SóProvas


ID
1907956
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O locutor pode indicar diferentes pontos de vista em uma asserção, atribuindo sua responsabilidade a outro enunciador. Para isso, pode utilizar-se da negação, de marcadores de pressuposição, do emprego de verbos que indiquem mudança ou permanência de estado, de certos operadores argumentativos, do futuro do pretérito com valor de metáfora temporal.

Essa definição de KOCH, BENTES e CAVALCANTE (2008) corresponde ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

     

  •  

    Em linguística, polifonia é, segundo Mikhail Bakhtin a presença de outros textos dentro de um texto, causada pela inserção do autor num contexto que já inclui previamente textos anteriores que lhe inspiram ou influenciam. A polifonia é um fenômeno também identificado como heterogeneidade enunciativa, que pode ser mostrada (no caso de citações de outros autores em obras acadêmicas, por exemplo) ou constitutiva (como a influência de dramaturgos clássicos em Shakespeare, que não é mencionada diretamente, mas transparecida).

     

     

    fonte: wikipedia

  • POLOFONIA = PLURALIDADE DE SONS, TAL COMO NA REVERBAÇÃO DE UM ECO.

  • Polifonia: baseia-se na presença das diversas vozes que dialogam entre si num mesmo texto. O concurso dessas variadas vozes pode ser de concordância ou de discordância.

    EXEMPLO: "Arguiam-no de avareza, e cuido que tinham razão; mas a avareza é apenas a exageração de uma virtude e as virtudes devem ser como os orçamentos: melhor é o saldo que o deficit." (Machado de Assis, romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, cap. CXXIII)

    No trecho acima, há uma voz dominante, a voz do narrador (Voz 1), identificável a partir daquele “cuido”, em primeira pessoa e que domina o trecho até o final. Porém o verbo em terceira pessoa “Arguiam” plasma um outro sujeito indeterminado, uma voz alheia ao narrador (Voz 2), que diz que a personagem em questão – o pronome “no” remete a uma terceira personagem, que é o objeto da análise do narrador – era avara. Nesse caso, têm-se duas vozes presentes (Voz 1 e Voz 2) e o trecho é marcado pela POLIFONIA.
    É importante se observar que as duas vozes são discordantes, pois a noção de avareza (da Voz 2) é discutida e recolocada pela Voz 1. A inconsistência, porém, do argumento da Voz 1 faz a pessoa leitora começar a desconfiar da ironia ali presente.

  • Poligonia = multiplicidade de sons; conjunto harmonioso de sons. combinação simultânea de várias melodias.



    Paralelismo = é um processo gramatical de coordenação e de correlação.

     

    Há dois tipos de paralelismo:

    Paralelismo de coordenação(semântico) = encadeamento de significados idênticos.

    Paralelismo de Correlação(sintático) = encadeamento de estruturas equivalentes, que tem a mesma função sintáticas.

     

     

    Profª Fabiana dos Anjos)

  • Poligonia = multiplicidade de sons; conjunto harmonioso de sons. combinação simultânea de várias melodias.


  • Letra A.

    A polifonia, diferentemente da intertextualidade, faz referência a distintos pontos de vista (de diferentes enunciadores).

    Questão comentada pelo Prof. Bruno Pilastre