SóProvas


ID
1907083
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Ao planejarem um evento esportivo de corrida de rua, os organizadores devem ponderar as condições climáticas no que se refere tanto a ações remediativas quanto a ações preventivas, a fim de oferecerem o máximo de segurança aos atletas participantes e aos espectadores presentes no evento. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.

Caso o período escolhido para a realização de um evento esportivo não seja aquele que apresenta as melhores condições climáticas, a equipe organizadora deverá oferecer informações aos participantes, visto que tanto a intensidade do aquecimento fisiológico quanto a eficiência térmica dos trajes esportivos usados pelos atletas são fatores considerados para ações preventivas contra hipertermias e hipotermias.

Alternativas
Comentários
  • Diferença entre hipotermia e hipertermia

    O prefixo “hipo” significa abaixo, já o prefixo “hiper” tem o significado de acima.

    A hipotermia se apresenta quando a pessoa fica exposta em lugares frios sem proteção. Ela perde calor rapidamente para o ambiente, a temperatura corporal baixa mais do que 35ºC (quando normalmente é de 36,5ºC) e o sangue passa a circular com dificuldade. O resultado são espasmos musculares, tremores constantes, cansaço e, em uma hipotermia avançada, confusão mental e arritmia cardíaca. Esse processo é agravado pela exposição ao vento ou à chuva. Primeiramente, para reverter o frio, é necessário trocar as roupas molhadas por secas; se isolar do vento e ingerir bebidas e comidas quentes. Isto vai fazer com que aos poucos o organismo consiga se autorregular. 

    Já a hipertermia é a situação contrária, quando a temperatura do organismo ultrapassa os 40ºC devido ao calor excessivo – muitas vezes acentuado em razão de uma atividade física intensa. As reações se assemelham à febre: é comum sentir calafrios e ter a respiração e os batimentos cardíacos acelerados. Ações visando minimizar os efeitos da alta temperatura têm que ser no sentido de resfriar o corpo. A indicação é cobrir o corpo com toalhas molhadas e colocar gelo nas virilhas, axilas e pescoço, as áreas mais vascularizadas que temos. 

    Muita gente confunde hipertermia com hipotermia. Bem como já houve casos de morte por hipertermia em competições internacionais por erro de tratamento. Ao ver uma pessoa com o queixo tremendo, é comum pensar que ela está com frio, mas essa agitação, na verdade, acontece em razão de os mecanismos termorreguladores do corpo estarem desajustados – para mais ou para menos. Por isso é essencial detectar qual o real motivo dos tremores antes de aplicar qualquer tratamento.