SóProvas


ID
1907080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Ao planejarem um evento esportivo de corrida de rua, os organizadores devem ponderar as condições climáticas no que se refere tanto a ações remediativas quanto a ações preventivas, a fim de oferecerem o máximo de segurança aos atletas participantes e aos espectadores presentes no evento. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.

Com base nas condições climáticas como temperatura e umidade relativa do ar, é correto afirmar que o outono e a primavera são as melhores estações do ano para serem realizados eventos esportivos de corrida de rua.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a ciência, a temperatura ideal para correr pode desagradar quem ama o calor. “Cientistas franceses estudaram os resultados de seis maratonas (Paris, Londres, Berlim, Nova York, Boston e Chicago) entre 2001 e 2010. Eles cruzaram os dados de cerca de 1,8 milhão de concluintes e apontaram que a temperatura ideal para correr é de 6,2º para os homens e 9,9º para as mulheres”, explicou Alfonso Salguero Del Valle, professor da Universidade de León, da Espanha, em entrevista ao jornal .

    A pesquisa sugere que as mulheres são menos afetadas pelo calor durante o exercício. O motivo é o fato de terem menos massa muscular e, na maioria das situações, correm um pouco mais devagar, fazendo com que o aquecimento corporal seja menor.

    Os mesmos pesquisadores franceses constataram que os corredores de elite, que completam os 42 km em pouco mais de duas horas, alcançam seus melhores resultados em dias bem gelados, com o termômetro na casa dos 3,83º.

    “Temos que pensar que, durante uma corrida, a sensação térmica aumenta entre 5º e 15º. Mesmo que o termômetro não ultrapasse os 4º, para aqueles corredores muito rápidos, a sensação térmica é de quase 20º”, diz Del Valle.

    A temperatura ideal para pedalar é um pouco mais alta: entre 12º e 21º. Como a velocidade do ciclista chega aos 40 km/h, a sensação de frio em cima da bike é maior.