SóProvas



Questões de Solo


ID
83848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2004
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando q u e o desenvolvimento capitalista no Brasil
tem promovido a reordenação territ o r ial no campo, julgue
os itens que se seguem.

O crescimento agrícola do país se deu não só pela modernização t e cn o lógica, mas também em função do aumento das terras cultivadas, com a instauração de processos erosivos acelerados e perda de solo.

Alternativas
Comentários
  • Como poderei ter um crescimento agrícola com perda de solo?
  • Eu também tive esta dúvida, Mas notei que o final da questão trata-se das consequências do aumento de terras cultivadas. Então questão CETA.
  • Continuo achando bizarra a questão ter o gabarito "certo". "O crescimento agrícola ... de deu... em função ... da instauração de processos erosivos acelerados e perda de solo". Ok. onde eu vou ter crescimento agrícola em uma área erodida, meu deus?? sem solo? o.O Eu que não iria querer plantar aí. 
  • A questão está certa sim. A CESPE adora formular enunciados complicadíssimos de se interpretar.
  • Vejamos o Cerrado. A agricultura teve um papel crescente em tal ambiente ( diga de passagem, extremamente importante a alguns setores brasileiro). Contudo, acarretou o processo de erosão e mais algumas coisas.

    Óbvio? Pois bem, é isso que a questão colocou.

    Caudilhos chegaram e falaram:

    "Vamos produzir aqui! Soja é a melhor opção para o meu bolso, o solo será prejudicado, mas para mim tudo bem."

    Questão: Certa

  • "O crescimento agrícola do Brasil está intimamente ligado ao desenvolvimento de novas tecnologias modernizadoras da agricultura, mas esses avanços dependiam da necessidade de buscar novos solos cultiváveis, como os do cerrado, uma vez que os processos erosivos ameaçavam o uso das terras férteis do país". (Comentário Prof. Felipe Ferreira Ramos - Como passar no concurso da Diplomacia) Questão 2004. 

  • CORRETO

    Aumento das terras cultivadas, de que fala o enunciado é dado pelo processo de desmatamento, observado o que ocorreu com o bioba do cerrado, que atualmente encontra-se com apenas 20% do que já foi.

    A instauração de processos erosivos acelerados e perda de solo se da pelo processo de monocultura intensiva, cultural da agricultura brasileira que degrada o solo, sem contar o fato da retirada da vegetação original do local, que também influencia para a potencialização dos processos descritos na questão

  • esta questão é digna de receber uma contestação, principalmente quando falamos acerca da correção do solo e de altos investimentos com laboratório (tecnologia) para manejo e cultivo.


ID
86950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2003
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A consciência ecológica desenvolvida nas últimas décadas trouxe
novos desafios para as políticas e medidas a serem estabelecidas
no Brasil. O desempenho ambiental do país tem fortes
implicações em suas relações internacionais. Acerca desse tema,
julgue os itens que se seguem.

A erosão no Brasil, entendida como um problema ambiental apenas pertinente ao espaço rural, tem-se agravado em razão de técnicas empregadas na agricultura de larga escala.

Alternativas
Comentários
  • A erosão é um problema ambiental pertinente também ao espaço urbano.

  • Erosão no ambiente urbano:
    Deslizamentos de terra em morros durante períodos continuados de chuva em várias cidades brasileiras. Geralmente deixando pessoas desabrigadas
  • Erosão Impacto ambiental A erosão do solo é um dos graves problemas causados pelo desmatamento intensivo para a abertura de novas áreas de plantio, principalmente para a soja.

    Neste caso, as principais causas da erosão são o desmatamento de encostas e margens de rios, as queimadas e o uso inadequado de maquinários e implementos agrícolas, que aceleram o processo erosivo.

    Segundo o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), cada hectare cultivado no país perde, em média, 25 toneladas de solo por hectare. Isso significa perda anual de cerca de um bilhão de toneladas ou cerca de um centímetro da camada superficial do solo de todo o País. 

  • O erro da alternativa esta quando ela diz que apenas na área da zona rural, quando na verdade e em todo o território, já que, devido a poluição pode ser característica de chuvas ácidas .


    Fé em Deus!

  • não li o APENAS 

  • ALGUNS PROBLEMAS AMBIENTAIS

    - Erosão ➔ Solo com perda de nutrientes e fertilidade por causa do cultivo da cana de açúcar e soja.

    - Desmatamento ➔ Litoral (Mata-Atlântica) / Floresta Amazônica.

    - Desertificação ➔ Queimadas / processo de savanização. As agroflorestas seriam uma das soluções para esse problema.

    - Práticas Agrícolas ➔ Agrotóxicos, fertilizantes em excesso.

    - Poluição do solo ➔ Lixo urbano/ nuclear

    - Poluição do ar ➔ Emissão de CO2 com a urbanização e o crescimento vertical das cidades com construções de prédios.

    Danos à biodiversidade ➔ Desmatamentos, queimadas e erosão.

     


ID
124954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca dos aspectos geográficos do RN, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • INTERPRETAÇÃO

  •  

    a) O cerrado domina a paisagem do interior.

    O Agreste é que domina a paisagem do interior do RN.

     

    b) Semiárido é o clima predominante no litoral.

    O clima Tropical Úmido (ou Tropical Atlêntico) é que predomina no litoral.

     

    c) Inexistem depressões no relevo do estado.

    Entre o Planalto da Borborema e o litoral encontram-se depressões.

     

    e) Florestas de araucárias situam-se ao sul do estado.

    Araucárias são coníferas típicas do clima subtropical da região sul do Brasil.

  • Letra D, o litoral apresenta areas de  mangue  , resposta correta.


ID
124969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com seus 868 m de altitude, o ponto mais elevado do RN é a

Alternativas
Comentários
  • Letra e)
    O Ponto mais elevado do estado é serra do Coqueiro (868 m).

    Fonte:
    http://www.portalbrasil.net/estados_rn.htm
  • De acordo com o Atlas Escolar do Rio Grande do Norte, de Felipe, Rocha e Pereira (3ª edição, página 31, Ed. Grafset, 2011), o ponto culminante do Estado é a Serra de São José, com 831 metros de altitude.  
    No entanto, na internet, no Wikipedia, consta a seguinte informação:  
    Serra do Coqueiro é uma formação montanhosa situada no estado brasileiro Rio Grande do Norte, onde está localizado o ponto mais alto do estado. Localiza-se no município de Venha-Ver, na tríplice-fronteira com o Ceará e a Paraíba. O ponto culminante possui 868 metros de altitude acima do nível do mar.
    Assim, temos duas informações. Como professor, sempre prefiro ficar com a informação dos livros, do que as de sites da internet. Se aparecer uma questão destas na sua prova, preste atenção nas alternativas apresentadas e veja qual é a resposta mais adequada.

    Profº Leandro Signori, Estratégia Concursos.


ID
229567
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Gruta de Maquiné, em Cordisburgo, Minas Gerais, é um grande atrativo turístico brasileiro. Nela encontram-se vários salões repletos de estalactites. A rocha citada pode ser classificada quanto ao tipo e à origem, respectivamente, em:

Alternativas
Comentários
  • c) sedimentar / química;



    Rochas sedimentares - formam- se a partir da compactação de sedimentos oriundos da erosão, do transporte e da deposição de minerais - atividades realizadas pela água, pelo vento, por reações físicas e químicas e pela ação dos seres vivos. As rochas sedimentares derivam, portanto, de rochas que sofrem a ação de processos erosivos. Elas se subdividem em Detríticas, Químicas e Orgânicas  em função dos materiais que constituem os depósitos sedimentares.



    * Químicas: originam- se por processos químicos, seja por precipitação dos sais ou por evaporação da água do mar, ou seja, a decantação de material oriundos do intemperismo químico ocorrido em ambiente continental, que agora se encontra dissolvido em águas de rios, lagos e mares. Ex: Calcários e Dolomitos.



    >>> O Estalactite é uma formação rochosa, sedimentar, que se originou no teto da gruta, se desenvolvendo para baixo, em direção ao solo, pela deposição (precipitação) do carbonato de cálcio, arrastado pela água que goteja do teto.


ID
229612
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As bacias de drenagem, de acordo com o escoamento, podem ser classificadas em diferentes tipos. A exorreica é aquela cujas águas se dirigem para:

Alternativas
Comentários
  • b) o mar;




    Exorreica -  quando o escoamento das águas se faz de modo contínuo até o mar ou oceano, isto é, quando as bacias desembocam diretamente no nível marinho. Exemplo: Rio Uruguai. 



    Endorreica - quando as drenagens são internas e não possuem escoamento até o mar, desembocado em lagos ou dissipando-se nas areias do deserto, ou perdendo-se nas depressões cársticas. Exemplo: Rio Jacuí. 



    Criptorreica - quando as bacias são subterrâneas, como nas áreas cártsicas. A drenagem subterrânea acaba por surgir em fontes ou integrar-se em rios subterrâneos. 



    Arreica - quando não há nenhuma estruturação em bacias hidrográficas, como nas áreas desérticas onde a precipitação é negligenciável e a atividade eólica nas dunas é intensa, obscurecendo as linhas e os padrões de drenagem.


ID
229621
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Quando um rio exerce uma ação erosiva, constroi um vale; quando realiza uma deposição, forma um(a):

Alternativas
Comentários
  • Planície - Toda sedimentação depositada pelos rio formam as planícies


  • A característica mais marcante das planícies aluvionares é o fato de essas áreas serem naturalmente suscetíveis a inundações. Em épocas de cheia, o canal fluvial extravasa e inunda a região da planície. Com o transbordamento, formam-se diques nas margens dos rios e depósitos de várzea que se espalham pela planície.

     

    http://geografianovest.blogspot.com.br/2009/02/planicies-aluviais.html


ID
229645
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As rochas apresentam diferenças quanto à resistência e à permeabilidade. Em relação à permeabilidade, é correto afirmar que ela é:

Alternativas
Comentários
  • Na geologia, a permeabilidade é a medida da capacidade de um material (tipicamente uma rocha) para transmitir fluídos.
  • bem legal ... rsrsrs


  • A facilidade de escoamento da água através de um meio contínuo é avaliada através do coeficiente de permeabilidade (k).Maior ou menor facilidade que a rocha oferece à percolação da água;

  • Desculpem a ignorancia mas continuei sem entender qual resposta será a correta :(

  • Gabarito: C

    Leandro Pimenta


ID
229648
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os solos se diferenciam por vários aspectos, dentre eles pela granulometria, que determina a(s):

Alternativas
Comentários
  • Granulometria ou Análise Granulométrica dos solos é o processo que visa definir, para determinadas faixas pré-estabelecidas de tamanho de grãos, a percentagem em peso que cada fração possui em relação à massa total da amostra em análise.

  • Granulometria é a distribuição, em porcentagem, dos diversos tamanhos de grãos. É a determinação das dimensões das partículas do agregado e de suas respectivas porcentagens de ocorrência.

                               http://docente.ifrn.edu.br/marciovarela/disciplinas/materiais-de-construcao/granulometria

    Não seria a letra "a" a correta?

  • A granulometria de um solo é determinada pela porcentagem da fração Areia, Silte e Argila; em função das variações destes três componentes teremos solos que variam de textura arenosa a extremamente argilosa; sua origem remete ao material de origem de formação do solo (rocha de origem), a fatores climáticos dentre outros que integram o intemperismo; 

    a) - não está de toda errada uma vez que as partículas de solo devem em grande parte sua formação as porcentagem de argila (material agregante).

    b) - Considerada como correta, para mim essa alternativa está errada, uma vez que a natureza dos sedimentos não é determinada pela granulometria de um solo, mas sim o contrário, a citar os luvissolos, que são formados pela deposição de sedimentos.

    c) - a atividade microbiana está relacionada com os teores de matéria orgânica no solo.

    d) - a quantidade de húmus é resultado da decomposição da matéria orgânica.

    e) - para mim a correta, pois as variações granulométricas determinam as propriedades físicas e quimicas do solo; um soo arenoso possui elevada permeabilidade e baixa retenção de água, é facilmente trabalhado, apresenta baixos índices de fertilidade ao passo que, um solo argiloso, possui baixa permeabilidade, elevada capacidade de retenção de água, maiores índices de fertilidade (CTC) e é mais difícil de ser trabalhado (mecanicamente) do que o solo arenoso; em sumo, as frações granulométricas determinam as propriedades físicas e químicas de um solo.

  • não entendi. pois para mim a letra A que é a correta. pois, A Granulometria ou Análise Granulométrica dos solos é um estudo da distribuição das dimensões dos grãos de um solo. Ou seja, É a determinação das dimensões das partículas do agregado e de suas respectivas percentagens de ocorrência.

  • A forma de organização das partículas está relacionada à estrutura e não à granulometria. No que se refere a essa estrutura, de acordo com a forma, podemos classificar em granular, em blocos, prismática ou laminar. 

  • Eu também marquei a letra A, pois sempre soube que a granulometria é um estudo da distribuição das dimensões dos grãos de um solo. Inclusive já fiz ensaio de granulometria na faculdade



ID
229651
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A queimada é uma técnica amplamente usada nos pastos, campos e roças do Brasil. Sobre a aplicação dessa técnica reiteradas vezes, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O solo que sofre uma queimada perde todos seus nutrientes para o desenvolvimento de uma planta, assim enfraquecendo o mesmo.


ID
229654
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Para melhorar o solo, o homem pode fazer uso de diversos recursos e técnicas, como:

Alternativas
Comentários
  • A adubação é a prática agrícola que consiste no fornecimento de adubos ou fertilizantes ao solo, de modo a recuperar ou conservar a sua fertilidade, suprindo a carência de nutrientes e proporcionando o pleno desenvolvimento das culturas vegetais.A adubação correta aumenta a produtividade agrícola. Deve, entretanto, ser usada com moderação. É preciso ter sempre em mente que os adubos são extraídos de rochas, que são recursos naturais não renováveis, ou produzidos em indústrias químicas com riscos para o meio ambiente.

    A adubação pode também ser feita com adubos orgânicos. Estes adubos são obtidos a partir da decomposição de restos de plantas ou de esterco de animais (bovinos,aves, etc.), pela ação dos microrganismos e também das minhocas. Há também os chamados adubos verdes que são plantas (geralmente leguminosas) que são cultivadas antes ou junto com a cultura principal. As folhas e palhada dos adubos verdes contém nutrientes que lentamente vão sendo mineralizados e utilizados por outras culturas como por exemplo, fruteiras, café, e até mesmo o milho. A adubação pode ser classificada:

    Quanto ao tipo de fertilizante:

      • mineral (ex.: NPK, sulfato de amônio, superfosfato simples) ou
      • orgânica (ex.: esterco de curral, vermicomposto, vinhaça, adubos verdes);
    • Quanto à via de aplicação:
      • diretamente no solo,
      • foliar, e
      • via água de irrigação ou fertirrigação.

ID
443200
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

É cada vez mais evidente que o homem, à medida que ocupa os
espaços na Terra, contribui para a conhecida degradação ambiental.
A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

A contaminação de alimentos por produtos químicos nocivos à saúde humana, como agrotóxicos, adubos químicos, hormônios e medicamentos aplicados comumente ao gado, é considerada problema ambiental.

Alternativas
Comentários
  • A afirmativa está CORRETA, haja vista que o gado(do qual nós nos alimentamos) é subjugado a diversos procedimentos, desde a sua alimentação (gramíneas cheias de agrotóxicos e rações cheias de hormônio).

  • Comumente = Principalmente, sobretudo


ID
516361
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em encostas montanhosas, para a proteção dos solos contra a erosão pluvial, são construídos patamares aplainados, em curva de nível, que possibilitam a retenção de água e de sedimentos. A técnica descrita acima, empregada na agricultura, é o (a)

Alternativas
Comentários
  • a) terraceamento.

     

     

    Terraceamento: correponde a uma técnica em que são construídos terraços em regiões de topografia inclinada como forma de evitar processos erosivos nas áreas de encostas. São comuns na paisagem de países do sul e sudeste da Ásia, e são utilizados principalmente na rizicultura.

  • A calagem é a adição de calcário ou cal virgem ao solo com o objetivo de diminuir a acidez e fornecer nutrientes para as plantas, como os íons cálcio e magnésio.

  • Terraceamento: corresponde a uma técnica em que são construídos terraços em regiões de topografia inclinada como forma de evitar processos erosivos nas áreas de encostas. São comuns na paisagem de países do sul e sudeste da Ásia, e são utilizados principalmente na rizicultura.

    Calagem: essa técnica consiste em adicionar calcário a solos considerados ácidos como forma de torná-los propensos à agricultura.

    Coivara é uma técnica agrícola tradicional utilizada em comunidades tradicionais como quilombolas, indígenas, caiçaras e ribeirinhas no Brasil. É também chamada de agricultura itinerante e define-se, em geral, por poucos anos de cultivo, seguidos de muitos anos de repouso.

    Plantation ou plantação é um tipo de sistema agrícola baseado em uma monocultura de exportação mediante a utilização de latifúndios e mão-de-obra escrava.

    Rotação de culturas: pode ser utilizada para evitar o uso de adubação química e também para evitar a exaustão do solo. Isso é feito trocando as culturas a cada novo plantio de forma que as necessidades de adubação sejam diferentes a cada ciclo, ou seja, alternando espécies vegetais numa mesma área agrícola.

