SóProvas


ID
190897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Hoje, mais do que anteriormente, o trabalho em equipe tem sido incentivado em praticamente todas as áreas da atividade humana. Vários autores têm destacado as vantagens dessa forma de trabalho em relação ao trabalho individual. Apesar desse reconhecimento, na prática existem muitas dificuldades à sua realização. Em parte, isso se deve às diferentes percepções do que seja uma equipe e dos fatores que aumentam seu desempenho e garantem sua efetividade. A respeito dos fatores que afetam o desempenho e a efetividade da equipe, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Para se melhorar o desempenho de uma equipe de trabalho, recomenda-se restringir sua avaliação à atuação da equipe como um todo, recompensando-se os membros do grupo de forma igualitária. ERRADO - a recompensa igualitária pode gerar acomudação de alguns membros da equipe, em detrimento de outros. Aconselha-se a avaliação individual e grupal.

    b) Para ser eficaz, uma equipe de trabalho deve prever um campo de atuação restrito de seus membros. ERRADO - o campo de atuação deve ser definido, mas a eficácia provém da possibilidade de mudanças e ampliação do campo de atuação de cada membro, de acordo com as tendências que demonstrarem ao longo do trabalho.

    c) O gestor que aumenta o salário de seus colaboradores necessariamente tem um incremento proporcional no desempenho deles. ERRADO - o aumento do desempenho não está relacionado ao fator salário.

    d) Um conjunto de pessoas que trabalham de forma coordenada e organizada e com objetivos comuns constitui uma equipe de trabalho, todavia essas condições não são suficientes para que essa equipe seja efetiva na realização das tarefas. CORRETO

    e) Toda equipe de trabalho necessita de um líder porque o trabalho do líder é imprescindível para que os objetivos do grupo sejam alcançados. ERRADO - há equipes que precisam de líder e outras que conseguem trabalhar com auto-liderança, cada membro sendo responsável por determinada tarefa.

  • Complementando o bom comentário da colega

    a) INCORRETO. Não se deve suprimir a individualidade das pessoas enquanto integrantes de um grupo de trabalho. Deve-se respeitar as diferenças, o que inclui avaliações diferenciadas de desempenho.
    b) INCORRETO. Existem equipes multifuncionais bastante eficazes.
    c) INCORRETO. O fator salário nem sempre produz motivação. Quanto mais se sobe na cadeia de comando, a tendência é a redução da eficácia dos aumentos salariais na motivação do funcionário.
    d) CORRETO.
    e) INCORRETO. A equipe pode ser autogerida, como uma adhocracia, embora a emergência de um líder informal seja natural e desejável.

  • Um conjunto de pessoas que trabalham de forma coordenada e organizada e com objetivos comuns constitui uma equipe de trabalho, todavia essas condições não são suficientes para que essa equipe seja efetiva na realização das tarefas.

    Efetividade: Fazer o que tem de ser feito. É causar o melhor impacto possível com as ações. Não basta atingir o resultado, é preciso gerar benefícios.

    Exemplificando: Sou eficiente se produzo um carro, utilizando 5 pessoas, sendo que antes utilizava 10. Sou eficaz se produzo o carro planejado. Sou efetivo se o carro produzindo gera impactos na sociedade, como a satisfação dos clientes.

    FONTE: PROF. VINÍCIUS RIBEIRO.

  • Tipos de equipes

    As equipes são divididas em três tipos específicos, cada qual com as suas características.
    A equipe funcional é formada por um chefe e seus subordinados diretos e tem sido a marca da empresa moderna. Questões como autoridades, relações, tomadas de decisão, liderança e gerenciamento demarcado são simples e claras.
    A equipe autogerenciável é um grupo íntegro de colaboradores responsáveis por todo um processo ou segmento de trabalho, que oferece um produto ou serviço a um cliente interno ou externo. Em diferentes instâncias, os membros da equipe trabalham em conjunto para melhorar as suas operações, lidar com os problemas do dia-a-dia e planejar e controlar as suas atividades.
    Uma equipe interfuncional é composta por um grupo de pessoas de diferentes departamentos e especialidades. Essas equipes combinam conjuntos de habilidades que um integrante isolado não possui. Os integrantes da equipe podem ser permanentes ou temporários e, conforme a necessidade, podem incluir vendedores ou clientes, por exemplo.


     
  • O QUE SERIA DE MIM SEM ESSES COLABORADORES !
    OBRIGADA.
  • cara ñ tem como gostar de gestão de pessoas...as vezes vc lê e faz sentindo...outras não. eu pensava que uma equipe seria um conjunto de pessoas com um objetivo em comum, onde todos faziam sua parte e na hora todos receberiam igualmente as recompensas.  não entra na minha cabeça eu estar lá numa equipe e fulano ganhar mais q eu.

