SóProvas


ID
1910863
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nas últimas décadas o processo de transformação do uso do solo, em função de uma expansão rápida e intensiva da agropecuária provoca inúmeros impactos ambientais no Cerrado, entre os quais erosões profundas que atingem o lençol freático que denominamos

Alternativas
Comentários
  • Voçoroca é a forma de erosão do solo em que se conjugam os efeitos da água subterrânea e da água superficial.

  • Existem 3 tipos de eroção, a lixiviação, o início, a ravina, algumas fendas no solo e a voçoroca que é a mais profunda que atinge o lençol...

  • Muito bem explicado, Rogério.
  • A explicação da professora (Comentários do professor) está SENSACIONAL!

  • Voçoroca pode ser resultante da combinação de vários tipos de erosão, formando grandes crateras que costumam atingir o lençol freático ou estruturas internas dos solos.

    Assoreamento é o acúmulo de sedimentos (areia, terra, rochas) lixo e outros materiais levados até o leito dos cursos d'água pela ação da chuva, do vento ou do ser humano. Trata-se de um processo natural que pode ser intensificado pela ação humana. em alguns casos, o curso d'água pode deixar de existir em decorrência desse fenômeno.

    A laterização é um processo de transformação dos solos tropicais ocasionado pelo intemperismo e agravado pela ação antrópica, que degrada a vegetação protetora.

    Lixiviação do solo é um processo erosivo ocasionado a partir da lavagem da camada superficial do solo pelo escoamento das águas superficiais. Em geral, ocorre em solos sem cobertura vegetal protetora, o que diminui, em elevado grau, a sua fertilidade ao longo do tempo.

    A lixiviação é um processo frequente nos solos das regiões tropicais e equatoriais, pois nesses locais as chuvas são mais abundantes e intensas. As enxurradas provocadas pelas precipitações carregam os materiais superficiais do solo para as áreas mais baixas. Justamente por isso, esse processo é mais significativo nas regiões de maior declividade. Desse modo, a água "lava" os solos, carregando para o lençol freático e para os cursos d'água os nutrientes disponíveis nele, favorecendo seu empobrecimento.

    arenização dos solos corresponde ao processo de perda de espaço agricultáveis, que ocorre especificamente em ambientes úmidos, ou seja, ambientes em que as médias pluviométricas ultrapassam os 1400 mm anuais.

    Basicamente, esse problema ambiental é decorrente da retirada da vegetação, que faz com que os solos arenosos fiquem mais expostos aos agentes erosivos – sobretudo a água das chuvas – o que acarreta na formação de bancos de areia.

  • *Voçoroca* = Escoamento superficial das águas da chuva no solo onde a cobertura vegetal foi removida, Atingindo o lençol freático
  • “erosões profundas que atingem o lençol freático” aponta para voçoroca