  • Terraceamento é utilizado para terrenos muito inclinados e para controlar a erosão hídrica, esta técnica consiste em fazer cortes na superfícies íngreme, a fim de formar degraus.

    LETRA A

    APMBB

  • Terraceamento: consiste em fazer cortes nas superfícies íngremes para formar degraus – terraços. Esse procedimento possibilita a expansão das áreas agrícolas em regiões montanhosas e populosas, por isso é muito comum em países asiáticos, como China, Japão, Tailândia e Filipinas.


ID
561472
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise o processo de intemperização do solo apresentado abaixo.


1 - Decomposição das partículas de argila;

                  ↓

2 - Lixiviação da sílica do solo;

                 ↓

3 - Predomínio do óxido de ferro e do alumínio no perfil. 


Esse processo é denominado

Alternativas
Comentários
  • Este processo de alteração do solo é designado por laterização e caracteriza-se pela ocorrência de lixiviação, que ocorre pelo excesso de chuvas ou irrigação, podendo vir a formar uma crosta constituída por nutrientes do solo, como Fe e Al, impedindo assim a penetração de água até níveis de profundidade superiores ao do laterito formado. Os solos originados por este processo são também chamados solos lateríticos. . A laterização é um problema típico de solos ligado às regiões de clima úmido e quente (entre os trópicos de Câncer e Capricórnio). É um tipo de rocha rica em ferro e alumínio formado na presença de águas ácidas e grande flutuação do lençol freático.


ID
667015
Banca
UFAC
Órgão
UFAC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O carvão mineral é uma rocha sedimentar de origem orgânica, resultante da transformação de antigos vegetais submetidos a certas condições, no decorrer do tempo geológico. No Brasil, o consumo de carvão mineral representa apenas 0,5% do mundial. Sobre o carvão mineral no Brasil, pode-se dizer:

Alternativas
Comentários
  • sobre nosso carvão: pouco, de má qualidade, encontra-se no sul


ID
674671
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Entende-se por “intemperismo” o conjunto de diversas ações pelas quais o resultado final é a formação do solo. As alternativas abaixo indicam os diversos processos que formam o solo, EXCETO:

Alternativas

ID
686272
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os Cerrados arbóreos têm a fisionomia característica marcada pelas árvores e arbustos, lembrando regiões semi áridas, não há escassez de água nos cerrados, mesmo nas estações mais secas. Os cerrados brasileiros, em contraste com as savanas africanas, são úmidos, apesar da sazonalidade da umidade. (Ross, 1995)

Ainda sobre as características do Cerrado analise as assertativas abaixo

I. As estações chuvosas e secas são bem marcadas, e as precipitações anuais estão acima de 1000 mm.

II. As espécies de plantas arbóreas estão adaptadas para retirar água de grandes profundidades do solo, com raízes que atingem mais de 15 m.

III. A água não é limitante para o desenvolvimento arbóreo.

IV. A sazonalidade climática expressa-se claramente na estrutura e no funcionamento dos cerrados, que apresentam diferentes fenofases dos grupos de espécies que neles se desenvolvem.

V. De acordo com as diferentes condições geológicas, geomorfológicas e climáticas, os solos dos cerrados variam em textura, estrutura, perfil e profundidade.

São verdadeiras as assertativas

Alternativas
Comentários
  • VILELA, Danilo Vieira. Direito Financeiro. Coleção Sinopses para Concursos. 3. ed. Salvador: Juspodivm, 2021. p. 259.

  • VILELA, Danilo Vieira. Direito Financeiro. Coleção Sinopses para Concursos. 3. ed. Salvador: Juspodivm, 2021. p. 259.


ID
689467
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“O tempo rotinizado prendia o trabalho ao solo, enquanto a massa dos prédios da fábrica, o peso do maquinário e o trabalho permanentemente atado acorrentavam o capital. Nem capital nem trabalho estavam ansiosos para mudar, e nem seriam capazes disso”. (grifos nossos) (Zigmunt Baumam – A Modernidade Líquida, 2001, p. 135.)

Os elementos grifados no texto são típicos de uma fase do processo de industrialização. Portanto, o autor faz referência

Alternativas
Comentários
  • Fordismo  refere-se aos sistemas de produção em massa.  Cada operário realizava apenas uma operação simples ou uma pequena etapa da produção. Desta forma não era necessária quase nenhuma qualificação dos trabalhadores
    De fato, Ford criou o mercado de massa para os automóveis. Sua obsessão era tornar o automóvel tão barato que todos poderiam comprá-lo.

ID
693388
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta os dois países da América Latina que não têm fronteira com o mar.

Alternativas

ID
693403
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As rochas e os minerais são importantes recursos para as sociedades. Observando a construção de uma casa, podem-se encontrar várias rochas e minerais. Assim, relacione a primeira coluna (elementos de uma casa) com a segunda coluna (rochas e minerais).

(1) telhado
(2) calhas                 
(3) pisos de pedra    
(4) pilares                 
(5) paredes       
      
( ) ferro e zinco
( ) mármore, granito e ardósia 
( ) calcário (cimento), quartzo (areia), basalto (brita) 
( ) argila 
( ) argila (tijolo), calcário (cimento) e quartzo (areia)  

A alternativa correta, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
713800
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Patrocínio - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A erosão poderá ser controlada por meio

Alternativas

ID
714544
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Tratando-se das condições geoambientais e da ocupação do semi-árido brasileiro, pode-se afirmar que a desertificação é um processo que conduz à degradação irreversível dos solos e dos demais recursos naturais renováveis.

Sobre o processo em pauta, assinale a opção que contém a afirmação FALSA.

Alternativas

ID
714766
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ao processo de formação dos solos na superfície da terra dá-se a denominação de

Alternativas
Comentários
  • Pedo=solo e gênese=formação.


ID
716110
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As afirmações abaixo tratam do uso e ocupação do solo no Brasil. Assinale a única que NÃO é verdadeira.

Alternativas

ID
716515
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Tratando-se de estudos pertinentes à geografia física, assinale a afirmação INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A Pedologia é ciência que estuda e classifica os solos, caracterizando-os de acordo com sua estrutura morfológica como cor, estrutura, materiais componentes, consistência, etc. Quanto ao estudo dos materiais rochosos, a ciência responsável é a Geologia.

ID
716521
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a afirmação INCORRETA sobre o semi-árido brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • A disponibilidade de água continua sendo um fator crítico, mesmo com as obras de retenção de água, como açudes e barragens, ainda há a possibilidade de não chover e faltar água para as atividades agrícolas.

ID
716524
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Aos processos de desagregação física ou decomposição química das rochas e ao desgaste e remoção dos solos e das formações superficiais da terra, dá-se as denominações respectivas de

Alternativas

ID
716554
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Rotação de culturas é uma técnica agrícola de conservação que visa diminuir a exaustão do solo. Isto é feito trocando as culturas a cada novo plantio de forma que as necessidades de adubação sejam diferentes a cada ciclo. Consiste em alternar espécies vegetais, numa mesma área agrícola. A rotação de culturas é vantajosa por que

Alternativas
Comentários
  • A monocultura ou mesmo o sistema contínuo de sucessão do tipo trigo-soja ou milho safrinha-soja, tende a provocar a degradação física, química e biológica do solo e a queda da produtividade das culturas. Também proporciona condições mais favoráveis para o desenvolvimento de doenças, pragas e plantas daninhas. Nas regiões dos Cerrados predomina a monocultura de soja entre as culturas anuais. Há a necessidade de introduzir, no sistema agrícola, outras espécies, de preferência gramíneas, como milho, pastagem e outras.

    A rotação de culturas consiste em alternar, anualmente, espécies vegetais, numa mesma área agrícola. As espécies escolhidas devem ter, ao mesmo tempo, propósitos comercial e de recuperação do solo.

    As vantagens da rotação de culturas são inúmeras. Além de proporcionar a produção diversificada de alimentos e outros produtos agrícolas, se adotada e conduzida de modo adequado e por um período suficientemente longo, essa prática melhora as características físicas, químicas e biológicas do solo; auxilia no controle de plantas daninhas, doenças e pragas; repõe matéria orgânica e protege o solo da ação dos agentes climáticos e ajuda a viabilização do Sistema de Semeadura Direta e dos seus efeitos benéficos sobre a produção agropecuária e sobre o ambiente como um todo.

    Fonte: EMBRAPA

ID
719083
Banca
UFSCAR
Órgão
UFSCAR
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O processo de desertificação de uma área consiste em uma diminuição progressiva nos índices de umidade e no empobrecimento dos solos arenosos, que se tornam inviáveis para a agricultura. A esse respeito, analise as seguintes afirmativas:

I. O uso inadequado do solo, os desmatamentos, as sucessivas queimadas, monocultura e sobrepastoreio são atividades que ocasionam a desertificação.

II. No Brasil, o processo de desertificação vem ocorrendo basicamente em certas áreas do Nordeste e do Rio Grande do Sul.

III. O abandono de uma área agrícola, que fica vários anos sem ser cultivada, inicia o processo de desertificação.

IV. O processo de desertificação de uma área não se explica por mudanças locais e sim pelo aquecimento global da atmosfera da Terra.

São corretas as seguintes afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I. Verdadeiro – Todas essas ações citadas são responsáveis pela redução das propriedades naturais do solo, pois há uma grande retirada da cobertura vegetal e a consequente exposição do solo.

    II. Verdadeiro – O processo de desertificação vem aumentando no território brasileiro e, atualmente, está se expandindo para áreas do Tocantins e de Mato Grosso. No entanto, as principais áreas do Brasil atingidas por esse fenômeno são os pampas gaúchos e o sertão nordestino.

    III. Falso – O abandono de uma determinada área agrícola não inicia o processo de desertificação, esse fato pode até promover a recuperação do solo de uma área.

    IV. Falso – O aquecimento global pode promover alterações climáticas que intensifiquem a desertificação de uma área. Entretanto, as mudanças locais são as principais responsáveis pelo processo de desertificação, principalmente as ações humanas, através de queimadas, desmatamentos, mineração, entre outras.


ID
722833
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O quadro ecológico e geográfico de uma região submetida às influências de um clima semiárido deve conter as seguintes características combinadas:

Alternativas

ID
758245
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A denominada revolução verde favoreceu a criação e a disseminação
de novas sementes e práticas agrícolas que permitiram um aumento
na produção agrícola, em países menos desenvolvidos, durante as décadas de sessenta e setenta do século passado. A esse respeito, julgue os itens de 73 a 75 e assinale a opção correta no item 76, que é do tipo C.


O intemperismo pode ser entendido como um conjunto de modificações de ordem física (desagregação e fragmentação mecânica), química (decomposição dos minerais primários) e biológica (influência de raízes, matéria e ácidos orgânicos) que transformam rochas na superfície da Terra em materiais friáveis e solos. Considerando-se as relações entre clima, intemperismo e solos, é correto afirmar que

Alternativas

ID
796810
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em função de fatores variados, dentre eles a significativa extensão territorial, o relevo, a dinâmica de massas de ar e do predomínio de clima úmido, o Brasil é composto por uma ampla e densa rede hidrográfica. Regra geral os rios apresentam 4 tipos fundamentais de canais fluviais, a saber: retilíneo, meandrante, anastomosado e entrelaçado. Tomando o enunciado como referência é CORRETO afirmar que a drenagem anostomosada é aquela que

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Padrão de  em que o rio corre por vários canais que se abrem em dois ou mais e confluem mais adiante com os mesmos ou com outros canais em complexo e variável sistema fluvial com várias ilhas, comum nas zonas deltaicas e em leques aluviais, onde a quebra de relêvo propicia maior deposição do que erosão.


ID
805231
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um impacto ambiental causado pela agricultura refere-se à alteração na estrutura do solo. O revolvimento do solo antes do cultivo desagrega-o, facilitando o carreamento dos minerais pela água das chuvas. A perda de milhares de toneladas de solo agricultável todos os anos, em consequência desse tipo de impacto ambiental, é um dos mais graves problemas enfrentados pela economia agrícola.

O impacto ambiental descrito acima é denominado

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta é a letra (C), uma vez que o impacto descrito no enunciado é a erosão. Erosão significa o desgaste do solo e de rochas, o que pode ocorrer devido a fenômenos naturais, como chuva e vento, ou devido a ações antrópicas, como é o caso da agricultura. No caso da agricultura, a erosão provocada pelo revolvimento da terra e pela ação das chuvas compromete a camada mais superficial do solo, que, geralmente, é a mais rica em nutrientes e, portanto, mais fértil. Dessa forma, a erosão compromete a própria agricultura, que se torna menos produtiva. Não plantar em áreas inclinadas, diversificar a lavoura, construir terraços para evitar a formação de enxurradas, dentre outras ações, são fatores que colaboram para evitar a erosão.



ID
835117
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A antiguidade geológica do território brasileiro, associada aos diferentes tipos de rochas e terrenos que se formaram ao longo de mais de dois bilhões de anos, possibilita ao país uma atividade econômica importante na exploração de produtos minerais.

Atualmente, a exploração de ________________ ocorre _____________, e a de ______________ ocorre _____________.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa (A) está incorreta, pois o principal produtor brasileiro de carvão mineral é o estado de Santa Catarina. Já de manganês são os estados do Pará e do Mato Grosso do Sul.

    A alternativa (B) está incorreta, pois a bauxita localiza-se principalmente nos estados do Pará e de Minas Gerais. Quanto às principais reservas de potássio, a questão está certa, pois localizam-se em Sergipe. O Brasil não tem potássio em abundância, como tem outros minérios.


    A alternativa (C) está correta. A maior produção de bauxita vem dos estados do Pará e de Minas Gerais, mas há estudos que afirmam que a cidade de Itinga, no Maranhão, abriga a maior jazida de bauxita do país.


    A alternativa (D) está incorreta, sendo que a produção dos minérios já foi localizada nas explicações anteriores.


    A alternativa (E) está incorreta, pois as reservas de níquel do Brasil se encontram em cinco estados: Goiás, Pará, Piauí, Minas Gerais e São Paulo. Dessa forma, o Ceará não é produtor de níquel.



  • A serra do Carajás, no Pará, é uma das maiores reservas de minérios do mundo, que explora principalmente o ferro, mas, cuidado pra não confundir maior reserva com maior exportação, porque o quadrilátero ferrífero de Minas é quem é o maior exportador de minério de ferro do Brasil devido as logísticas da localidade.


ID
849178
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ao considerar a influência da infiltração da água no solo e o escoamento superficial em topos e encostas, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • LETRA D: a infiltração e o escoamento superficial aceleram, respectivamente, os processos de intemperismo químico e de erosão.


ID
899554
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um dos principais objetivos de se dar continuidade às pesquisas em erosão dos solos é o de procurar resolver os problemas oriundos desse processo, que, em última análise, geram uma série de impactos ambientais. Além disso, para a adoção de técnicas de conservação dos solos, é preciso conhecer como a água executa seu trabalho de remoção, transporte e deposição de sedimentos. A erosão causa, quase sempre, uma série de problemas ambientais, em nível local ou até mesmo em grandes áreas.
GUERRA, A. J. T. Processos erosivos nas encostas. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007 (adaptado).

A preservação do solo, principalmente em áreas de encostas, pode ser uma solução para evitar catástrofes em função da intensidade de fluxo hídrico. A prática humana que segue no caminho contrário a essa solução é

Alternativas
Comentários
  • O deslizamento é um fenômeno comum em áreas de relevo acidentado, sobretudo nas encostas. Esse processo pode ocorrer em locais onde não há ocupação humana, no entanto, são mais comuns em terrenos onde houve a retirada da cobertura vegetal original, que é responsável pela consistência do solo e que impede, através das raízes, o escoamento das águas.

    Fonte:
    http://www.brasilescola.com/geografia/deslizamentos-encostas.htm
  • As alternativas (A), (B), (C) e (D) estão incorretas porque representam, de maneira geral, práticas que colaboram para a preservação do solo, e não o contrário, como demanda o enunciado. A alternativa (A), que trata da aração, deve ser observada com cautela. A aração, quando feita do topo ao vale em áreas de encosta, pode ter efeito erosivo, com potencialidade para gerar catástrofes. Isso, inclusive, esteve presente em outra questão do ENEM. Entretanto, como a alternativa mencionou apenas aração, sem dar maiores detalhes, ela está incorreta, pois esse método, dependendo de como é executado, pode ajudar na preservação do solo. O terraceamento, que está na alternativa (B), é geralmente utilizado em terrenos íngremes, onde são feitas rampas em níveis diferentes, o que também ajuda a controlar a erosão hídrica e, portanto, a evitar catástrofes. Na alternativa (C), o pousio significa o repouso das terras cultiváveis, o que permite a recuperação do solo. Já a drenagem, prevista na alternativa (D), é o escoamento de água de terrenos encharcados, o que também colabora para a preservação do solo.

    A alternativa correta é, dessa forma, a letra (E). O desmatamento leva à erosão e ao empobrecimento dos solos e, nas áreas de encosta, uma das consequências disso é a facilitação de deslizamentos de terra nos períodos de chuva. Isso foi o que se observou em grande parte das catástrofes ocorridas em Friburgo e Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, no início de 2012.   