  • a interpretação me pegou, mal entendi o que a questão queria... bola pra frente!

     

  • EQUIPES ALTAMENTE EFICAZES POSSUEM AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS

     

     

    METAS E OBJETIVOS: UMA EQUIPE EFICAZ POSSUI METAS E OBJETIVOS CLAROS.


    DISTRIBUIÇÃO DE RESPONSABILIDADES: A RESPONSABILIDADE PARA O CUMPRIMENTO DAS METAS É DISTRIBUÍDA ENTRE OS MEMBROS DA EQUIPE.


    AVALIAÇÃO CONSTANTE: SÃO REALIZADAS DIVERSAS AVALIAÇÕES DE SEU PROGRESSO COM RELAÇÃO ÀS METAS A SEREM ATINGIDAS.


    DIVERSIDADE DE HABILIDADES: A EQUIPE POR POSSUIR INTEGRANTES COM HABILIDADES E EXPERIÊNCIAS DIFERENTES, PODE RESPONDER E VENCER DIVERSOS DESAFIOS COM MAIOR VELOCIDADE E EFICÁCIA.


    RECURSOS: UMA EQUIPE EFICAZ POSSUI RECURSOS NECESSÁRIOS PARA REALIZAR SEU TRABALHO.


    TAMANHO: SÃO GERALMENTE PEQUENAS, POSSUINDO MENOS DE 10 PESSOAS.


    FUNÇÕES: CADA MEMBRO DA EQUIPE TEM HABILIDADE, APTIDÃO E CONHECIMENTO PARA SUA FUNÇÃO E SABE DA IMPORTÂNCIA DAS DEMAIS FUNÇÕES PARA O SUCESSO DA EQUIPE. A RELAÇÃO É DE INTERDEPENDÊNCIA E GERA SINERGIA.


    TRABALHO PRÁTICO: DESENVOLVEM PROCESSOS E PRÁTICAS DE TRABALHO PARA REALIZAR AS TAREFAS DE MANEIRA MAIS RÁPIDA E EFICAZ.


    APOIO: A EQUIPE SE APÓIA MUTUAMENTE EM TODAS AS TAREFAS E DESAFIOS.


    RECONHECIMENTO: OS SUCESSOS INDIVIDUAIS E DE EQUIPE SÃO RECONHECIDOS SEJA ATRAVÉS DE PREMIAÇÃO OU ELOGIOS.


    LIDERANÇA: É COMPARTILHADA DENTRO DA EQUIPE DE MANEIRA ADEQUADA.


    CONFLITOS: ENFRENTAM OS CONFLITOS DE MANEIRA CONSTRUTIVA E ABERTA.
     

     

     

     

    GABARITO ''D''

  • Um conjunto de pessoas que trabalham de forma coordenada e organizada e com objetivos comuns constitui uma equipe de trabalho, todavia essas condições não são suficientes para que essa equipe seja efetiva na realização das tarefas. CERTO

     

    Para que uma equipe seja considerada efetiva, ou seja, para que consiga atingir seus resultados, é necessária a convergência de uma série de fatores. Não basta simplesmente que todos os membros da equipe trabalhem de forma coordenada e organziada para o atingimento dos objetivos comuns. Deve ser levado em consideração o contexto organizacional, o desempenho da equipe, a sinergia da equipe, o grau de aceitação dos resultados pelos clientes, a capacidade futura de trabalho conjunto, satisfação dos membros etc.

     

    GABARITO: D.

  • a)  Errado, pois, ao se avaliar coletivamente, isso pode influenciar a um comportamento de acomodação de alguns. O que se recomenda é fazer avaliação coletiva e individual em conjunto.

    b) Errado, já que os membros devem estar dispostos a ultrapassarem as barreiras das suas próprias atribuições, preocupando-se e sentindo-se responsáveis também pelo trabalho dos outros.

    c)  Errado. Salário não é sinônimo de bom desempenho. Já vimos em aulas passadas que o desempenho depende da motivação, da capacidade, conhecimentos e contexto organizacional. Hoje já se sabe que o dinheiro nem motivação real traz.

    d)  Correto. A efetividade corresponde ao grau em que os resultados do trabalho se aproximam das metas estabelecidas pelo grupo, sendo uma variável complexa dependente de muitos fatores, como um planejamento bem feito, a sinergia da equipe, o contexto e apoio organizacional, etc.

    e) Errado, pois as equipes autodirigidas dispensam a atuação da liderança, pois gerencia a si mesma.

    Gabarito: D