SóProvas


ID
1906981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Considerando as regras oficiais vigentes de cada modalidade esportiva apresentada, julgue o item a seguir.

No handebol, o árbitro deve marcar um tiro de 7 m quando, em clara chance de gol, o atleta sofrer uma obstrução, que pode ocorrer por falta de atleta adversário, intervenção de pessoa não participante do jogo e até mesmo por um sibilo não justificado. Na cobrança da penalidade, o goleiro deverá, obrigatoriamente, se manter em cima da linha do gol, movimentando-se apenas lateralmente.

Alternativas
Comentários
  • – Goleiro: Pode se deslocar livremente dentro da área, desde que permaneça atrás da linha dos quatro metros até o momento do arremesso ser realizado;

  •  

    A EXECUÇÃO DO TIRO DE 7 METROS

    14.4. O tiro de 7 metros deve ser executado como um arremesso ao gol, dentro dos três segundos após o apito do árbitro (15:7, 3º parágrafo; 13:1a).

    14.5. O jogador que está executando o tiro de 7 metros deve posicionar-se atrás da linha de 7 metros, não excedendo um metro desta linha (15:1, 15:6). Depois do apito do árbitro, o executante não deve tocar nem cruzar a linha de 7 metros antes que a bola tenha saído de sua mão (15:7, 3º parágrafo; 13:1a).

    14.6. Após a execução do tiro de 7 metros, a bola não deve ser tocada novamente pelo executante ou por um de seus companheiros, até que ela tenha sido tocada por um adversário ou a baliza (15:7, 3º parágrafo; 13:1a).

    14.7. Quando um tiro de 7 metros estiver sendo executado, os companheiros do executante devem posicionar-se fora da linha de tiro livre e permanecer nesta posição até que a bola tenha saído de sua mão (15:3, 15:6). Se eles não cumprirem isto, um tiro livre será assinalado contra a equipe do executante do tiro de 7 metros (15:7, 3º parágrafo; 13:1a).

    14.8. Quando um tiro de 7 metros está sendo executado, os jogadores da equipe adversária devem permanecer fora da linha de tiro livre e, pelo menos, a 3 metros de distância da linha de 7 metros, até que a bola tenha saído da mão do executante. Se eles não cumprirem isso, o tiro de 7 metros será recobrado no caso de não ter resultado em gol, mas não haverá nenhuma punição disciplinar.

    14.9. Se o goleiro cruzar a linha de limitação, ou seja, a linha de 4 metros (1:7, 5:11), antes que a bola tenha saído da mão do executante, o tiro de 7 metros deverá ser recobrado nos casos em que o gol não tenha sido marcado. No entanto, nesta ação não se aplicará nenhuma punição ao goleiro.

    14.10. Não será mais permitido trocar goleiros uma vez que o executante estiver pronto para executar o tiro de 7 metros, parado na posição correta e com a bola na mão. Qualquer tentativa de efetuar uma substituição nesta situação deverá ser penalizada como conduta antidesportiva (8:7c, 16:1b e 16:3d).