  • Questões referentes à desmoronamento, deslizamento de encostas...sempre tenham como alternativa principal o desmatamento, pois sem árvores não há absorção adequada da água e consequentemente um alagamento do solo que provoca tais acidentes.

    Gabarito letra E

    Bons estudos! 

  • As alternativas (A), (B), (C) e (D) estão incorretas porque representam, de maneira geral, práticas que colaboram para a preservação do solo, e não o contrário, como demanda o enunciado.

     

    A alternativa (A), que trata da aração, deve ser observada com cautela. A aração, quando feita do topo ao vale em áreas de encosta, pode ter efeito erosivo, com potencialidade para gerar catástrofes. Isso, inclusive, esteve presente em outra questão do ENEM. Entretanto, como a alternativa mencionou apenas aração, sem dar maiores detalhes, ela está incorreta, pois esse método, dependendo de como é executado, pode ajudar na preservação do solo.

     

    O terraceamento, que está na alternativa (B), é geralmente utilizado em terrenos íngremes, onde são feitas rampas em níveis diferentes, o que também ajuda a controlar a erosão hídrica e, portanto, a evitar catástrofes.

     

    Na alternativa (C), o pousio significa o repouso das terras cultiváveis, o que permite a recuperação do solo.

     

    Já a drenagem, prevista na alternativa (D), é o escoamento de água de terrenos encharcados, o que também colabora para a preservação do solo.

     

    A alternativa correta é, dessa forma, a letra (E). O desmatamento leva à erosão e ao empobrecimento dos solos e, nas áreas de encosta, uma das consequências disso é a facilitação de deslizamentos de terra nos períodos de chuva. Isso foi o que se observou em grande parte das catástrofes ocorridas em Friburgo e Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, no início de 2012.   

  • Letra E

    As encostas que sofrem desmatamento são propicias ao processo de erosão, já que as vegetações atuam como infiltradores das águas pluviais, dificultando a leva de sedimentos do solo pela chuva, para as áreas mais baixas do relevo. A intensificação desse processo leva a origem de voçorocas e ravinas (grandes buracos formados pelas intempéries) nas encostas de colinas e morros.

  • Deixe seu like se você só leu a parte inicial do enunciado e de cara marcou drenagem. Depois foi ler a pergunta e ver que caiu na pegadinha do ENEM.

  • Eu marquei aração. Tava errada porque sim, arar o solo prejudica as raízes, deixa ele mais vulnerável e facilita a erosão. Mas o que provoca mesmo é a retirada da cobertura vegetal, logo, a resposta é desmatamento.


ID
976489
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nas áreas muito úmidas da Amazônia, típicas de clima Equatorial, os solos são lavados e têm seus minerais e nutrientes escoados pela água das chuvas,causando o empobrecimento do solo em curto prazo. A este processo de degradação do solo denominamos:

Alternativas
Comentários
  • Lixiviaçãoé o processo de extração de uma substância presente em componentes sólidos através da suadissoluçãonum líquido. É um termo utilizado em vários campos da ciência, tal como ageologia,ciências do solo,metalurgiaequímica.

    O termo original refere-se a ação solubilizadora deáguamisturada comcinzasdissolvidas (lixívia) constituindo umasolução alcalinaeficaz nalimpezade objetos, mas, emgeoquímicaougeologiade modo geral, usa-se para indicar qualquer processo deextraçãoousolubilizaçãoseletiva de constituintesquímicosde umarocha,mineral, depósito sedimentar,solo, etc.. pela ação de umfluidopercolante1.

    Nas regiões equatoriais, e nas áreas de clima úmido, com abundantes precipitações sazonais, verifica-se, com maior facilidade, os efeitos da lixiviação do solo. Dentre os componentes que são extraídos constam minerais solúveis, como fósforo, cálcio, nitrogênio, etc.


  • Trata-se do processo de lixiviação ou escoamento superficial, onde o solo é erodido e esse material fragmentado é carreado para as áreas mais baixas do relevo, posteriormente acumula-se e por fim ocorre a compactação, diminuindo a fertilidade do solo, podendo inclusive a torná-lo improdutivo. É um processo natural, contudo muitas vezes acelerado pela ação humana.

  • b) Lixiviação.



    * Laterização: Formação de uma crosta dura na superfície, impedindo a penetração das raízes das plantas.


    * Lixiviação: Lavagem dos nutrientes e minerais dos solos pelas águas da chuvas.


    * Desertificação:  Processo de arenização do solo provocado a partir do seu manejo incorreto.


    * Antropização: Ação do homem sobre o meio ambiente.


    * Ravinamento: Escoamento superficial das águas da chuva no solo onde a cobertura vegetal foi removida, ocasionando o aparecimento de rachaduras e sulcos.

  • A alternativa (A) está incorreta, pois lateralização é uma consequência da lixiviação, quando surgem crostas ferruginosas no solo.
    A alternativa (B) está correta, pois o que foi descrito no enunciado é o processo de lixiviação.
    A alternativa (C) está incorreta, pois desertificação significa a transformação de determinada região em um deserto, seja por condições climáticas, seja pela ação do homem ou pela conjugação dos dois fatores.
    A alternativa (D) está incorreta, pois antropização são transformações causadas pelo homem.
    A alternativa (E) está incorreta, pois ravinamento é uma forma de erosão que cria fissuras no solo e é causada pelo escoamento superficial das águas.

    RESPOSTA: LETRA B.


  • lixiviação= *Lavagem do solo*


ID
1004959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito das características físicas da região Centro-Oeste do Brasil, julgue os itens subsequentes.

O Pantanal é um bom exemplo de domínio morfoclimático ameaçado pela expansão da moderna agricultura de soja e cana-de-açúcar, que nele encontra solos férteis, abundância de água e baixo custo da terra.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO!

    O erro da questão está em dizer "ameaçado pela expansão da moderna agricultura de soja e cana-de-açúcar", pois a agropecuária, as rodovias e os garimpos é que são responsáveis pelos principais impactos ambientais e pela destruição do ecossistema pantaneiro.
  • Outra afirmação que pode estar errada nessa assertiva é o termo "baixo custo da terra"... as terras são caras!

    Corrijam-me se estiver enganado...
  • O principal erro da questão esta na afirmativa de que o pantanal e um domínio morfoclimático, pois não e , e uma área de trasicao

    Entre o dominio do cerrado e o domínio amazonico
  • A ameaça ao Pantanal não vem somente da expansão da agricultura e a cana-de-açúcar não está entre as culturas principais da região pantaneira. Os principais estados produtores de cana são São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás, que respondem por aproximadamente 80% de toda a produção do Brasil. As plantações de soja são, de fato, uma ameaça ao Pantanal, mas outros fatores, como as plantações de milho e arroz, o desmatamento para a pecuária extensiva, a construção de hidrelétricas, a utilização de agrotóxicos e a exploração de ouro e diamante, com a utilização de mercúrio, têm gerado muitos impactos ambientais. Ressalta-se que muitos dos impactos ocorrem na área de planalto, o que gera consequências negativas na planície pantaneira. As hidrelétricas afetam a principal bacia hidrográfica da região (Rio Cuiabá), com redução no nível de água, reduzindo, consequentemente, a área inundada do Pantanal, o que causa perdas enormes em termos de fauna e flora do local. Já os agrotóxicos e o mercúrio contaminam os rios e os animais que lá vivem.


    A questão está errada.


  • No Brasil, os solos férteis são Massapê (origem do solo com calcário) para cana de açúcar, terra-roxa (origem basáltica) para o café, porém no centro-oeste o solo não é fértil mais a topografia é plana favorecendo a mecanização. 

  • as questoes erradad do cespe parecem bingo, tdo mundo chutando oq acha q é kkk


ID
1005025
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Cultivo itinerante na floresta tropical
01         O cultivo de coivara é um tipo de agricultura
        itinerante adotado por populações tradicionais há milênios e
        hoje restrito às regiões tropicais do planeta. Atualmente, há um
04     grande debate sobre a sustentabilidade desse sistema agrícola
        e a possível contribuição para a conservação das florestas
        tropicais. Este artigo caracteriza esse método de plantio e
07     apresenta uma análise dos estudos científicos publicados nas
        últimas décadas sobre o tema, além de dados sobre essa prática
        em comunidades quilombolas do vale do rio Ribeiro, em São
10     Paulo. Os resultados desses estudos, em conjunto, permitem 10
        uma defesa da sustentabilidade do cultivo de coivara.

Walter Alves Neves; Rui Sergio Sereni Murrieta; Cristiva Adams;
Alexandre Antunes Ribeiro Filho; Nelson Novaes Pedroso Júnior.
In: Revista Antropologia Ecológica. Universidade de São Paulo.

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir.

Infere-se do trecho apresentado que a agricultura itinerante é uma forma de cultivo que parece favorecer a preservação do solo, como tem demonstrado o interesse de cientistas por esse tipo de cultivo

Alternativas
Comentários
  • Questão de interpretação da última parte do texto.
  • Penso que seja a conservação do solo e não a preservação como a questão está afirmando!


  • Segundo o texto base, existe uma série de pesquisas sobre o tema da agricultura itinerante e os resultados apontam que a prática é compatível com a defesa da sustentabilidade. O método da agricultura itinerante significa atear fogo na mata, fazer a limpeza do solo (destocamento) e semear a terra. Depois do desgaste do solo, após certo tempo de cultivo na terra, muda-se o local de cultivo, repetindo-se a técnica da agricultura itinerante. 


    A questão está certa.



  • Questão é interpretativa... Há uma certa pegadinha, pois, em geral, a agricultura intinerante é tratada como maléfica ao meio ambiente,em contrapartida, o autor do texto defende que não.Portanto, alternativa "certo".

  • Para acertar essa temos que prestar atenção no "infere-se do trecho".


ID
1025620
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Uma sequência de eventos naturais aconteceram no mundo recentemente, como, por exemplo, os terremotos no Haiti, no Chile, no México, na China e nas Filipinas e, ainda, a erupção de um vulcão na Islândia.

Quanto à formação do terremoto no Chile e à erupção do vulcão na Islândia, pode-se afirmar que ambos estão ligados a fenômenos que têm como causa, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: E


ID
1104028
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Solo que tem como característica uma concentração muito alta de sais solúveis, especialmente o cloreto de sódio, sendo encontrado nas baixadas das regiões áridas e semiáridas, ou próximo ao mar”. (GIOVANNETTI, G. Dicionário de Geografia, 1996, p. 198).

A que tipo de solo o texto se refere?

Alternativas
Comentários
  • a)Solo halomórfico

    Solos com quantidades excessivas de sais (baixa fertilidade). Típicos de locais áridos ou semi-áridos ou de estuários.


ID
1151848
Banca
FUMARC
Órgão
CBM-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando cerca de 22% do território nacional. [...] Considerado como um hotspots mundiais de biodiversidade, o Cerrado apresenta extrema abundância de espécies endêmicas e sofre uma excepcional perda de habitat. Contudo, inúmeras espécies de plantas e animais correm risco de extinção. [...] Estima-se que 20% das espécies nativas e endêmicas já não ocorram em áreas protegidas e que pelo menos 137 espécies de animais que ocorrem no Cerrado estão ameaçadas de extinção. Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana.”

Fonte: http://www.mma.gov.br/biomas/cerrado Acesso em: 10/02/2013

O principal fator que proporcionou a degradação do Cerrado nas décadas 1960 e 1970 foi

Alternativas
Comentários
  • a) o avanço da fronteira agrícola da soja.


    A partir de 1960, o Cerrado foi palco de uma forte expansão da fronteira agropecuária, estimulada por políticas públicas e de crédito nacionais e internacionais voltadas para exploração de grãos e de carnes. A transferência da capital federal para Brasília, em 1960, e a adoção de políticas de desenvolvimento, o surgimento de novas tecnologias e investimentos em infra-estrutura, principalmente durante a década de 1970, foram os principais fatores na geração dessa nova dinâmica econômica , que resultou na abertura e ocupação de grandes áreas de Cerrado através da expansão da agricultura comercial. A explosão da produção de soja no Brasil coincide com o processo de modernização conservadora da agricultura brasileira, que se inicia no final da década de 60 e contribuiu, de forma significativa, para o salto quantitativo e qualitativo da produção de soja na região do Cerrado. O cultivo da soja causa vários impactos ambientais  nesse bioma, como: o assoreamento do leito dos rios; a poluição em algumas nascentes de rios das bacias Amazônica e do São Francisco causada pelos agrotóxicos utilizados nas plantações.

  •  Nas últimas décadas, o crescimento econômico do Centro-Oeste deve-se, sobretudo, à expansão da fronteira agropecuária para a região e o seu excelente desempenho. Com mais de 72 milhões de cabeças de gado, o rebanho bovino no Centro-Oeste é o maior do país. Além disso, o desenvolvimento do cultivo de grãos, especialmente da soja, beneficia indiretamente a indústria e o comércio. 

     Entretanto, a região tem o desafio de aliar o crescimento econômico com a preservação ambiental. As plantações aumentaram à custa do desmatamento e a cultura de grãos avança perigosamente para o norte do Mato Grosso, rumo à Floresta Amazônica. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o cerrado, bioma predominante da região Centro-Oeste, já perdeu 48,8% da sua cobertura vegetal original, em decorrência da ocupação do interior e do avanço da soja e do gado.

        Diante do exposto, a resposta correta é a letra A.


ID
1168999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

        Se necessário for definir um paradigma para a geopolítica desde que se constituiu como disciplina, certamente este seria o do realismo, no campo das relações internacionais. A obra de Friedrich Ratzel, teorizando geograficamente o Estado (1897), constitui uma fonte crucial para a análise das relações entre o Estado e o poder.

        B. Becker. A geopolítica na virada do milênio. In: Geografia: conceitos e temas, Castro et al. (Orgs.). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995, p. 273 e 277 (com adaptações).


Acerca do paradigma mencionado no fragmento de texto acima e de suas relações com a obra político-geográfica de Friedrich Ratzel, julgue (C ou E) os itens a seguir.

A relação do Estado com o solo reforça a concepção ratzeliana do espaço vital como o espaço fundamental à expansão de um complexo povo.

Alternativas
Comentários
  • Inicialmente o gabarito foi apresentado como correto, mas o Cespe optou pela sua anulação com base na seguinte justificativa:

    "Deferido com anulação. O uso, na redação do item, da expressão “complexo povo” prejudicou seu julgamento objetivo, motivo pelo qual se opta por sua anulação.


ID
1170673
Banca
FAFIPA
Órgão
PM-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os episódios de quedas de barreiras, nas estradas da Serra do Mar, no Paraná, estão associados aos momentos de maior pluviosidade, que afetam a estabilidade das vertentes. Assinale a alternativa correta sobre as condições do clima e do solo e relevo que favorecem os movimentos de massa.

Alternativas
Comentários
  • A associação entre as precipitações intensas, o lixiviamento ou escoamento superficial da água (também bastante intenso, tendo em vista o relevo em questão), a variação de temperatura (chuvas X estação do momento: verão) e, principalmente, as particularidades do relevo visualizado desencadeiam todo esse processo de movimento de massas (quedas de barreiras).

  • o clima da regiao centro oeste do Brasil é tropical continental,a caracteristica mais marcante deste clima quente é a presença de um verão chuvoso,entre os meses de outubro a março,e um inverno seco,entre os meses de abril a setembro.

  • E- Episódios pluviais intensos associados à estação quente, entre os meses de janeiro e março, provocandoo encharcamento e a mobilização das formações superfciais nas encostas de declividade média ou alta, na Serra do Mar.

  • Apenas um estudante do ENEM.

    Erosão = Intemperismo Físico = Chuva, Vento, Água ou Gelo.


ID
1257952
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As camadas do solo resultam da combinação de fatores físicos, químicos e biológicos. Dependendo dessa combinação, elas terão aspectos e formações distintas. Sobre o tema, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • (E)
    voçoroca=

    Escavação no solo ou em rocha decomposta causada por erosão do lençol de escoamento de águas pluviais; boçoroca, buracão, vossoroca.

  • Letra E.

    A voçoroca ou boçoroca é um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão, causados pela chuva e intempéries, em solos onde a vegetação é escassa e não mais protege o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas

  • Solos orgânicos são compostos de matéria orgânica, ou seja, formados através da decomposição de vegetais, animais e microrganismos.

    Aluviais: quando os solos foram formados por rochas localizadas em outros lugares. Graças à ação das águas e dos ventos, os sedimentos foram transportados para outro local.

    Eluviais: quando os solos se formam por rochas encontradas no mesmo local da formação, ou seja, quando a rocha que se decompôs e se alterou para a formação do solo se encontra no mesmo local do solo.  Ação do intemperismo químico.


ID
1353751
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os dois principais rios que alimentavam o Mar de Aral, Amurdarya e Sydarya, mantiveram o nível e o volume do mar por muitos séculos. Entretanto, o projeto de estabelecer e expandir a produção de algodão irrigado aumentou a dependência de várias repúblicas da Ásia Central da irrigação e monocultura. O aumento da demanda resultou no desvio crescente de água para a irrigação, acarretando redução drástica do volume de tributários do Mar de Aral. Foi criado na Ásia Central um novo deserto, com mais de 5 milhões de hectares, como resultado da redução em volume.

