-
Gabarito E
Cachorro >>> vinte palmos de pelo e raiva.
-
Alguém pode explicar esta questão?
-
Explicação vide: http://alunosonline.uol.com.br/portugues/paralelismo-sintatico-paralelismo-semantico.html
-
Nessa hora o filtro do QC fica maluco!
"Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Funções da Linguagem: emotiva, apelativa, referencial, metalinguística, fática e poética., Intertextualidade, Figuras de Linguagem, Interpretação de Textos (- assunto)"
Faltou Olodum, conversa com os mortos e macumba.
-
Vejo que na questão, no enunciado, têm-se paralelismo sintático e paralelismo semântico, coesão e coerência, mas a observação a seguir diz da incoerência pragmática, aquela que o autor provoca intencional. Nesse caso, o item traz essa incoerência ao colocar nomes de campos semânticos diferentes para o mesmo referente (cachorro): pelo e raiva. Além de serem substantivo concreto e abstrato, respectivamente.
-
Vinte palmos de medo e DE raiva...faltou a proposicao, logo pecou pelo paralelismo. Ha possibilidade de suprimir essa preposicao porque a mesma rege o termo anterior.
-
Questao com varios detalhes:
1. no que se refere ao paralelismo semântico:
Já um estirão era andado quando, numa roça de mandioca, adveio aquele figurão de cachorro, uma peça de vinte palmos de pelo e raiva.
Houve quebra de simetria, plano das ideias, pois inicialmente o autor falava em cachorro no sentido literal e, em seguida, constrata com esse sentido figura.
2. no que se refere ao paralelismo sintático:
Já um estirão era andado quando, numa roça de mandioca, adveio aquele figurão de cachorro, uma peça de vinte palmos de pelo e raiva.
Nota-se a ausência da coordenação de elementos cuja natureza gramatical se apresenta de forma similar, na medida em que pelo e raiva sao elementos ligados ao termo palmos, mas somente pelo veio antecedido pela preposicao DE.
Acredito que seja essa a explicação...
Usei o link indicado pela Camila FocoForçaFé para elaborar o comentario!!! Recomendo a leitura
-
-
Quero saber como conseguir acerta essa questão.
-
Tendi foi nada
-
KKKKKKK
-
GAB E
-
A questão queria saber em qual alternativa a incoerência foi usada com propósito estilístico.