FGV são as pessoas que explicam a questão de forma totalmente errada, mas com uma convicção tão grande que convence os outros e recebe muitos likes. Fiquem espertos nos comentários quando se tratar de portugues de FGV...

  • Errei , mas foi uma baita questão inteligente 

  • NGM SABE DE NADA

  • A linguagem coloquial, informal ou popular é uma linguagem utilizada no cotidiano em que não exige a atenção total da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação oral. (Wikipédia)
  • Nossa, eu marquei C por um motivo, quando olho os comentários, nada a ver com o motivo que eu marquei...

    Gente, o professor do QConcursos falou que o coloquialismo refere-se ao fato de quem dá dica, dá dica DE alguma coisa, não tem nada a ver com a palavra dica em si ser coloquialismo...

  • dúvida quanto a letra "e" ((nome e contato com os responsáveis)) a regência nominal correta não seria " nome (dos) responsáveis e contato (com) os responsáveis" ?

  • dúvida quanto a letra "e" ((nome e contato com os responsáveis)) a regência nominal correta não seria " nome (dos) responsáveis e contato (com) os responsáveis" ?

  • quem dá dica, dá dica de... alguma coisa.

    quem aconselha, aconselha alguém a ... alguma coisa.

    Ninguém dá dica em, ou aconselha em... por isso o coloquialismo.

  • Segundo o comentário em vídeo do professor, o erro da letra "b" está na preposição "EM". Não existe dica ou aconselhamento EM alguma coisa.

    Obs: Nessa letra "b" não deveria ter uma vírgula após o adjunto adverbial "da mesma forma", já que ele está deslocado?! Marquei essa alternativa por isso.

  • Segundo o comentário em vídeo do professor, o erro da letra "b" está na preposição "EM". Não existe dica ou aconselhamento EM alguma coisa.

    Obs: Nessa letra "b" não deveria ter uma vírgula após o adjunto adverbial "da mesma forma", já que ele está deslocado?! Marquei essa alternativa por isso.

  • Cuidado com respostas que são postadas na dúvida e depois viram certezas. Dúvida não é coloquial, o que torna a resposta correta é a preposição "EM".

    Quem dá dica, dá dica "DE".

  • tem gente extrapolando explicações da banca . inventando coisas que a banca não cobra.

  • SÉRIO ? DICA É COLOQUIAL DE INDICAÇÃO?

  • “Dicas e aconselhamentos EM saúde devem ser prestados por profissionais qualificados, com base em estudos, pesquisas, protocolos, consensos e prática clínica”; (ERRADO)

    Dicas e aconselhamentos DE saúde devem ser prestados por profissionais qualificados, com base em estudos, pesquisas, protocolos, consensos e prática clínica”; (CORRETO)

    QUEM DÁ DICA, DÁ DICA DE ALGO. NÃO DICA EM ALGO.

  • a alternativa (C) é a que deve ser marcada, pois os substantivos “dicas” e “aconselhamentos” regem a preposição “de” ou “sobre”, pois se dá dicas ou aconselhamentos de saúde ou sobre a saúde. Dessa forma, a norma culta não admite a preposição “em” neste contexto, mas “de” ou “sobre”.

  • Dicas e aconselhamentos em saúde - DICAS DE / SOBRE . ACONSELHAMENTOS DE / SOBRE

  • Na moral.. é impossível alguém procurar a regência nas orações quando a pergunta pede qual frase tem coloquialismo.. pqp

  • gab Charlie prof Erenildo, moda casual de luxo