TUNDISI, J. G. Água no século XXI: enfrentando a escassez. São Carlos: Rima, 2003

A intensa interferência humana na região descrita provocou o surgimento de uma área desértica em decorrência da

Alternativas
Comentários
  • b) salinização.


    O termo salinização refere- se ao processo que resulta na acumulação de sal no solo. Podem causar salinização:

    1º A subida do nível freático até, ou perto, da superfície: Ocorre em terras áridas não irrigadas onde os sais se acumulam por evaporação da água, na superfície do solo;

    Excessivo uso de água para irrigação em climas secos, com solos pesados, causa acumulação dos sais, pois não são lavados pela precipitação e; 

    3º Intrusão de água salgada em águas costeiras, onde a água do mar substitui a água subterrânea, que foi sobre- explorada.

  • Entende-se por salinização do solo o acúmulo excessivo de sais minerais em forma de íons (Na+e Cl-) na superfície e também na estrutura interior do relevo utilizado para o plantio. É um processo que se manifesta mais comumente em áreas de clima árido e semiárido em que são elevados os índices de evaporação e muito baixas as quantidades médias de chuvas.

    Sabemos que, naturalmente, a água possui sais minerais e demais compostos, tais como o potássio e muitos outros. No entanto, o acúmulo excessivo dessa água no solo, somado ao seu elevado índice de evaporação, pode provocar o processo de salinização, pois os sais depositados não evaporam em conjunto. Assim, quando as chuvas são poucas e o solo é pouco lavado pelo escoamento das águas pluviais na superfície, esses sais mantêm-se ainda mais acumulados, causando a perda de sua fertilidade e até mesmo intensificando processos de desertificação.

    Existem três causas principais para a salinização do solo:

    - a subida do nível freático

    - a adoção de métodos incorretos de irrigação

    - o acúmulo de água salgada proveniente dos mares e oceanos

    No caso da emergência da água subterrânea para a superfície, ocorre uma maior presença dessa água nos solos de regiões áridas e semiáridas não irrigadas, havendo o acúmulo dos sais em virtude da intensa evaporação, haja vista o clima seco. Para isso acontecer, o nível da água do subsolo tem de estar, obviamente, próximo à superfície, o que é mais comum em regiões de planícies aluviais e também em áreas de depressão relativa e absoluta, além da presença dos tipos climáticos acima citados.

    Os métodos incorretos de irrigação provocam ou, em alguns casos, apenas intensificam processos de salinização do solo já existentes. Por isso, em ambientes que já apresentam essa tendência - novamente, em regiões de clima mais seco e intensa evaporação -, técnicas de irrigação por aspersão ou outros manejos que usam muita água são poucos recomendados. O correto, em tese, é o emprego de técnicas de gotejamento, em que o uso da água é mais contido, afetando em menor grau o solo. O grande problema é que essas técnicas são mais caras, o que contrasta com o nível econômico dos produtores de regiões áridas, geralmente de baixo poder aquisitivo, o que praticamente inviabiliza o uso de técnicas que buscam evitar a salinização.

    Em um último tipo de ocorrência, citam-se os casos de salinização do solo em razão da presença - ou melhor, da ausência! - de água do mar. Em regiões como o Mar Morto e o Mar de Aral, na Ásia, o clima é seco e a evaporação das águas salgadas desses mares (que, na verdade, são lagos) é muito intensa. Conforme a utilização e exploração desses recursos hídricos, pode haver uma perda ou menor presença de água. Por causa disso, os sais minerais permanecem na superfície, enquanto a concentração de líquido diminui, o que acarreta o acúmulo desses sais e a consequente e inevitável salinização.

  • - Tributário: rios e cursos de água menores que desaguam em rios 

    - A laterita ou laterite é um tipo de solo muito alterado com grande concentração de hidróxidos de ferro e alumínio.Este processo de alteração do solo é designado por laterização e caracteriza-se pela ocorrência de lixiviação, que ocorre pelo excesso de chuvas ou irrigação, podendo vir a formar uma crosta constituída por nutrientes do solo, como Fe e Al, impedindo assim a penetração de água até níveis de profundidade superiores ao do laterito formado. Os solos originados por este processo são também chamados solos lateríticos. . A laterização é um problema típico de solos ligado às regiões de clima úmido e quente.

  • Ao retirar muita água do rio, a concentração de sais aumenta.

  • Letra B

    A salinização é um processo que ocorre gradualmente ao longo de meses de práticas agrícolas incorretas e se caracteriza pelo aumento da concentração de sal no solo. O desvio das águas dos rios que desembocam no mar de Aral é um exemplo dessas práticas agrícolas incorretas. Esse desvio acarretou na diminuição do volume de água no mar de Aral. Esse fato, em consonância com o clima semiárido, criou condições propicias para a evaporação progressiva de água no mar, diminuição do nível do mar, e aumento da concentração salina.

    Em resumo, a viabilidade de água doce, o clima semiárido, a evaporação progressiva da água restante, e a salinização da água restante criaram condições para o surgimento de um deserto.

  • ✓ Gabarito B

    a. erosão.

    → Desgaste de solos e rochas naturalmente ou antrópicas gerando solos ácidos ou improdutivos. Exemplos de erosões: pluviais, fluviais, marinha, eólica e glacial.

    b. salinização.

    → Aumento de sais minerais no solo em regiões mais quentes ocorrendo a evaporação da água e deixando a camada superficial do solo dura de sais.

    → Podem causar salinização:

    Aumento do nível freático perto da superfície;

    Excessivo uso de água para irrigação em climas secos (devido a falta de chuvas);

    Água salgada do mar substitui a água costeira subterrânea.

    c. laterização.

    → Acúmulo de hidróxidos de ferro e alumínio devido a decomposição de rochas. Dessa forma, as terras ficam vermelhas.

    d. compactação.

    → Devido a pressão feita no solo (tráfego de tratores, máquinas agrícolas...) há o aumento de densidade do solo reduzindo a porosidade interferindo na permeabilidade do mesmo e na disponibilidade de nutrientes e água.

    obs: pode ser confundido com a erosão, pois um dos problemas que pode ocorrer é a diminuição da infiltração da água no solo causando escoamento superficial e a erosão.

    e. sedimentação.

    → Desgaste de solos e rochas ocasionada pela água ou pelo vento que provocam pequenas fissuras que ajudam a dividir os solos em sedimentos (pedaços de solo ou rochas deterioradas pequenas ou até mesmo o pó ou poeira).

  • Desertificação ocorre em regiões áridas e semiáridas (pouca chuva). A irrigação dessas áreas pode provocar desertificação pela evapotranspiração acontecer mais depressa. A água evapora rápido, e como vocês devem ter visto em biologia, há sais na água. Muita água no solo deixa ela salino, com muitos sais minerais


ID
1353802
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Antes de o sol começar a esquentar as terras da faixa ao sul do Saara conhecida como Sahel, duas dezenas de mulheres da aldeia de Widou, no norte do Senegal, regam a horta cujas frutas e verduras alimentam a população local. É um pequeno terreno que, visto do céu, forma uma mancha verde — um dos primeiros pedaços da “Grande Muralha Verde”, barreira vegetal que se estenderá por 7 000 km do Senegal ao Djibuti, e é parte de um plano conjunto de vinte países africanos.

GIORGI, J. Muralha verde. Folha de S. Paulo, 20 maio 2013 (adaptado).


O projeto ambiental descrito proporciona a seguinte consequência regional imediata:

Alternativas
Comentários
  • Às margens do Saara, projeto de reflorestamento e cultivo tocado por 20 países africanos tenta evitar o aumento da desertificação; mesmo assim, famílias ainda lutam para obter água para consumo e plantio.

  • Gabarito: E) Evita a expansão da desertificação.

  • Letra E

    Nesta questão é fundamental atentar para o fato de se tratar de uma região desértica e para a ação das mulheres da aldeia de Widou que regam a horta. A questão indaga o que esse projeto ambiental gera como consequência, ou seja, procura uma consequência desta ação para o meio ambiente. Ao empreender esta ação as mulheres da aldeia impedem que o processo de desertificação seja ampliado, garantindo assim o sustento alimentar de sua comunidade.


ID
1368592
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As rochas ígneas ácidas são bastante comuns na crosta continental e, quando intemperizadas sob clima tropical úmido, dão origem a mantos saprolíticos espessos e ricos em argila e areia, frequentemente associados com latossolos. A classificação desse tipo de rocha é determinada:

Alternativas
Comentários
  • As rochas ígneas são conhecidas também como rochas magmáticas

    SiO2 = sílica

    São consideradas rochas ácidas as com mais de 65% de sílica; rochas neutras ou “intermédias as com 65 a 52% de sílica; e rochas básicas as com 52 a 49%. 

    Bons estudos!



  •  “rochas ácidas” com mais de 65% de sílica;

    rochas neutras” ou “intermédias”, com 65 a 52% de sílica; e

    rochas básicas”, com 52 a 49% de sílica.

    A qualificação de uma rocha como ácida resultou de convicção, ao tempo, de que a sílica (SiO2) era um “óxido acídico”, à semelhança do dióxido de carbono (CO2) que, juntamente com a água, formaria uma série de ácidos e em que os silicatos (feldspatos, anfíbolas, piroxenas, olivinas, entre outros) eram aceites como os sais.


ID
1407061
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

CONTI E FURLAN (2003), em sua obra [Geoecologia: O clima, os solos e a biota In: ROSS, J. L. S. (org.). Geografia do Brasil. 4a Edição. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003] dizem sobre o solo: “O solo não é apenas um substrato para o desenvolvimento da biosfera. O solo é um dos determinantes das características da biosfera e é modificado por elas, através dos processos interativos que mantém com os seres vivos, o solo é onde estes estão ancorados e o elo de transferência do alimento e da água para as plantas, fechando o ciclo por onde flui a energia. Os solos se desenvolvem a partir de uma matriz rochas a que, por ação do clima, dos seres vivos e da força da gravidade, se diversifica em múltiplos tipos. Estes se foram em processos lentos e são agrupados pelos especialistas conforme uma série de atributos genéticos". De acordo com a teorização desses autores, indique a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • A vegetação mediterrânea  está presente em áreas do planeta que apresentam verões secos e quentes e invernos úmidos (chuvosos) e de temperaturas amenas. Vegetação esparsa, ou seja, com árvores distantes umas das outras. Os troncos são largos e com poucas folhas para uma melhor adaptação à condição um tanto quanto árida.

  • GAB 

    b)

    A vegetação mediterrânea ocorre em climas estacionais com períodos frios e quentes bem marcados. As temperaturas de invemo podem chegar abaixo do ponto de congelamento. As plantas são úmidas, com estrutura e composição distintas conforme a área de ocorrência. A queda das folhas nas estações secas equilibra as plantas para que elas, transpirando menos, consigam atravessar os períodos de escassez de água. As árvores em geral possuem folhas delgadas e largas, como os plátanos.

  • Alternativa: B

    Floresta temperada ocorre em climas estacionais com períodos frios e quentes bem marcados. As temperaturas de inverno podem chegar abaixo do ponto de congelamento. As plantas são úmidas, com estrutura e composição distintas conforme a área de ocorrência. A queda das folhas nas estações secas equilibra as plantas para que elas, transpirando menos, consigam atravessar os períodos de escassez de água. As árvores em geral possuem folhas delgadas e largas, como os plátanos.

  • clima tropical semiárido é predominante na porção central do Nordeste brasileiro. Encontrado em parte do Estado do Piauí, no Meio Norte e em parte da Zona do Sertão, nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Bahia.                             www.todamateria.com.br/clima-da-regiao-nordeste/

    A alternativa C apresenta um erro, ou apresenta texto dubio, ao afirmar que grande parte do Nordeste possui clima tropical úmido, sendo que a maior área corresponde ao sertão, onde temos clima semi-árido.

     

     

     

     

     

     

  • Concordo contigo Nara. Não sei de IBFC que colocou gabarito errado ou QC.A INCORRETA é a C. Copiar a questão e colocar aqui no comentário ajuda em nada!


ID
1424920
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca das características, distribuição e solos dos biomas terrestres, julgue o próximo item.

A noção de que os ambientes naturais são patrimônio da humanidade é fato antigo na política e no direito internacional, mas, apenas na conferência realizada no Rio de Janeiro de 1992 (ECO-92), a natureza foi confirmada como patrimônio, na convenção sobre diversidade biológica.

Alternativas
Comentários
  • Esse apenas deixou a questão errada.

  • A idéia de combinar a conservação dos sítios culturais com a dos sítios naturais foi dos Estados Unidos. Uma conferência na Casa Branca, em Washington, pediu em 1965 que se criasse uma "Fundação do Patrimônio Mundial" que estimulasse a cooperação internacional para proteger as "maravilhosas áreas naturais e paisagísticas do mundo e os sítios históricos para o presente e para o futuro de toda a humanidade". Em 1968, a União Internacional para a Conservação da Natureza e seus Recursos (IUCN) elaborou propostas similares para seus membros, as quais foram apresentadas à Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano organizada pelas Nações Unidas em Estocolmo em 1972.

    Por último, todas as partes interessadas se puseram de acordo quanto à adoção de um único texto. Assim, a Conferência Geral da UNESCO aprovou, em 16 de novembro de 1972, a Convenção sobre a Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural.

    Considerando o patrimônio em seu duplo aspecto cultural e natural, a Convenção nos lembra as formas pelas quais o homem interage com a natureza e, ao mesmo tempo, a necessidade fundamental de preservar o equilíbrio entre ambos.



  • Bastava lembrar que a Constituição Federal considera como Patrimônios Nacionais a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica. Ou seja, antes de 1992.

    § 4º A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais. 

  • Gabarito: ERRADO

    Essa confirmação vem muito antes da década de 90 .A associação do patrimônio cultural com a natureza na escala internacional iniciou-se em 1956, quando a Unesco, por meio do Iccrom — Centro Internacional de Estudos para a Conservação e Restauração dos Bens Culturais, uma organização intergovernamental, dedicou-se ao tema. Depois, na Conferência de Washington em 1965, criou-se a Fundação do Patrimônio Mundial para estimular a cooperação internacional a proteger "as zonas naturais e paisagísticas maravilhosas do mundo e os sítios históricos para o presente e o futuro de toda a humanidade".Em 1968, a União Internacional para a Conservação da Natureza e seus Recursos, organização não governamental internacional criada em 1948, elaborou propostas similares para seus membros, que foram depois apresentadas na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, organizada em Estocolmo em 1972. Os debates ocorridos naquela ocasião indicaram a viabilidade da associação entre natureza e cultura no que se refere aos bens patrimoniais.

    TECCONCURSOS


ID
1424923
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca das características, distribuição e solos dos biomas terrestres, julgue o próximo item.

Os campos com ou sem árvores e arbustos são domínios típicos de áreas subúmidas e áridas, tal como os domínios desérticos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Os campos com ou sem árvores e arbustos são domínios típicos de áreas subúmidas e áridas, tal como os domínios desérticos.

     

    A vegetação é adaptada à aridez. As suas plantas que, no decorrer do tempo e da sua evolução natural, desenvolvem mecanismos que permitem que vivam em ambientes secos, de pouca umidade. Quando as condições de umidade do solo são mais favoráveis, a caatinga se assemelha à mata. Ás árvores retorcidas e arbustos espinhentos perdem as folhas periodicamente com a seca (caducifólias). Algumas poucas espécies não perdem as folhas na época da seca.  Concluímos que não existe a perca de arvores e arbustos.


ID
1424926
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca das características, distribuição e solos dos biomas terrestres, julgue o próximo item.

A zona extratropical caracteriza-se por apresentar elevadas temperaturas e pequena amplitude térmica anual, refletindo a distribuição desigual das chuvas, nas baixas latitudes, a diversidade de domínios.

Alternativas
Comentários
  • Se tomarmos como exemplo as regiões polares, fica nítido que a afirmação está incorreta. 

  • EXTRATROPICAL: Fora das regiões tropicais e dos trópicos. Baixas temperaturas.

  • Nas regiões extratropicais há alta amplitude térmica, lembrem-se das ondas de calor no verão europeu que no inverno se transformam em nevascas.


ID
1424929
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca das características, distribuição e solos dos biomas terrestres, julgue o próximo item.

A maior parte dos desertos recebe alguma chuva, o que permite o desenvolvimento de uma cobertura vegetal rala e descontínua, se o solo não for muito inadequado, como é o caso das dunas de areias movediças.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CORRETO

    No caso das dunas e areias movediças a vegetação não consegue se desenvolver, pois, no primeiro solo, além da ação do vento está constantemente atuando no transporte deste, a pouca água oriunda das chuvas não consegue se acumular, já no segundo solo, o fator principal está relacionado à supersaturação do terreno pela água oriunda de alguma fonte de água doce.  

    TECCONCURSOS


ID
1424932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca das características, distribuição e solos dos biomas terrestres, julgue o próximo item.

O permafrost, solo na temperatura do congelamento da água ou abaixo dessa temperatura durante dois ou mais anos, é encontrado em altas latitudes boreais.

Alternativas
Comentários
  • O permafrost é o tipo de solo encontrado na região do Ártico.

