SóProvas


ID
190213
Banca
TRT 2R (SP)
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Analise as proposições abaixo e responda:

I - A Organização Internacional do Trabalho - OIT, criada pelo Tratado de Versalhes e reconhecida pela ONU, em 1946, como organização especializada e competente para questões trabalhistas é composta pelos seguintes órgãos: Conferência Internacional do Trabalho, Conselho de Administração e Repartição Internacional do Trabalho, sendo que a sua produção normativa é constituída de Convenções, Recomendações e Resoluções.

II - As convenções da Organização Internacional do Trabalho se constituem em tratados multilaterais de caráter normativo que visam a regular determinadas relações sociais, sendo que no Brasil, uma vez aprovadas pelo Congresso Nacional, passam a fazer parte do nosso direito positivo.

III - Desde que já vigore internacionalmente, a convenção obrigará o Estado-Membro em relação à Organização Internacional do Trabalho doze meses após a data em que registrar a respectiva ratificação.

IV - Pode ocorrer a denuncia expressa das convenções da Organização Internacional do Trabalho por ato explícito do Estado-Membro, no fim de um período de dez anos, a partir da data de entrada em vigor inicial; bem como pode ocorrer a denúncia tácita que decorre da ratificação de nova convenção pelo Estado-Membro em revisão da anterior, sendo que neste caso independe de prazo de vigência da ratificação.

Alternativas
Comentários
  • Considerando os ensinamentos de Arnaldo Sussekind, Direito Internacional do Trabalho, Ed. Ltr, a OIT foi criada pelo Tratado de Versalhes e reconhecida pela ONU em 1946, compondo-se dos seguintes órgãos: Conferência Internacional do Trabalho, Conselho de Administração e Repartição Internacional do Trabalho (RIT). Sua produção normativa constitui-se de Convenções e Recomendações, sendo que as resoluções e outros documentos figuram como seus anexos.

    As Convenções aprovadas pela OIT são classificadas como tratados-leis, os quais têm sido comparados às leis, porque formulam regras e princípios de ordem geral. No Brasil as convenções devem ser submetidas ao Congresso Nacional, entrando em vigor 12 meses após o depósito de ratificação, desde que já em vigor internacionalmente.

    Com relação à denúncia poderá ela ser expressa, quando após a fluência de 10 anos de sua vigência o Estado-membro denunciar sua ratificação através de comunicado dirigido ao Diretor Geral da RIT; ou tácia, resultante da ratificação do instrumento de revisão da convenção anterior, independentemente do prazo de vigência da ratificação.

    Logo, somente o item II da questão esta errado, sendo correta letra B.

  • Alternativa II:         Falsa, a aprovação de um tratado internacional no Brasil trata-se de ato complexo, e não um ato simples, conforme previsão constitucional abaixo transcrita:
     
    Constituição Federal/1988
    (...) Artigo 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:
    I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional;
    (...) Artigo 84. Compete privativamente ao Presidente da República:
    VIII - celebrar tratados, convenções e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional;
     
    Neste sentido, a celebração de um tratado internacional é de competência privativa do Presidente da República (art. 84, inciso VIII, CF); e o seu referendo compete ao Congresso Nacional (art. 49, inciso I, CF). Assim, o Presidente da República tem o poder de iniciar e concluir tratados internacionais, com a interveniência do Poder Legislativo, sob a forma de aprovação congressual.
  • Alguém saberia dizer qual o erro da alternativa II?

  • Achei q a 4 era a partir do momento em q o estado se torna signatário q começava a correr os 10 anos.