SóProvas


ID
1907026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

      Devem-se proporcionar ao aluno ou ao atleta condições para a assimilação de aspectos técnicos e também cognitivos na área esportiva. Portanto, para que se avance no ensino dos esportes, pressupõem-se o entendimento dos métodos, dos estilos de ensino e da relação professor/aluno e o conhecimento de conceitos básicos referentes ao desenvolvimento de respostas inteligentes e criativas.

Com relação a esse assunto, julgue o item seguinte.

O desenvolvimento do conhecimento tático é um dos objetivos do processo de ensino dos esportes coletivos. Há dois tipos de conhecimento tático: o declarativo, que permite ao atleta verbalizar a ação que considera mais apropriada em cada situação de jogo; e o processual, que permite ao atleta efetuar um gesto técnico apropriado às demandas do jogo.

Alternativas
Comentários
  • O conhecimento declarativo refere-se às estruturas de conhecimento que podem ser representadas por meio de uma rede de conceitos e suas relações, ou seja, é a capacidade de associação entre os conceitos. Portanto, saber mais significa ter uma maior rede de ligação entre os conceitos, relacionando cada elemento (Chi & Glaser, 1980).

    O conhecimento tático declarativo é verbalizado através do conhecimento das posições dos jogadores e das estratégias básicas de defesa e ataque (Thomas, French, & Humphires, 1986). No desporto, esse conhecimento é entendido como a capacidade do atleta de saber “o que fazer” em uma determinada situação de jogo (Chi & Glaser, 1980; Greco, 2006; Oliveira, Beltrão, & Silva, 2003).

    Por outro lado, o conhecimento tático processual é identificado nas ações que envolvem alto grau de habilidade motora podendo ser definido através do conhecimento de “como fazer as ações” (Chi & Glaser, 1980; Eysenck & Keane, 1994; Sternberg, 2000).

    Diferentemente do conhecimento tático declarativo, o processual não pode ser verbalizado, esse conhecimento é a ação motora em si, solicita o uso de processos cognitivos necessários a efetivação da mesma (Chi & Glaser, 1980; Eysenck & Keane, 1994; Sternberg, 2000). O conhecimento tático processual pode ser considerado, portanto, mais complexo em relação ao declarativo, pois inclui, além da seleção da ação, a ação propriamente dita.