    É constituído por terra, gelo e rocha permanentemente congelados. Esta camada é recoberta por uma camada de gelo e neve que, se no inverno chega a atingir 300 metros de profundidade em alguns locais, ao derreter-se no verão, reduz-se para de 0,5 a 2 metros, tornando a superfície do solo pantanosa, uma vez que as águas não são absorvidas pelo solo congelado.

  • Ao meu ver, o durante dois ou mais anos torna a questão ERRADA, tendo em vista que permafroste " é uma camada existente dentro do solo, onde as temperatura estão sempre abaixo de 0° C"  Novo Dicionário Geológico-Geomorfológico p. 479.

  • BOREAL: Sinônimo de SETENTRIONAL, que diz respeito ao norte.


ID
1424935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca das características, distribuição e solos dos biomas terrestres, julgue o próximo item.

Nas vertentes das altas montanhas, a variação significativa das temperaturas não interfere na variedade vegetal, pois essa variação se dá em curtos espaços.

Alternativas
Comentários
  • Em regiões de baixas altitudes, as elevações oscilam entre 0 e 300 metros. Em médias altitudes, ocorre uma baixa umidade relativa do ar, o que favorece o aparecimento de vegetação cuja característica principal é perder as folhas durante o período do inverno, as quais são recompostas na estação da primavera (florestas caducifólias); além de pinheiros adaptados às condições de temperaturas muito frias.

    Em áreas que apresentam grandes altitudes, as alturas variam entre 2.400 a 3.000 metros. Nos locais com tais características, a umidade relativa do ar é restrita, condição que proporciona a proliferação de vegetação do tipo orófila (vegetação rasteira e arbustiva). Em regiões cuja altitude é superior a 3.000 metros, não são identificadas coberturas vegetais.

  • A nossa mata atlântica tem uma alta diversidade de espécies especialmente pela diferença de altitude em vários trechos.

  • Por onde andas Silvio Maciel?

  • Gabarito: ERRADO

    Nas vertentes das altas montanhas, a variação significativa das temperaturas não interfere na variedade vegetal, pois essa variação se dá em curtos espaços.

     

    Pelo contrário, nas vertentes das altas montanhas, a variação significativa das temperaturas interfere diretamente na variedade vegetal, pois essa variação se dá em longos espaços. A medida que se aumenta a altitude, a temperatura e a umidade sofrem redução. A alteração desses dois fatores climáticos provoca uma grande variação na paisagem fitogeográfica das vertentes das altas montanhas, segundo os níveis de altitude. 

    TECCONCURSOS

  • Vacilão, comentário errado

  • Comentário ERRADO!!! Fiquem atentos


ID
1448632
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O fenômeno da erosão é complexo e preocupa muitos estudiosos no mundo inteiro. Sua gravidade e extensão tem aumentado cada vez mais e tem levado a perda de grandes áreas agricultáveis. Com base nisso, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • o q está errado na letra c?

  • Rami, posso estar enganado, mas acredito que o erro está no fato de dizer que o significado ecológico do solo é muito respeitado no Brasil. O que tem de agrotóxico contaminando solo por aí...

  • Como conseqüência da desertificação ocorre a eliminação da cobertura vegetal; diminuição da biodiversidade, salinização e alcalinização do solo, intensificação do processo erosivo, redução das terras agricultáveis e diminuição da disponibilidade e da qualidade dos recursos hídricos.

  • B

  • Não e esqueçam que DESERTIFICAÇÃO além de ocorrer no sertão nordestino, também ocorre nos PAMPAS GAÚCHOS.

  • https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/desertificacao-no-brasil.htm

  • O erro do item D é a rotação de culturas , na verdade se tem a monocultura em escala para exportação ...

  • As práticas, como plantio em curvas de nível e a rotação de cultura, principalmente, as curvas de nível, são responsáveis pelo aumento da infiltração das águas no solo, portanto promovem menos escoamento superficial, o que na prática diminui remoção de sedimentos.


ID
1537651
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia esta definição:

“[...] corresponde ao volume de água absorvido pelo solo, antes de atingir a saturação, e que não sofre movimento para níveis inferiores. Este parâmetro influencia diretamente a infiltração, pois representa um volume de água que participa do solo mas que não contribui com a recarga da água subterrânea, sendo aproveitada somente pela vegetação.[...]

" TEIXEIRA, W. et al. (org.). Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2001. p: 118. Adaptado.

Essa definição é aquela de

Alternativas
Comentários
  • capacidade de campo é o teor de água mantido no solo depois que o excesso de água gravitacional tenha drenado e a taxa de movimento descendente tenha sensivelmente diminuído

    -----

    Teor de Umidade do Solo: É a quantidade de água presente no solo por ação da capilaridade
    A máxima quantidade de água retida por capilaridade é conhecida como Capacidade de Campo. 
    Se o solo, no início da precipitação, já apresenta uma certa umidade, ele terá uma capacidade de infiltração menor do que se estivesse seco.

  • Em hidrologia e geologia, Zona de aeração, ou zona vadosa é a zona superficial do solo, em que os poros se encontram cheios de ar. Inferiormente, está a zonade saturação em que os interstícios estão cheios de água.


ID
1537672
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um depósito mineral congrega depósitos que tiveram um modo de formação semelhante. Como os depósitos minerais resultam da ação de processos geológicos comuns, o processo geológico dominante na geração do depósito confere-lhe sua classificação genética.

Considerando-se essa classificação genética, é INCORRETO afirmar que um depósito

Alternativas

ID
1565176
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre o processo de erosão dos solos no Brasil, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

  • Gabarito E
    A água é o principal fator de erosão dos solos. Outros fatores são variáveis como: tipo de solo; a estrutura, a espessura e as forças de coesão entre as partículas que forma o agregado do solo; a quantidade, a duração e a frequência de chuvas; o comprimento e o grau de declividade das encostas e, finalmente, a qualidade da ação antrópica.

  • Existe a

    erosão geológica: lenta e gradativa, como no caso da água que passa e cria um vale;

    erosão acelerada: causada pelo homem, que rapidamente destrói o solo.

  • Os processos erosivos , não exclusivamente, mas comumente está associada a ação antrópica, um exemplo é o desmatamento, a vegetação protege o solo de contato direto da chuva ( erosão pluvial ) a partir do momento que não tem vegetação a erosão se intensifica , mas o HOMEM foi o propulsor da erosão intensificada

    OS PROCESSOS POR SI SÓ ACONTECEM, O HOMEM; NO ENTANTO, AMPLIFICA A EROSÃO

    LETRA E

    APMBB

  • Embora o homem seja o grande responsável pelo processo de erosão se intensificar em certas regiões, a erosão é também causada por fatores naturais e por vezes ocorre em lugares com pouca ação humana naturalmente.

  • Questão bem rasa e fraca

  • Mel puro


ID
1565188
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Marque a alternativa correta


De acordo com dados apresentados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) 2010, o número de conflitos pela água no Brasil aumentou de 14 (tendo 14.352 pessoas envolvidas) em 2002 para 87 (tendo 197.210 pessoas envolvidas) em 2010. Diante desse fato, quais são os principais elementos que estão no centro desses conflitos. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito era D
    (A) O Brasil não exporta água.
    (B) Os baixos níveis dos reservatórios não provocaram racionamento.
    (c) Os parques produtivos não são alvo de conflitos por água.
    (D) A CPT identificou que as maiores causas de conflitos pela água se dá pela construção de barragens e os latifúndios.
    (E) O desmatamento e o assoreamento geram conflitos pela água, mas não os projetos de piscicultura que são inexpressivos


ID
1600378
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em um levantamento topográfico quando é medido o cumprimento entre dois pontos de níveis diferentes, a distância a ser procurada será. Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Letra A .. Sempre que houver níveis diferentes entre dois pontos , a distância a ser procurada sera PARALELA A LINHA DO HORIZONTE. Bom estudo a todos !

ID
1600819
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na comunidade de Linha Eulália, pertencente ao município de Bento Gonçalves-RS, houve indícios de que o solo esteja em processo de salinização. Por isso, os moradores locais, através do seu representante, solicitaram ao curso de Tecnologia em Horticultura do IFRS-Câmpus Bento Gonçalves apoio técnico para buscar soluções ao problema. Assim, um dos servidores foi designado para realizar o levantamento. Para isso, ele teve que solicitar uma viatura para a Administração, informando a distância a ser percorrida. De posse de uma Carta Topográfica 1:25.000 e, sabendo-se que a distância no mapa entre o Câmpus Bento Gonçalves e a sede da Comunidade Linha Eulália é de 20 cm, qual seria a distância real a ser percorrida e informada por este profissional?


A alternativa CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • 20 cm x 25.000 cm = 500.000 cm
    Sabendo-se que 1 km é igual a 100.000 cm, temos que:
    500.000 ÷ 100.000 = 5 km
    Sabendo-se que 1 km é igual a 1000 m, logo:
    5 km x 1000 m = 5000 m
    Resposta: letra a)

ID
1600831
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A desertificação é um processo de degradação de terras, que se tornou um problema em vários países. Das alternativas abaixo relacionadas a esse evento, todas estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O Brasil também apresenta áreas afetadas pela desertificação. De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, cerca de 13% do território brasileiro é vulnerável à desertificação, pois é formado por áreas semiáridas. O processo de desertificação atinge porções da Região Nordeste, o cerrado tocantinense e o norte de Mato Grosso.


    http://brasilescola.uol.com.br/geografia/desertificacao.htm

  • d-As áreas suscetíveis ao processo de desertificação, no Brasil, localizam-se nos estados do Nordeste, no norte de Minas Gerais e no Sudoeste do Rio Grande do Sul. O erro está em dizer que ocorre desertificação no RS, pois esse fenômeno ocorre em regiões semiáridas, em clima subtropicais é chamado de arenização.


ID
1600858
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As rochas ígneas ou magmáticas são resultado do resfriamento do magma, podendo ser formadas na superfície ou no interior da crosta terrestre. De acordo com o local de sua formação e seus respectivos exemplos, podemos denominar este tipo de rocha de:

Alternativas
Comentários
  • As rochas extrusivas ou vulcânicas formam-se a partir da expulsão do magma devido às erupções vulcânicas, tendo um rápido resfriamento ao atingir a superfície, passando do estado líquido ou gasoso num pequeno intervalo de tempo. Por causa desse mesmo processo, sua estrutura será vítrea, como consequência do pequeno intervalo de tempo que impossibilita a cristalização dos minerais. Exemplos de rochas magmáticas extrusivas são o basalto e a obsidiana.

    As rochas intrusivas ou plutônicas são resultado de um lento resfriamento do magma, originárias de regiões profundas no subsolo, dando origem a cristais. Exemplos de rochas magmáticas são o granito e o diorito.

  • d) extrusivas, como o basalto, e intrusivas, como o granito.

     

     

     

    Ígneas ou Magmáticas – originadas da solidificação e consolidação do magma.

     

     

    . Intrusivas ou Plutônicas: resfriamento lento em grandes profundidades. Rochas bem formadas, visíveis a olho nu. Exemplos: granito e o diorito.

     

     

    . Hipoabissais: resfriamento intermediário consolidado a pequenas profundidades. Exemplos: diabasio, dosidiana, obsidiana e o riolito.

     

     

    . Extrusivas ou Vulcânicas: resfriamento rápido, derramamento de magma na superfície. Exemplo: basalto e a obsidiana.


ID
1600900
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A rigidez que a superfície da Terra apresenta é apenas aparente. Na realidade, a estrutura sólida, sustentáculo das ações humanas, tem uma dinâmica que faz com que ela se modifique permanente. Tal dinâmica não é facilemnte perceptível pelo homem em face da baixa velocidade de movimentação.

(Fonte: ROSS, Jurandyr. Geografia do Brasil. São Paulo:
Edusp, 2011. p. 38.)

Sobre a estrutura interna da Terra, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A superfície da Terra é dividida em aproximadamente 12 segmentos rígidos e composta por oito placas principais e várias menores. Essas placas tectônicas são de dois tipos primários: placas oceânicas e placas continentais. Mesmo que compartilhem de muitas características em comum, há várias diferenças importantes.


    Diferenças no Processo de Formação

    As placas oceânicas são formadas por limites convergentes. Essas áreas, ao longo dos dorsais meso-oceânicos, representam lugares onde a nova crosta oceânica está sendo formada. Quando a lava flui por esses cumes vulcânicos, ela rapidamente resfria, formando rochas magmáticas extrusivas. As placas continentais são formadas principalmente por limites convergentes, áreas onde placas oceânicas são empurradas para baixo de placas continentais e derretem e formam magma. O magma é resfriado por milhões de anos, produzindo rochas magmáticas intrusivas e nova crosta continental.


    Diferenças de Composição

    As placas oceânicas são máficas por natureza, compostas de basalto. Elas contêm alto teor de ferro, magnésio e cálcio, e mais da metade é composta dos minerais olivina e piroxena. Em contrapartida, placas continentais são félsicas por natureza, formadas por granito e compostas principalmente de sódio e alumínio, e ainda os minerais quartzo e feldspato.


    Diferenças de Densidade

    Por causa das altas quantidades de elementos ferromagnéticos, as placas oceânicas são muito mais densas do que as continentais. A densidade média da placa oceânica é de aproximadamente 3200 kg/m³ e da continental, 2700 quilos por metro cúbico. Essa diferença de densidade relativa é o que faz com que uma placa seja empurrada para baixo de outra mais flutuante. Isso também permite que uma placa oceânica mais densa afunde mais no fluído astenosférico, fazendo com que ela fique abaixo do nível do mar. Em contrapartida, a placa mais flutuante fica mais alta, tornando-se terra seca.


    Diferenças de Idade

    A idade das placas oceânicas e das continentais é radicalmente diferente, devido ao processo tectônico. As placas oceânicas são continuamente renovadas pelos limites divergentes e reciclados nas áreas de subdução. Consequentemente, as rochas oceânicas mais antigas têm menos de 200 milhões de anos. As placas continentais levam um longo tempo para serem formadas e são raramente destruídas. Assim, a rocha continental pode ter de 3,8 bilhões a 4 bilhões de anos.


    Tamanho e Espessura

    As placas oceânicas cobrem aproximadamente 71% da superfície terrestre e as placas continentais, 29%. Mesmo que cubram mais muito mais áreas, as placas oceânicas são bem mais finas do que a crosta continental, contendo aproximadamente 8 km de espessura, comparados aos 40 km da continental. Combinando as áreas e espessuras médias, percebe-se que há o dobro de rochas continentais do que de oceânicas.

  • Crosta oceânica não é a mesma coisa que crosta terrestre em diversos fatores

  • É lamentável que o comentário mais curtido em nada acrescente aos colegas.

    O princípio da inércia jurisdicional é analisado sob a ótica do direito processual penal.

    A questão está corretíssima sob a análise do direito administrativo. Os principais doutrinadores dessa matéria (entre eles Carvalho Filho e Di Pietro) defendem que um dos efeitos decorrentes da presunção de legitimidade/veracidade dos atos administrativos é justamente o fato de que o judiciário não pode apreciá-los de ofício.

  • "um dos efeitos". Questão correta.


ID
1601764
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considere as informações a seguir.


I. É um tipo de fenômeno atmosférico que ocorre devido à presença de gases poluentes (derivados da queima de combustíveis fósseis) misturados com água.

II. Esse fenômeno danifica o solo, as plantas, as construções históricas, os animais marinhos e terrestres etc. podendo, inclusive, exterminar algumas espécies de animais e vegetais. Também provoca a poluição de rios e fontes de água, afetando diretamente a saúde das pessoas com doenças do sistema respiratório.


Essas informações referem-se

Alternativas
Comentários
  • A pessoa acima mentiu, resposta correta é D.

  •   A resposta correta é a letra D. O termo “chuva ácida” foi desenvolvido pelo químico Robert A. Smith, em 1872, diante da observação de um fenômeno atmosférico produzido na cidade inglesa de Manchester, em decorrência da queima de toneladas de carvão mineral pelas fábricas para geração de energia.

      Nos dias atuais, a chuva ácida é considerada um dos mais graves problemas ambientais nos países industrializados e ocorre, principalmente, por causa da grande quantidade de poluentes químicos, que são despejados na atmosfera diariamente. Esses poluentes são originados principalmente da queima de combustíveis fósseis.

       Entre as consequências da chuva ácida, pode-se citar: contaminação da água de rios e lagos, assim como de lavouras e do solo; e a danificação de prédios, monumentos históricos e veículos pela corrosão. Ao poluir rios e fontes de água, esse fenômeno pode também prejudicar diretamente a saúde do ser humano, causando doenças pulmonares, por exemplo.

  • GABARITO D

    Esta acidez da chuva é causada pela solubilização de alguns gases presentes na atmosfera terrestre cuja hidrólise seja ácida. Entre estes destacam-se os gases contendo enxofre proveniente das impurezas da queima dos combustíveis fósseis.

  • Ilha de calor é um fenômeno climático que ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana se comparada a uma zona rural, por exemplo.

    A inversão térmica é um fenômeno atmosférico muito comum nos grandes centros urbanos industrializados, sobretudo naqueles localizados em áreas cercadas por serras ou montanhas. Esse processo ocorre quando o ar frio (mais denso) é impedido de circular por uma camada de ar quente (menos denso), provocando uma alteração na temperatura.

