Patrocinador
O patrocinador, também conhecido como sponsor, é o principal responsável por viabilizar todo o projeto, nas mais diferentes etapas. Pode ser tanto uma pessoa como uma empresa, entidade ou organização que acreditará no potencial da sua ideia e irá financiá-la. Portanto, trata-se de alguém que investirá no projeto em troca de alguns benefícios.
Patrocinar alguma ação ou pessoa é uma relação de troca, um investimento, pois o patrocinador terá sempre algum retorno. De um modo geral, este retorno vem através de publicidade e marketing, valendo-se da utilização da imagem e do nome de quem está sob o seu patrocínio. Por outro lado, o beneficiário recebe valores monetários para colocar as suas ideias em prática.
Apoio
O apoio é diferente do patrocinador porque caracteriza-se por ser um profissional ou instituição que oferece uma ajuda estratégica para que o projeto consiga ser concretizado. Essa ajuda não provém diretamente de um valor financeiro, como ocorre no patrocínio, mas de algo que quem apoia tenha e que seja necessário ao projeto.
Parceiro
Os parceiros exercem funções parecidas com a de quem apoia e por isso é muito comum que sejam confundidos. No entanto, há uma diferença principal: na parceria, é frequente que cada um dê alguma coisa em troca.
Geralmente, o parceiro está ligado ao proponente do projeto porque acredita na ideia. Quando falamos de um evento, por exemplo, um parceiro é aquele que coloca a sua força de trabalho para ajudar na logística e organização. Medidas as proporções, a moeda de troca é basicamente a mesma oferecida no apoio e patrocínio: a divulgação da marca.