-
GABARITO C
Prefixos
Os prefixos são morfemas que se colocam antes dos radicais basicamente a fim de modificar-lhes o sentido; raramente esses morfemas produzem mudança de classe gramatical.
Os prefixos ocorrentes em palavras portuguesas se originam do latim e do grego, línguas em que funcionavam como preposições ou advérbios, logo, como vocábulos autônomos. Alguns prefixos foram pouco ou nada produtivos em português. Outros, por sua vez, tiveram grande utilidade na formação de novas palavras
http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf7.php
-
IN= PREFIXO DE NEGAÇÃO.
INFELIZ= CONTRARIO DE FELIZ.
GABARITO (C)
-
As palavras são constituídas de morfemas.São eles:
Radical
É o elemento comum de palavras cognatas, também chamadas de palavras da mesma família. É responsável pelo significado básico da palavra.
Ex.: terra, terreno, terreiro, terrinha, enterrar, terrestre...
Atenção:
Às vezes, ele sofre pequenas alterações. Ex.: dormir- durmo; querer- quis
As palavras que possuem mais de um radical são chamadas de compostas.
Ex.: passatempo
Afixos
São partículas que se anexam ao radical para formar outras palavras. Existem dois tipos de afixos:
Prefixos: colocados antes do radical.
Ex.: desleal, ilegal
Sufixos: colocados depois do radical.
Ex.: folhagem, legalmente
Infixos
São vogais ou consoantes de ligação que entram na formação das palavras para facilitar a pronúncia. Existem em algumas palavras por necessidade fonética. Os infixos não são significativos, portanto, não sendo considerados morfemas.
Ex.: café-cafeteira, capim-capinzal, gás-gasômetro
http://portugues.uol.com.br/gramatica/estrutura-das-palavras-.html
-
IN - FELIZ - MENTE
PREFIXO RADICAL SUFIXO
-
Para revisar...
A palavra é formada por derivação prefixal e sufixal, ou seja, há o acrescimo independente de prefixo e sufixo à palavra primitiva. Retirando-os, simultameneamente ou um por vez, a palavra segue existindo. -feliz-, INfeliz-, -felizMENTE.
Diferente do que ocorre na derivação parassintética (ou parassíntese), na qual ocorre o acréscimo simultâneo de sufixos e prefixos à palavra primitiva. Ou seja, não podemos retrirar apenar um. ENtristeCER > não existe "tristecer" ou "entriste".
-
Lembre-se do prefixo (DDD)
-
O PREFIXO IN é um Prefixo Latino que indica sentido contrário, privação ou negação. Já o SUFIXO MENTE é o único Sufixo Adverbial da língua portuguesa e se junta a apenas adjetivos no feminino [ex.: preguiçosa + mente], adjetivos uniformes (que tem a mesma forma no masculino e no feminino) [ex.: leal + mente] e a numerais femininos [ex.: primeira + mente]. O vocábulo FELIZ é o RADICAL.
Já a formação das palavras pode acontecer através dos processos de Derivação Prefixal, Derivação Sufixal, Derivação Prefixal e Sufixal (não simultâneo), Derivação Parassintética (Acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo), Derivação Regressiva, Derivação Imprópria, Composição por aglutinação, Composição por justaposição, Hibridismo, Onomatopeia, Redução ou Abreviação e por último Neologismo.
-
c) Prefixo.
Afixos - são elementos que se juntam ao radical:
Antes (prefixo): prever, desonesto, infeliz.
Depois (sufixo): amoroso, beleza, felizmente.
-
GABARITO: LETRA C
ACRESCENTANDO:
- Pelo acréscimo de um prefixo (antes da raiz da palavra). Chamaremos de derivação PREFIXAL:
Reforma, anfiteatro, desfazer, reescrever, ateu, infeliz
- Pelo acréscimo de um sufixo (após a raiz da palavra). Chamaremos de derivação SUFIXAL:
Formalmente, fazimento, felizmente, mocidade
- Pelo acréscimo de um sufixo e de um prefixo ao mesmo tempo (com possibilidade de remoção). Chamaremos de derivação prefixal e sufixal:
Infelizmente, ateísmo, desordenamento
- Pelo acréscimo simultâneo e irremovível de prefixo e sufixo. É o que se convencionou chamar de PARASSÍNTESE ou DERIVAÇÃO PARASSINTÉTICA:
Avermelhado, anoitecer, emudecer, amanhecer
FONTE: Português sistematizado / Pablo Jamilk. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2019.