    Chorume é o nome dado a um líquido escuro que contém alta carga poluidora e é proveniente de matérias orgânicas em putrefação. Essa substância é encontrada em aterros sanitários, lixões.

    A chuva ácida é um fenômeno causado pela poluição atmosférica. Principalmente por meio da queima de combustíveis fósseis em indústrias e em automóveis.

    efeito estufa é um fenômeno natural de extrema importância para a existência de vida na Terra. É responsável por manter as temperaturas médias globais, evitando que haja grande amplitude térmica e possibilitando o desenvolvimento dos seres vivos.

  • Ilha de calor é um fenômeno climático que ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana se comparada a uma zona rural, por exemplo.

    inversão térmica é um fenômeno atmosférico muito comum nos grandes centros urbanos industrializados, sobretudo naqueles localizados em áreas cercadas por serras ou montanhas. Esse processo ocorre quando o ar frio (mais denso) é impedido de circular por uma camada de ar quente (menos denso), provocando uma alteração na temperatura.

    Chorume é o nome dado a um líquido escuro que contém alta carga poluidora e é proveniente de matérias orgânicas em putrefação. Essa substância é encontrada em aterros sanitários, lixões.

    A chuva ácida é um fenômeno causado pela poluição atmosférica. Principalmente por meio da queima de combustíveis fósseis em indústrias e em automóveis.

    efeito estufa é um fenômeno natural de extrema importância para a existência de vida na Terra. É responsável por manter as temperaturas médias globais, evitando que haja grande amplitude térmica e possibilitando o desenvolvimento dos seres vivos.

    GEOGRAFIA

  • II. Esse fenômeno danifica o solo, as plantas, as construções históricas, os animais marinhos e terrestres etc. podendo, inclusive, exterminar algumas espécies de animais e vegetais. Também provoca a poluição de rios e fontes de água, afetando diretamente a saúde das pessoas com doenças do sistema respiratório.

    GALERA ESSA AFIRMATIVA 2, ESTA RELACIONADA A CHUVA ACIDA, EU SEI QUE DA PARA CONFUNDIR COM INVERSAO TERMINA PQ ELA TBM CAUSA PROBLEMAS RESPIRATORIOS, MAS VEJA BEM QUE ELA NAO DANIFICA SOLO ALGUM BLZ??

    GAB.D

    INSTAGRAM; LEONARDO_BISPPO

  • A chuva ácida é um fenômeno causado pela poluição atmosférica. 

    APMBB

  • Chuva ácida é um problema bem frequente e que pode ser confundido com ilhas de calor devido a alguns termos parecidos, até por isso tentaram colocar de pegadinha na Letra A

    Mas a chuva ácida é a única que consegue contaminar rios e etc.

    GAB D

    APMBB


ID
1640452
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em relação à interpretação de imagens aéreas e de satélite, julgue o próximo item.

Na região amazônica, a tonalidade de cinza de áreas com corte raso (solo exposto e seco) é mais clara que a de áreas com floresta densa vistas na faixa espectral do vermelho.

Alternativas
Comentários
  • meu amigo esse comentário da professora foi tudo..., rapaz, com uma análise dessa não sei se fico triste ou alegre.


ID
1640461
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue o seguinte item acerca de geoestatística.

O semivariograma determina a existência, no solo, de autocorrelação espacial de um atributo, como teor de potássio. Quando há nítida autocorrelação espacial em determinada direção, tem-se o chamado efeito pepita.

Alternativas
Comentários
  •  Efeito pepita (co): Descontinuidade na origem do semivariograma, correspondendo à diferença entre as amostras de maior proximidade e gerada por microrregionalizações, erros de amostragens ou erros de medidas.


ID
1654576
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo A b’Sáber, o território brasileiro, devido à sua magnitude espacial, comporta um mostruário bastante completo das principais paisagens do mundo tropical. Com relação à exploração e à preservação dessas paisagens, julgue o item a seguir.

Durante a construção da rodovia Belém-Brasília, devido à racionalidade dos projetos de formação e ao desenvolvimento das fazendas regionais, a degradação da cobertura vegetal, o esgotamento de solos e o secamento dos mananciais ocorreram com pouca frequência.

Alternativas
Comentários
  •  Ao longo da construção da rodovia Belém-Brasília, difundiu-se a agropecuária e a exploração madeireira, que geraram fortes e contínuos impactos ambientais na região, entre eles, o esgotamento de solos e a destruição da cobertura vegetal do Cerrado e da Amazônia.

    A afirmativa está errada.

  • @Sávia Cordeiro...a questão fala " Ao longo da construção", isso por si só, já difundiu-se a agropecuária ? e como impacto houve o esgotamento de solos e a destruição da cobertura vegetal do Cerrado e da Amazônia.??? tão rápido assim? julguei errado porque acreditei que esse impacto viria ao término ou tempos depois, e não logo durante a construção...se já esgotou na construção, depois então virou o que?

     

  • Uma dica, pessoal:

    Dificilmente esse tipo de construção não vai prejudicar de alguma forma o meio ambiente Quando não extraem os recursos naturais de forma direta, acabam prejudicando de outra forma, por exemplo; deixando consequências negativas ao meio ambiente posteriormente à construção.


ID
1657426
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre os princípios básicos de escoamento em rios e canais, considere as seguintes afirmativas:
1. Os escoamentos com superfície livre se efetuam sempre em contato com a pressão atmosférica, podendo variar a posição da superfície da água no espaço e no tempo como resposta a modificações, por exemplo, na sequência de vazões de montante.
2. Os escoamentos com superfície livre são pouco influenciados pelos efeitos da gravidade.
3. Mesmo quando canalizados através de galerias, os escoamentos se apresentam como escoamento com superfície livre, exceto quando, para vazões superiores à vazão de projeto, o escoamento nessas galerias pode se colocar sob pressão.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab: alternativa d.

  • Perdida no tiroteio. kkkkkk

  • só sei que nada sei, me lasquei

  • Letra D de Deitei kkkk

  • Se loco, com essa eu fiz um café e dei uma volta na casa pensando na vida
  • Fui pela lógica.

    1.- colocação - A superfície da água sempre varia (Não é plana).

    2. - colocação é falsa.

    3. - colocação - Quando a questão fala em canalizar através de galerias. (Geralmente qualquer água canalizada da pra se colocar pressão na água.

    Gabarito:

    D) V - F - V


ID
1659547
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Vilhena - RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise as afirmativas sobre os aspectos geográficos do estado de Rondônia.

I. O ponto mais elevado do estado é a Serra dos Pacaás, com mais de 1.000 metros de altitude.

II. A vegetação predominante é a floresta fluvial amazônica.

III. Os principais rios, além do Madeira, são: Ji-Paraná, Guaporé e Mamoré.

IV. O índice de precipitação é elevado, sobretudo entre os meses de dezembro a maio.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gab. E


    I- As altitudes mais elevadas são encontradas nas chapadas do Parecis e Pacaás Novos, localizando-se nesta última, o ponto culminante do Estado, o Pico de Tracuá com 1.120 metros de altitude, no município de Campo Novo de Rondônia.


    II- O Estado de Rondônia possui vegetação variada, apresentando regiões de Floresta Ombrófila Aberta (Floresta de Transição); de Floresta Ombrófila Densa (Floresta Amazônica); de Floresta Estacional Semidecidual (Mata Semicaducifólia); de Savana (Cerrados/Campos); e de Áreas das Formações Pioneiras de Influência Fluvial (Vegetação Aluvial).


    Obs.: No site da InfoEscola a informação é verdadeira e em todos os sites que pesquisei confirmava que a Floresta Amazônica é a predominante, uns dizendo que era fluvial,outros pluvial. Creio que esta questão deveria ser revisada. 


    Trecho do site InfoEscola: "A vegetação predominante no estado de Rondônia é a floresta fluvial amazônica. Existe uma área de cerrado, a oeste do estado, que devido à exploração de minérios, vem sendo desmatada."  http://www.infoescola.com/geografia/geografia-de-rondonia/


ID
1694020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo ao fundamento da geomorfologia.

Os padrões de drenagem dendrítico, retangular e anelar são típicos de áreas com elevada ocorrência de falhas, fraturas e dobras.


Alternativas
Comentários
  • Segundo Peuquet (1990) os SIG são compostos pelos seguintes subsistemas, numa visão basicamente estrutural e funcional:

    • Sistema de aquisição de dados: coleta e/ou processamento de dados geográficos derivados de medições de campo por técnicas variadas, ou ainda, coleta a partir de outros mapas ou relatórios existentes; 

    Fonte: http://www.prac.ufpb.br/anais/Icbeu_anais/anais/tecnologia/digitais.pdf

  • Errado, pois o dendrítico ocorre em terrenos planos, não está associado com ocorrência de falhas, fraturas ou dobras.

  • O padrão de drenagem dendrítico é designada como arborescente, pois seu desenvolvimento assemelha-se à configuração de uma árvore. Da mesma maneira como nas árvores, os ramos formados pelas correntes tributárias distribuem-se em todas as direções sobre a superfície do terreno, e unem-se formando ângulos agudos de graduações variadas, porém nunca configurando um ângulo reto.

    A presença de confluências em ângulos retos, no padrão dendrítico, constitui anomalia que se deve atribuir, em geral, aos fenômenos tectônicos. Esse padrão é tipicamente desenvolvido sobre rochas de resistência uniforme, ou em estruturas sedimentares horizontais.


ID
1694038
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os processos erosivos que ocorrem na superfície da Terra envolvem transporte e sedimentação de materiais. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

Estratificações cruzadas são encontradas tipicamente em depósitos sedimentares eólicos ou fluviais.


Alternativas
Comentários
  • ESTRUTURAS DA ROCHAS SEDIMENTARES

    Se o processo de sedimentação fosse continuo, sem interrupção e o material fornecido e transportado fosse homogêneo, não haveria diferenciação alguma desde a base até‚ o topo de um depósito.

    Entretanto, isto não ocorre na natureza. As variações na cor dos sedimentos depositados e/ou no tamanho das partículas e/ou na composição dos minerais, produzem seqüências alternadas denominadas estratos ou camadas ou lâminas, quando muito finas. Quando as correntes que transportam e depositam os sedimentos mudam de direção ou depositam sobre superfície irregular, os estratos são cruzados, constituindo a estratificação cruzada.


    http://www.oocities.org/fundamentos_geologia/rxsed.html

  • GABA: C

    Estratificação Cruzada - Consiste em conjuntos de material estratificado, depositado pela água ou pelo vento, nos quais as lâminas estão dispostas com ângulos de até 35º em relação àhorizontal. As rochas que apresentam esta estrutura sedimentar normalmente têm um aspecto complexo resultado das rápidas mudanças de direcção do agente de transporte. Bastante comum em arenitos.

    http://geostoriaestpal.blogspot.com.br/2008/10/j-foi-vista-definio-de-estratigrafia-os.html

  • Seu comentário não explica diretamente a questão, mas foi com base nele que consegui entender a pergunta, ou seja, adivinhar o que a banca queria.


ID
1715779
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

   Os movimentos de massa constituem-se no deslocamento de material (solo e rocha) vertente abaixo pela influência da gravidade. As condições que favorecem os movimentos de massa dependem principalmente da estrutura geológica, da declividade da vertente, do regime de chuvas, da perda de vegetação e da atividade antrópica.

BIGARELLA, J. J. Estrutura e origem das paisagens tropicais e subtropicais. Florianópolis: UFSC, 2003 (adaptado).

Em relação ao processo descrito, sua ocorrência é minimizada em locais onde há

Alternativas
Comentários
  •   Os movimentos de massa consistem em um processo de desprendimento e transporte do solo e/ou fragmentos de  rocha nas vertentes do relevo. Esse deslocamento de material é causado sobretudo pela ação da gravidade, mas pode decorrer também de outras intervenções como terremotos, erupções vulcânicas e ações humanas. Uma forma de minimizar esses movimentos de massa é existência de uma drenagem eficiente na vertente. Isso porque uma maior infiltração diminui a velocidade dos detritos que se movem na superfície do relevo e que causam a erosão.

       Diante do exposto, a resposta correta é a letra B.

  • Drenagem é o ato de escoar as águas de terrenos encharcados, por meio de tubos, túneis, canais, valas e fossos sendo possível recorrer a motores como apoio ao escoamento.

    Um projeto de drenagem deve incluir um estudo adequado para evitar erros comuns nesse tipo de atividade.

    Primeiro se conhece a área a ser drenada e verifica-se a possível origem do excesso de água. Segundo é traçar as diretrizes do projeto buscando descobrir de que lugares mais altos a água flui e quais os mais baixos onde serão enterrados os tubos. O Estudo do Solo consiste em verificar a condutividade hidráulica e a macroporosidade do solo. Estes dados entram diretamente nos cálculos de espaçamento dos drenos. Também é importante o estudo do clima para verificar as precipitações na região. Finalmente o projeto é elaborado baseando-se nos dados anteriores e nas fórmulas disponíveis para verificar o melhor espaçamento dos tubos e o layout mais eficiente para ser utilizado no seu projeto.

    Alternativa B

  • a) exposição do solo.

    ERRADO - O solo exposto facilita o processo de erosão na medida em que a água entrando em contato direto com o solo, satura ele mais rapidamente e facilita o escoamento superficial. O ideal é ter vegetação na área que intercepta a ação da chuva e ajuda na infiltração, além de devolver parte da água à atmosfera antes mesmo de chegar ao solo através da evapotranspiração.

     b) drenagem eficiente.

    [CERTA]

     c) rocha matriz resistente.

    ERRADO - Não adianta uma rocha matriz resistente, já que o problema maior é o solo que desliza sobre essa rocha. Vide o exemplo de Angra em 2013.

     d) agricultura mecanizada.

    ERRADO - Facilita o processo de erosão e exposição do solo.

     e) média pluviométrica elevada.

    ERRADO - Facilita a erosão pluvial.

  • A questão fala especificamente da erosão, que é o transporte do material do solo pela água(geralmente), logo uma drenagem melhor da água facilita a sua infiltração, sobrando pouca água para o transporte de materiais da superfície.

  • O Movimento de Massas é um tipo de erosão ocasionado pela ação da gravidade( shore terraplanista) ,por meio de um movimento descendente(''memealmente'' conhecido como ladeira a baixo) e externo da rocha; Por ser um processo externo,uma matriz resistente não ajuda muito a evitar a erosão, vai dar beibleide de qualquer forma, um dos poucos modos de minimizar essa parada é o escoamento eficiente dessa água.

  • Letra B

    As maiores ocorrências de movimentos de massa (deslizamentos) estão ligados ao predomínio do escoamento superficial frente ao processo de infiltração, por isso, o processo que poderia minimizar sua ocorrência é aquele que fala em maior eficiência da drenagem.

  • Os movimentos de massas são o que conhecemos por deslizamentos, geralmente ocorre em locais onde há maior escoamento superficial, por isso a drenagem eficiente seria válida como forma de minimizar esse problemas, tendo em vista que melhoraria o escoamento das águas.

    Obs.: esse problema não está ligado a resistência da rocha, pois ainda assim as terras são capazes de deslizar sobre a rocha.

  • a drenagem eficiente fará com que a água se infiltre melhor e não escoe pela superfície

  • Se o examinador tivesse colocado "deslizamento" ao invés de "movimento das massa", teria ficado mais fácil.

    Os movimentos de massa são definidos como qualquer deslocamento de rochas ou sedimentos (que são partículas de rochas) em superfícies inclinadas, estando relacionados, principalmente, com a ação da gravidade.


ID
1745848
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Chamamos de solo a camada superficial que recobre a litosfera. Essa camada é formada de materiais decompostos de rochas sob a ação combinada das outras três esferas da Terra: atmosfera, hidrosfera e biosfera. Com relação à realidade que envolve a formação e os tipos de solos existentes, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O tipo e intensidade do intemperismo irá depender fortemente de fatores relacionados ao clima, como a temperatura e a pluviosidade da região. O intemperismo físico predomina nas regiões de temperatura e pluviosidade baixas. Já nos trópicos, onde as temperaturas são mais elevadas e a ação da chuva e a biológica são mais intensas, o intemperismo químico é mais pronunciado.

     Em relação às outras alternativas:

    -> a letra B está incorreta. A afirmação contraria o próprio enunciado da questão. Além disso, no Brasil, há predominância de latossolos e solos argilosos.

    -> a letra C está incorreta. No Sertão Nordestino, verificam-se solos ácidos e pobres em matéria orgânica.

    -> a letra D está incorreta. As condições físicas, químicas e biológicas são fatores essenciais na formação dos solos.

     -> a letra E está incorreta, pois o solo para se formar, depende da ação combinada de diversos elementos físicos, químicos e biológicos. 

    A resposta correta é a letra A.

  • resposta A

    Alguém poderia explicar por que chamar a água e os seres vivos de elementos climáticos?

