SóProvas


ID
190882
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Ao tomar ciência de que um subordinado seu praticou ato que contraria o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, a despeito de não se tratar de uma ilegalidade propriamente dita, o servidor deverá

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA CORRETA LETRA D

    DL 6.029

    Art. 7o Compete às Comissões de Ética de que tratam os incisos II e III do art. 2o:

    II - aplicar o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto 1.171, de 1994, devendo:

    c) apurar, mediante denúncia ou de ofício, conduta em desacordo com as normas éticas pertinentes; e

  • Dicionário Aurélio:

    comitê
    [Do fr. comité.]
    Substantivo masculino.
    1.Comissão (3 e 5).


    Em comitê. 1. Em reunião íntima; em particular.

  • Seção III
    Das Vedações ao Servidor Público

    c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este
    Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;

    AURÉLIO
    *conivente

    Que finge não ver, ou encobre, o mal praticado por outrem.

    BONS ESTUDOS GALERA!!!!

  • Tem algo estranho com os comentários da galera,

    na questão 

    Q259875 

    Há previsão legal para a criação de comitês de ética em todos os órgãos e entidades integrantes da administração pública.

    foi dada com ERRADA , a galera comentou bastante que era por causa da palavra " comitês " que era para ser " comissão"


    e agora nessa questão "comitê" está CERTO .... vai entender né

    alguém para falar o que está CERTO OU ERRADO DE VERDADE ???

  • Acredito que deve ser marcada a alternativa " D" por ser a menos errada.

    Pois como comentado por outro colega não existe a previsão de criação de comitê e sim de comissão.

  • Concordo com Francisray Brandão

    Não estou entendendo mais nada !!! Afff...
    Cespe ta me deixando maluca...
  • Olha Francisray e Cintia, é que na verdade o que ocorreu na questão Q259875  foi que o pessoal se equivocou quanto ao erro da questão, ou seja o erro não estava na palavra COMITÊ, pois é sinônimo da palavra COMISSÃO e a banca Cespe já considera como sinônimo há muito tempo. 

    O erro da questão Q259875  é que ela faz menção a toda Administração Pública e o correto seria somente Administração Pública FEDERAL e ninguém se atentou para este fato.

    Espero ter ajudado, bons estudos!!

  • E aí ??? Comitê é ou não sinônimo de comissão ? Já errei uma questão por dizer que não era.

  • Comite errado , o certo seria comissao .


    Passivel de anulaçao.

  • Classificação

    morfossintática:

    Substantivo,
    masculino singular


    Flexões da palavra Comitê

    Significados de Comitê:

    1. Comitê

    Comissão
    constituída em uma assembléia ou sociedade para

    exame de determinado assunto.

    Representação de trabalhadores ou

    categoria.

    Grupo de pessoas incumbidas de determinados encargos.

    Sinônimos: comissão
    junta mais...

    Relacionadas: comissão
    mais...


    Fonte: www.dicionarioinformal.com.br/comit%C3%AA/

  • Mais uma para aprender sobre a Cespe!

    Errei por achar que seria COMISSÃO e não COMITÊ.

    Que bom, os comentários dos colegas!

    Rumo a aprovação!!!

  • De acordo com o art. 7º, II, do Decreto 6.029/07, compete às comissões de ética de que trata o Decreto 1.171/94, “aplicar o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal". Ademais, conforme prevê o art. 11 do mencionado Decreto 6.029/07, qualquer agente público pode provocar a atuação de Comissão de Ética, visando à apuração de infração ética imputada a agente público, órgão ou setor específico de ente estatal. É evidente, portanto, que o superior hierárquico, ao tomar conhecimento de conduta aética cometida por seu subordinado, tem o dever de encaminhar a situação para a respectiva comissão de ética, em ordem a que aprecie o caso concreto, de maneira que a única resposta correta encontra-se na letra “d".


    Vejamos as demais opções:

    a) Errado: se não houve ilegalidade propriamente dita, descabido seria pretender a instauração de um inquérito administrativo.

    b) Errado: de novo, não tendo havido ilegalidade, é evidente que não seria caso de atuação do Ministério Público, muito menos para fins de oferecimento de denúncia em sede penal.

    c) Errado: a afirmativa está em confronto direto com a letra “c" do item XV do Código de Ética.

    e) Errado: cuida-se de afirmativa sem o mais remoto amparo legal, mesmo porque a medida equivaleria a um genuíno afastamento preventivo do servidor, providência esta admitida apenas quando necessária às investigações, em sede de processo administrativo disciplinar, notadamente se houver evidências de que o servidor possa vir a prejudicar o desenrolar das apurações (destruição de documentos, intimidação de testemunhas, etc.)



    Gabarito: D

  • Esse mesmo professor que comentou essa questão, comentou outra questão parecida e ele dizia que a questão estava errada porque COMISSÃO é diferente de COMITÊ e agora não falou nada. Afinal é ou não é???

  • Sinceramente,pessoal, não querendo menosprezar ninguém, mas em muitas questões os comentários do colegas são bem mais interessantes do que os do próprio professor. Principalmente em raciocínio lógico.

  • Gab: D


    Mas a letra C tá bem camarada! heheh

  • Sobre o erro da letra "a", vejamos o que diz a Lei 8112/90:

    Art. 143. A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

     Art. 144. As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

    Parágrafo único. Quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia será arquivada, por falta de objeto.



    Sobre a letra "d", conforme Decreto 6029/07:

    Art. 7o Compete às Comissões de Ética de que tratam os incisos II e III do art. 2o:

    II - aplicar o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto 1.171, de 1994, devendo:

    c) apurar, mediante denúncia ou de ofício, conduta em desacordo com as normas éticas pertinentes; e


  • Nem prestei a atenção a palavra comitê....
    Voltei a questão e reli novamente e indo por eliminação só resta a mesma questão que marque como correta anteriormente, logo a letra D é correta.
  • Letra D

    De acordo com o art. 7º, II, do Decreto 6.029/07, compete às comissões de ética de que trata o Decreto 1.171/94, “aplicar o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal". Ademais, conforme prevê o art. 11 do mencionado Decreto 6.029/07, qualquer agente público pode provocar a atuação de Comissão de Ética, visando à apuração de infração ética imputada a agente público, órgão ou setor específico de ente estatal. É evidente, portanto, que o superior hierárquico, ao tomar conhecimento de conduta aética cometida por seu subordinado, tem o dever de encaminhar a situação para a respectiva comissão de ética, em ordem a que aprecie o caso concreto, de maneira que a única resposta correta encontra-se na letra “d".

  • Ao tomar ciência de que um subordinado seu praticou ato que contraria o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, a despeito de não se tratar de uma ilegalidade propriamente dita, o servidor deverá encaminhar a situação para o comitê de ética, que apreciará o caso concreto.