  • Tá mais pra Fatores Climáticos, Luciana!
  • comunicaçao VERDE-OLIVA, OS SERES HUMANOS NAO SAO ELEMENTOS CLIMATICO, ELES SAO ELEMENTOS BIOLOGICO, CAPAZ DE MUDAR O SOLO E O RELEVO,OU SEJA, O INTEMPERALISMO CARACTERIZA DUAS IMPORTANTE FASES DO SOLO, A FISICA E QUIMICA .

    INSTAGRAM;LEONARDO_BISPPO

  • alguém poderia dizer pq a C está errada ?

  • A C está errada, pois o solo do sertão nordestino é pobre em material orgânico.

  • O solo do sertão nordestino é rico em minerais, porém pobre em matéria orgânica, por isso a alternativa C está errada!

  • A alternativa C) está errada, pois o solo do sertão é rico em minerais por ser um solo antigo. todavia tem pouca matéria orgânica já que sofre mais processo de intemperismo físico e poquíssimo processo de intemperismo químico.

  • A alternativa C) está errada, pois o solo do sertão nordestino é rico em minerais por ser um solo antigo. todavia tem pouca matéria orgânica já que sofre mais processo de intemperismo físico e poquíssimo processo de intemperismo químico.


ID
1761346
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

I. Fabiano estava de bom humor. Dias antes a enchente havia coberto as marcas postas no fim da terra de aluvião, alcançava as catingueiras, que deviam estar submersas. Certamente só apareciam as folhas, a espuma subia, lambendo ribanceiras que se desmoronavam.
Dentro em pouco o despotismo da água ia acabar, mas Fabiano não pensava no futuro. Por enquanto a inundação crescia, matava bicho, ocupava grotas e várzeas. Tudo muito bem. E Fabiano esfregava as mãos. Não havia o perigo da seca imediata, que aterrorizava a família durante meses. [...]
II. O mulungu do bebedouro cobria-se de arribações. Mau sinal, provavelmente o sertão ia pegar fogo. Vinham em bandos, arranchavamse nas árvores da beira do rio, descansavam, bebiam e, como não havia comida, seguiam viagem para o sul. O casal agoniado sonhava desgraça. O sol chupava os poços, e aquelas excomungadas levavam o resto da água, queriam matar o gado.

Ramos, Graciliano. Vidas Secas. Rio de Janeiro: Editora Record. 2011, p. 65 e 109

Com base em seus conhecimentos sobre o quadro natural brasileiro, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a conceituação das expressões destacadas nos fragmentos I e II, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • No aplicativo não dá para ver as partes destacadas.
  • Xeromorfo (ou xeromórfico - do grego transliterado xero - seco + morphe - forma) é o nome que se dá, em ecologia, às plantas adaptadas a climas semiárido a desértico, ou então em regiões úmidas, mas salinas, como os mangais.

  • Quanto à origem, os solos podem ser classificados em:

     

    Eluviais: solos provenientes da desagregação e da decomposição de rochas existentes na região de formação.

    Aluviais: solos formados em função do acúmulo de material transportado por meio da ação de água e do vento. 

    Quanto à influência da vegetação, do relevo e do clima, existe outra classificação que divide os solos em:

     

    Zonais: Solos maduros, cujos horizontes são bastante diferenciados. Exemplos: Latossolos, podzóis e solos de pradaria.

    Intrazonais: Solos bem desenvolvidos. Exemplos: Solos salinos e hidromórficos.

    Azonais: Solos pouco desenvolvidos, ou seja, rasos. Exemplos: Litossolos e solos aluviais.

    Sobre o texto (basicamente interpretativo)

     "lambendo ribanceiras que se desmoronavam." -> (está falando de erosão do leito dos rios provocada pela força da água) = Solo zonal resultante da depositação fluvial após inundações

    "Vinham em bandos" -> Bando = aves

    " arranchavamse nas árvores da beira do rio, descansavam, bebiam e, como não havia comida, seguiam viagem para o sul" - aves migratórias características desse ambiente,

    que fogem da estiagem.


ID
1761349
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

I. Fabiano estava de bom humor. Dias antes a enchente havia coberto as marcas postas no fim da terra de aluvião, alcançava as catingueiras, que deviam estar submersas. Certamente só apareciam as folhas, a espuma subia, lambendo ribanceiras que se desmoronavam.
Dentro em pouco o despotismo da água ia acabar, mas Fabiano não pensava no futuro. Por enquanto a inundação crescia, matava bicho, ocupava grotas e várzeas. Tudo muito bem. E Fabiano esfregava as mãos. Não havia o perigo da seca imediata, que aterrorizava a família durante meses. [...]
II. O mulungu do bebedouro cobria-se de arribações. Mau sinal, provavelmente o sertão ia pegar fogo. Vinham em bandos, arranchavamse nas árvores da beira do rio, descansavam, bebiam e, como não havia comida, seguiam viagem para o sul. O casal agoniado sonhava desgraça. O sol chupava os poços, e aquelas excomungadas levavam o resto da água, queriam matar o gado.

Ramos, Graciliano. Vidas Secas. Rio de Janeiro: Editora Record. 2011, p. 65 e 109

Os fragmentos I e II, retirados da obra de 1938, do autor alagoano Graciliano
Ramos, retratam a vida num domínio natural presente no território brasileiro.
É nesse ambiente que o personagem Fabiano e sua família representam o
homem comum, próprio da época da concepção do livro, que tem uma vida
marcada pelas condições ambientais.
Seus conhecimentos sobre o quadro natural e a organização do espaço
brasileiro permitem afirmar que,

Alternativas
Comentários
  • imigração é a entrada!!

  • Exatamente por isso que a questão está correta

  • Exatamente por isso que a questão está correta

  • Continua sendo prevista a pena do mesmo crime, porém aumentada até metade, da forma que está a redação da questão está ambígua, dá a entender que ele responderá pela pena do crime mais grave

  • Entendi dessa forma também.

  • A redação não é ambígua.

    "caso um dos agentes participe apenas de crime menos grave, será aplicada a ele a pena relativa a esse crime"

    Está correto. O agente que apenas participa do crime menos grave sofrerá a pena apenas desse crime. Qual crime? O crime menos grave.

    Como você disse, o pronome "esse" é anafórico, e refere-se ao termo "crime menos grave".

    Pronomes anafóricos aqueles que estabelecem uma referência dependente com um termo antecedente.

    Logo, a assertiva torna o pronome demonstrativo "esse" anafórico, não havendo qualquer possibilidade de interpretá-lo como um pronome catafórico, ou seja, referir-se a "resultado mais grave", termo que só consta da oração subsequente.

  • Discordo Caetano.

    Atente-se: desde que não seja previsível resultado mais grave.

    Não há o que se falar em desde que, pois mesmo que o resultado fosse previsível, ainda assim seria aplicado a pena do crime menos grave.

    Onde houver trevas que eu leve a LUZ!

  • Acertei essa questão porque imaginei o que o examinador queria saber. Entretanto, também considero que seja passível de anulação.

    Se o agente pratica crime menos grave, será aplicada a ele a pena desse crime, independentemente se o resultado era previsível ou não. Se era previsível, a única diferença é que a pena será aumentada pela metade.

    Como o colega "O Mago" bem pontuou, condicionar a aplicação da pena menos grave - por meio da expressão "desde que" - à ausência de previsibilidade do dito resultado é simplesmente errado. A lei não traz essa condição.

    Mas deixem seus corações em paz. Essa questão é de 2013. De lá para cá, as redações dos enunciados das bancas melhoraram muito, assim como a análise e correção dos recursos. Dificilmente essa questão teria sido considerada correta em uma prova atual.

  • "SEU entendimento" não vale de nada, com todo respeito, colega. Você tem que se passar pelo examinador. Você viajou bastante e procurou coisa onde nem tinha rsrs. Numa boa. Abraços!!

  • "SEU entendimento" não vale de nada, com todo respeito, colega. Você tem que se passar pelo examinador. Você viajou bastante e procurou coisa onde nem tinha rsrs. Numa boa. Abraços!!

  • Uma dúvida sempre tem seu valor caro Zozep, respeite o colega, ou você vai me dizer que nunca ficou insatisfeito com alguma questão?! Se a dúvida apresentada aqui não valesse de nada, não haveria quase 400 curtidas, acho que é o seu comentário grosseiro que não vale de nada.

  • Concordo com a falha de clareza da questão.

    Ela dá a entender que a aplicação da pena do crime menos grave está condicionada a imprevisibilidade do crime mais grave, quando, na verdade, A IMPREVISIBILIDADE APENAS TERÁ INFLUÊNCIA NO QUANTUM DO AUMENTO DA PENA, pois, o agente responderá pelo crime menos grave de qualquer jeito.

    O §2º do artigo 29 fala: "Se algum dos concorrentes quis participar do crime menos grave, ser-lhe-á aplicada a pena deste; (PONTO E VÍRGULA)

    (...) essa pena será aumentada (A PENA DO CRIME MENOS GRAVE) até 1/2, na hipótese de ter sido previsível o resultado mais grave."


ID
1765027
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      As variações de temperatura ao longo dos dias e noites nas diferentes estações do ano causam expansão e contração térmica nos materiais rochosos, levando à fragmentação dos grãos minerais. Além disso, os minerais, com diferentes coeficientes de dilatação térmica, comportam-se de forma diferenciada às variações de temperatura, o que provoca deslocamento relativo entre os cristais, rompendo a coesão inicial entre os grãos.

      Todos os processos que causam desagregação das rochas, com separação dos grãos minerais antes coesos e com sua fragmentação, transformando a rocha inalterada em material descontínuo e friável, constituem o processo de

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    O intemperismo físico é um processo resultante da fragmentação dos materiais rochosos que, expostos diariamente às variações térmicas, provocam a desagregação dos cristais e a separação entre os grãos. 

  • A crioclastia e a termoclastia são formas de intemperismo físico, esse promove a dilatação da rocha com o aumento da temperatura ; aquele ,através de pequenas fendas nas rochas , armazenam água que posteriormente são congeladas

    A alternância desses processos vão fragmentar a rocha , desagregando-a

  • Complementando... O intemperismo físico predomina nas regiões áridas (desertos como o Saara e da Namíbia) e semiáridas devido à maior amplitude térmica diária e pouca água no estado líquido. Também ocorre em regiões polares e subpolares devido ao congelamento e degelo.

    LETRA A


ID
1810327
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os escorregamentos, também conhecidos como deslizamentos, são processos de movimentos de massa envolvendo materiais que recobrem as superfícies das vertentes ou encostas, tais como solos, rochas e vegetação. Estes processos estão presentes nas regiões montanhosas e serranas em várias partes do mundo, principalmente naquelas onde predominam climas úmidos. No Brasil, são mais frequentes nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. (TOMINAGA, L.K. Escorregamentos. In.: Desastres naturais: conhecer e prevenir. Cap. 9, p. 27-38. Org.: TOMINAGA, L.K.; SANTORO, J. AMARAL, R. Instituto Geológico, São Paulo, 2009).

Sobre esses processos, considere as seguintes afirmativas:

1. Os escorregamento consistem em importante processo natural que atua na dinâmica das vertentes, fazendo parte da evolução do relevo terrestre, principalmente nas regiões serranas.
2. Nos grandes centros urbanos, os escorregamentos assumem frequentemente proporções catastróficas, uma vez que cortes nas encostas, depósitos de lixo, entre outras ações promovidas pelo homem geram novas relações com os fatores condicionantes naturais.
3. É necessário que o ser humano deixe de devastar as florestas, impermeabilizar os solos e contaminar os rios para que não mais ocorram os escorregamentos.
4. A origem vulcânica do relevo brasileiro gerou um conjunto de serras propícias para os escorregamentos, que acarretam grandes prejuízos e perdas significativas, inclusive de vidas humanas.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 3- os rios nada interferem nos escorregamentos.

    4- o único solo brasileiro com origem vulcanica é a terra roxa. nao o brasil por completo, como mostra a questao.

    acredito que esses sejam os erros.

  • 3 esta incorreta pois o deslizamento é um processo natural, outros fatores ajudam a intensificar esse fenomeno.


ID
1830214
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Uma grande quantidade de chuva pode acarretar uma lavagem progressiva pela água gravitacional, de íons adsorvidos aos coloides do solo (como cálcio, magnésio e potássio), que são trocados pelo hidrogênio. Esse processo caracteriza:

Alternativas
Comentários
  • A lixiviação acontece quando existe um empobrecimento químico do solo, pela dissolução de certos elementos químicos levados pelas águas subsuperficiais ou subterrâneas. Pode ser considerado como uma "lavagem" destes elementos, que acontece no interior do solo. Ela também ocorre quando o solo acaba ficando exposto (por causa de desmatamento, queimadas ou sobrepastoreio) e, com a ação gradativa das chuvas vai tendo seus materiais arrastados tornando-se infértil e podendo posteriormente ocasionar grandes erosões dependendo do tipo de solo e grau de exposição do mesmo.


  • D

    Quando a chuva retira os nutrientes adsorvidos no solo tem a lixiviação. E o hidrogênio faz com que o pH do solo diminua, sendo acidificado.

  • A dica da questão é a palavra "hidrogênio", havendo apenas 1 alternativa relacionada à acidificação.

  • Hidrogênio= acidez.

    LETRA D

    APMBB

  • A lixiviação ocorre por conta da alta quantidade de chuva que faz uma lavagem no solo retirando seus nutrientes, tendo como consequência o empobrecimento do solo.

    Letra D

    APMBB


ID
1831660
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

"Como ciência social, a Geografia tem como objeto de estudo a sociedade, que, no entanto, é objetivada via cinco conceitos-chave que guardam entre si forte grau de parentesco, pois todos se referem à ação humana modelando a superfície terrestre: paisagem, região, espaço, lugar e território."

( Adaptado. Cavalcanti, Lana de Souza. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 2005)

Na Geografia Humanista _______ é o espaço que se torna familiar ao indivíduo, é o espaço do vivido, do experimentado.

Uma ______ é uma porção do espaço que apresenta características próprias que, de acordo com um critério, a distinguem das demais áreas em torno.

Assinale a opção que indica os termos que completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

    Paisagem
    : refere-se às configurações externas do espaço. Por muitas vezes, ela foi definida como “aquilo que a visão alcança”. Porém, essa definição desconsidera as chamadas “paisagens ocultas”, ou seja, aqueles processos e dinâmicas que são visíveis, mas que de alguma forma foram ocultados pela sociedade. Além disso, tal definição também peca por apenas considerar o sentido da visão como preceptora do espaço, cabendo a importância dos demais sentidos, com destaque para a audição e o olfato.

    Dessa forma, podemos afirmar, de maneira simples e direta, que o conceito de paisagem refere-se às manifestações e fenômenos espaciais que podem ser apreendidos pelo ser humano através de seus sentidos.

    Território: é classicamente definido como sendo um espaço delimitado. Tal delimitação se dá através de fronteiras, sejam elas definidas pelo homem ou pela natureza. Mas nem sempre essas fronteiras são visíveis ou muito bem definidas, pois a conformação de um território obedece a uma relação de poder, podendo ocorrer tanto em elevada abrangência (o território de um país, por exemplo) quanto em espaços menores (o território dos traficantes em uma favela, por exemplo).

    Região: é uma área ou espaço que foi dividido obedecendo a um critério específico. Trata-se de uma elaboração racional humana para melhor compreender uma determinada área ou um aspecto dela. Assim, as regiões podem ser criadas para realizar estudos sobre as características gerais de um território (as regiões brasileiras, por exemplo) ou para entender determinados aspectos do espaço (as regiões geoeconômicas do Brasil para entender a economia brasileira). Eu posso criar minha própria região para a divisão de uma área a partir de suas práticas culturais ou por suas diferentes paisagens naturais, entre outros critérios.

    Lugar: é uma categoria muito utilizada por aqueles pensadores que preferem construir uma concepção compreensiva da Geografia. Grosso modo, o lugar pode ser definido como o espaço percebido, ou seja, uma determinada área ou ponto do espaço da forma como são entendidos pela razão humana. Seu conceito também se liga ao espaço afetivo, aquele local em que uma determinada pessoa possui certa familiaridade ou intimidade, como uma rua, uma praça ou a própria casa.

    PENA, Rodolfo F. Alves. "Categorias da Geografia"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/categorias-geografia.htm>. Acesso em 16 de abril de 2016.

     


ID
1845247
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Especialmente a partir da década de 1960, os esforços de expansão da ocupação do Centro-Oeste brasileiro trouxeram muitas alterações ao ambiente do Cerrado, provocando destruição em larga escala, sendo este bioma atualmente um dos mais degradados do país.

Em relação às particularidades naturais, sociais e econômicas que envolvem a ocupação e a degradação do bioma Cerrado, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O cerrado é um solo tipicamente ácido e para ocorrer a expansão da fronteira agrícola, a embrapa fez a calagem do solo, assim, corrigindo-o, então as alternativas q dizem q é um solo rico, pu propício para plantação estão incorretas, fora a do pantanal, q n é nem oq a questão pede
  • : vegetação encontrada nas regiões norte, nordeste, sudeste e centro-oeste do país, desenvolvidas no clima tropical sazonal. É comparada às savanas posto que reúne árvores baixas, esparsas com troncos retorcidos, além de gramíneas e arbustos.

  • A) Falsa- o solo do Cerrado, assim como o da Amazônia, é extremamente pobre naturalmente.

    B) Falsa- A indústria do Carvão utiliza árvores de grande e médio porte, e não vegetação herbácea.

    C) Correta - O agronegócio induz queimadas para criação extensiva de gado e plantações de Soja.

    D) Falsa- A vegetação do Pantanal é altamente heterogênea, tendo em vista que é uma área de ''encontro'' dos principais biomas do país.

    E) Falsa - Pelo mesmo motivo da assertiva A.

    Brasil!!

  • gabarito letra: C


ID
1890514
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“O Pantanal Mato-Grossense é uma planície de inundação periódica reconhecida nacional e internacionalmente pela exuberância de sua biodiversidade como uma das áreas úmidas de maior importância do globo”.


Fonte: CSR/IBAMA. Monitoramento do Bioma Pantanal 2008-2009. Brasília: MMA, 2011 


O Pantanal é um sistema frágil e vem sendo ameaçado por ações antrópicas, sobretudo nas últimas décadas. Uma característica natural do Pantanal e um efeito das ações antrópicas nos seus ecossistemas são, respectivamente: 

Alternativas
Comentários
  • Leandro, por favor , leve isso a serio. quando for comentar , só o faça de for algo válido...

  • poxa, a regiao do pantanal nao tem essa tradiçao da extraçao de minerios.

  • Questão um pouco complexa, mas que deixa uma ressalva bem notável. O pantanal enche e seca todo o ano devido aos períodos bem definidos de chuvas e secas. Só com essa dica já é possível acertar marcando a alternativa D. Ocorrência de duas estações climáticas bem definidas. 

  • GAB D.
    Não conseguir entender essa questão, mas transcrevo o que o meu prof falou:
    As atividades mineradoras, além de gerarem forte impacto visual, causam assoreamento e modificam a trajetória dos corpos d’água, contaminando as bacias com dejetos de diferentes origens e intensificando processos erosivos, com consequente descaracterização da paisagem. Fato é que “o bioma passou a ter os seus recursos minerais ... explorados com maior intensidade, geralmente com poucos cuidados em relação à conservação ambiental” (Apostila da Aula 01 do Prof. Leandro). A dúvida é se dejetos é o termo técnico adequado. Para alguns não, seriam rejeitos e não dejetos. O erro da alternativa “E” é dizer que a escassez de nutrientes em função do ciclo de inundações é uma característica natural do ecossistema. Não é, pois, durante o período de vazante, ocorre gradativamente a diminuição do volume de água e o aumento da área não-inundada. Dessa forma, há grande transporte de nutrientes e material orgânico de origem alóctone, pelo pulso de inundação. A segunda parte da alternativa “E” está correta.
     

  • GABARITO >>> "D"       MAS...

     

    Questão bem subjetiva, acredito que até quem more no Pantanal tenha errado. Isso porque outras alternativas também se encaixam na realidade da região, mas o principal agravante é que "a contaminação das bacias com dejetos de atividades mineradoras" não é fator predominante na degradação do Pantanal, e isso já é motivo suficiente para não escolher esta opção como correta.

  • A questão B não poderia ser, pois os cerrados predominam nas áreas que não sofrem inundação.

  • (...) O desenvolvimento econômico na região pantaneira, baseado na pecuária extensiva e agricultura, geram impactos ambientais como queimadas, desmatamento, assoreamento e poluição dos rios causados por pesticidas e fertilizantes. Atualmente, empreendimentos de alto impacto poluidor, como da mineração e siderurgia estão se instalando no Pantanal, representando uma ameaça a mais para o ecossistema.

    Resposta: D

    Fonte: http://www.sospantanal.org.br/pantanal/

  • Apenas complementando:

    Planície do Pantanal - Encaixada entre o planalto central e meridional


    Inundada periodicamente pelo rio Paraguai.

    Altitude média de 110m.

    Terreno sedimentar recente.

    Monotonia da paisagem é quebrada pelo Maciço de Urucum.

  • Só lembrar que o bioma do Pantanal e o Bioma Cerrado têm como clima predominante o tropical típico, o qual possui duas estações bem definidas: inverno seco e verão chuvoso.

  • Apesar da sua enorme importância para a biodiversidade brasileira, o Pantanal tem enfrentado graves problemas oriundos do desenvolvimento econômico, especialmente por conta da pecuária extensiva e da agricultura, que geram impactos ambientais como queimadas, desmatamento, assoreamento e poluição dos rios – por conta de pesticidas e fertilizantes.

    Além disso, atualmente tem-se desenvolvido atividades de mineração e siderurgia, que afetam as bacias da região.

    Resposta: D

  • GABARITO= LETRA D

  • Apesar da sua enorme importância para a biodiversidade brasileira, o Pantanal tem enfrentado graves problemas oriundos do desenvolvimento econômico, especialmente por conta da pecuária extensiva e da agricultura, que geram impactos ambientais como queimadas, desmatamento, assoreamento e poluição dos rios – por conta de pesticidas e fertilizantes. Além disso, atualmente tem-se desenvolvido atividades de mineração e siderurgia, que afetam as bacias da região.

    Fonte: Direção

  • https://www.youtube.com/watch?v=CwYDYMCCVmA

    comentário da questão: 6:52

  • D

  • Sobre o pantanal e sua complexidade buscamos uma alternativa que apresente corretamente uma característica natural e uma consequência da ação antrópica sobre este bioma em ordem.

    A) Uma massa atlântica está associado a ação oceânica e a continentalidade do Pantanal impede sua ação mais intensa sobre a região. 

    B) Cerrado é uma formação específica dos Planalto Central e arredores, enquanto o Pantanal é formado por uma aglutinação de formas de vegetação que formam uma combinação característica.

    C) Floresta tropical pluvial é uma das formas vegetacionais presentes no Pantanal mas está longe ser preponderante. 

    D) Característica climática presente tanto no Pantanal como no entorno assim como a contaminação das bacias devido a histórica atividade mineradora, responsável pela ocupação da região.

    E) O ciclo de inundações deposita sedimentos e não os remove o que contribui para a manutenção de nutrientes. 





    GABARITO DO PROFESSOR: D

ID
1910863
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nas últimas décadas o processo de transformação do uso do solo, em função de uma expansão rápida e intensiva da agropecuária provoca inúmeros impactos ambientais no Cerrado, entre os quais erosões profundas que atingem o lençol freático que denominamos

Alternativas
Comentários
  • Voçoroca é a forma de erosão do solo em que se conjugam os efeitos da água subterrânea e da água superficial.

  • Existem 3 tipos de eroção, a lixiviação, o início, a ravina, algumas fendas no solo e a voçoroca que é a mais profunda que atinge o lençol...

  • Muito bem explicado, Rogério.
  • A explicação da professora (Comentários do professor) está SENSACIONAL!

  • Voçoroca pode ser resultante da combinação de vários tipos de erosão, formando grandes crateras que costumam atingir o lençol freático ou estruturas internas dos solos.

    Assoreamento é o acúmulo de sedimentos (areia, terra, rochas) lixo e outros materiais levados até o leito dos cursos d'água pela ação da chuva, do vento ou do ser humano. Trata-se de um processo natural que pode ser intensificado pela ação humana. em alguns casos, o curso d'água pode deixar de existir em decorrência desse fenômeno.

    A laterização é um processo de transformação dos solos tropicais ocasionado pelo intemperismo e agravado pela ação antrópica, que degrada a vegetação protetora.

    Lixiviação do solo é um processo erosivo ocasionado a partir da lavagem da camada superficial do solo pelo escoamento das águas superficiais. Em geral, ocorre em solos sem cobertura vegetal protetora, o que diminui, em elevado grau, a sua fertilidade ao longo do tempo.

    A lixiviação é um processo frequente nos solos das regiões tropicais e equatoriais, pois nesses locais as chuvas são mais abundantes e intensas. As enxurradas provocadas pelas precipitações carregam os materiais superficiais do solo para as áreas mais baixas. Justamente por isso, esse processo é mais significativo nas regiões de maior declividade. Desse modo, a água "lava" os solos, carregando para o lençol freático e para os cursos d'água os nutrientes disponíveis nele, favorecendo seu empobrecimento.

    arenização dos solos corresponde ao processo de perda de espaço agricultáveis, que ocorre especificamente em ambientes úmidos, ou seja, ambientes em que as médias pluviométricas ultrapassam os 1400 mm anuais.

    Basicamente, esse problema ambiental é decorrente da retirada da vegetação, que faz com que os solos arenosos fiquem mais expostos aos agentes erosivos – sobretudo a água das chuvas – o que acarreta na formação de bancos de areia.

  • *Voçoroca* = Escoamento superficial das águas da chuva no solo onde a cobertura vegetal foi removida, Atingindo o lençol freático
  • “erosões profundas que atingem o lençol freático” aponta para voçoroca


ID
1917148
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A constante interação entre os diferentes elementos da natureza (relevo, solo, clima, vegetação e hidrografia), permite-nos identificar, no território brasileiro, seis diferentes domínios morfoclimáticos. Sobre esses domínios, pode-se afirmar que:

I– cada domínio exibe um bioma dominante, mas cada bioma abrange diversos tipos de ecossistemas em seu interior, de acordo com as mudanças nas condições naturais (solo, altitude, clima, fauna etc).

II– no domínio da Amazônia, a floresta, latifoliada e perene, contribui, em grande parte, para as condições climáticas reinantes: temperaturas médias elevadas, precipitação abundante e concentrada no verão e elevada amplitude térmica anual.

III– o domínio do Cerrado é o mais extenso bioma brasileiro e sua vegetação limita-se aos Planaltos e Chapadões do Brasil Central.

IV– no domínio da Caatinga encontra-se uma vegetação que se desenvolve em solo pouco profundo, pois a relativa escassez de chuvas é responsável pelo baixo nível de decomposição química das rochas.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • O erro na II é que amplitude térmica anual na Amazônia é baixa, não há uma grande variação na temperatura.

    O erro na III é que o Cerrado é o segundo maior bioma e não o primeiro.

  • II- Amplitude anual da amazônia é baixa. 

    III-O bioma mais extenso do Brasil é o amazônico

    GABARITO: C

     

  • Observação: o Cerrado não se limita apenas aos planaltos e chapadões!!!!!!!

    EXISTEM manchas isoladas no domínio amazônico e mares de morro.

    Fonte: Magnoli, Demétrio. Cap 12.

    Brasil!

  • Cerrado é o maior bioma exclusivamente brasileiro..

  •  no domínio da Amazônia, a floresta, latifoliada e perene, contribui, em grande parte, para as condições climáticas reinantes: temperaturas médias elevadas, precipitação abundante e concentrada no verão e elevada amplitude térmica anual.

    OBSERVE QUE A AMAZONIA TEM BAIXA AMPLITUDE TERMICA.

    III– o domínio do Cerrado é o mais extenso bioma brasileiro e sua vegetação limita-se aos Planaltos e Chapadões do Brasil Central.

    ELE E O SEGUNDO MAIOR.

  • A IV me parece estranha por associar a chuva à decomposição química.

    Não seria decomposição física?

  • A constante interação entre os diferentes elementos da natureza (relevo, solo, clima, vegetação e hidrografia), permite-nos identificar, no território brasileiro, seis diferentes domínios morfoclimáticos. Sobre esses domínios, pode-se afirmar que:

    I– cada domínio exibe um bioma dominante, mas cada bioma abrange diversos tipos de ecossistemas em seu interior, de acordo com as mudanças nas condições naturais (solo, altitude, clima, fauna etc).

    II– no domínio da Amazônia, a floresta, latifoliada e perene, contribui, em grande parte, para as condições climáticas reinantes: temperaturas médias elevadas, precipitação abundante e concentrada no verão e elevada amplitude térmica anual.

    III– o domínio do Cerrado é o mais extenso bioma brasileiro e sua vegetação limita-se aos Planaltos e Chapadões do Brasil Central.

    IV– no domínio da Caatinga encontra-se uma vegetação que se desenvolve em solo pouco profundo, pois a relativa escassez de chuvas é responsável pelo baixo nível de decomposição química das rochas.

    I - Correto

    II - Baixa amplitude térmica.

    III - Não se limita à esses que a questão deu

    IV- correto

  • Achava que a vegetação da caatinga tinha raízes profundas

  • Amazônia: Baixa amp. térmica

  • é só latifoliada referente ao dominio amazonico e não a perene pelo que eu me lembre alguém me corrija fazendo um favor

  • elevada amplitude térmica anual.

    Aí tá o erro. O clima equatorial apresenta baixa amplitude térmica.

  • I– cada domínio exibe um bioma dominante, mas cada bioma abrange diversos tipos de ecossistemas em seu interior, de acordo com as mudanças nas condições naturais (solo, altitude, clima, fauna etc).

    II– no domínio da Amazônia, a floresta, latifoliada e perene, contribui, em grande parte, para as condições climáticas reinantes: temperaturas médias elevadas, precipitação abundante e concentrada no verão e elevada amplitude térmica anual. Baixa amplitude termica.

    III– o domínio do Cerrado é o mais extenso bioma brasileiro e sua vegetação limita-se aos Planaltos e Chapadões do Brasil Central. O bioma mais extenso é a amazonia e não se pode dizer que o cerrado está limitado a está região, pois pode encontrar ele em regiões como a Amazônia e outras regiões.

    IV– no domínio da Caatinga encontra-se uma vegetação que se desenvolve em solo pouco profundo, pois a relativa escassez de chuvas é responsável pelo baixo nível de decomposição química das rochas.

    GAB: I E IV C

  • II- Amazônia é úmida, devido a evapotranspiração ela produz muita água. A água atua como regulador térmico, logo a amplitude térmica anual é baixa.
  • III- bioma mais extenso é o da Amazônia

ID
1928518
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Uma das consequências da retirada de coberturas vegetais florestadas é

Alternativas
Comentários
  • A primeira consequência do desmatamento das florestas é o comprometimento da biodiversidade, por causa da diminuição ou, mesmo, da extinção de espécies vegetais e animais. Também gera aumento das temperaturas médias locais, menor retenção de água da chuva nos lençóis freáticos e o aumento do processo erosivo, que leva ao empobrecimento do solo.
    A resposta correta é a letra B. 

  • Sem a cobertura vegetal pra conter o escoamento da água, acontece o processo de lixiviação, a ''lavagem'' do solo e consequentemente a retirada de nutrientes.

    Letra B! SEREI CADETE, BRASIL!!!


ID
1971784
Banca
CRS - PMMG
Órgão
PM-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em termos de estrutura dos solos é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • solo eluvial = solo residual.

  • questão muito boa

  • Solos Aluviais: Formados por sedimentos que sofreram transporte;

    Solos Eluviais: Formados por sedimentos in situ, ou seja, da mesma rocha matriz local

    Solos orgânicos : Obtidos através da decomposição da matéria orgânica

    Solos inorgânicos: Formados a partir de rochas.


ID
2062231
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A imensidão do território brasileiro é acentuada para o viajante pelo fato de ele ter à frente, geralmente, planí- cies e planaltos, às vezes dominados por relevos tabulares. Essa topografia deriva da estrutura geológica do País, formada essencialmente de antigos escudos e de coberturas sedimentares ou vulcânicas.

THÉRY, H.; MELLO, N. Atlas do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2008. p. 61.

Adaptado.


Como exemplo de cobertura vulcânica do território brasileiro, identifica-se o(a)

Alternativas
Comentários
  • Toda a região Sul do Brasil foi objeto de derrames basáltico (período cretáceo). Para efeito de associação, as terras 'roxas' são oriundas de basaltos alterados. São os solos mais férteis de que se tem notícia. 

    O basalto é uma rocha importantíssima para a agricultura, pois o produto de sua decomposição é uma argila de coloração avermelhada, que origina solos férteis (terra roxa). 
    É uma rocha efusiva básica, tendo como correspondentes plutônico e hipo-abissal o gabro e o diabásio, respectivamente. 
    Mineralogia principal - constituída essencialmente por piroxênios (augita ou augita diopsídica, pigeonita, hiperstênio) e plagioclásio (bytownita a labradorita). Pode incluir olivina, quartzo, feldspato potássico, nefelina e vidro. 
    Minerais acessórios - óxidos de ferro (magnetita), apatita, sulfetos, hornblenda e raras biotitas. 
    Estrutura - vesicular, amigdaloidal, compacta, fluidal, etc.

     

    Fonte: https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070316141503AAkjzM2

  • Em épocas geológicas passadas, houve intensa atividade vulcânica, hoje não existem mais vulcões ativos no Brasil. Nosso país foi palco de diversas atividades vulcânicas, a mais recente ocorreu na Era Cenozoica (Terciário), levando à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

     

    Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações que podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas; Os derrames basálticos que ocorreram no Planalto Meridional deram origem ao fértil solo terra roxa; A Bacia Amazônica também foi afetada por atividades vulcânicas em algumas áreas.

     

    Fonte: http://geoconceicao.blogspot.com.br/2011/03/vulcanismo-no-brasil.html

     

  • R;(e)

  • e)

    derramamento de basalto na região Sul

  • Eliminação chega a resposta

     

  • O texto de apoio aborda aspectos geomorfológicos do território brasileiro. O enunciado busca a alternativa correta sobre a cobertura vulcânica no território brasileiro.

    A) A formação de depósitos de minério de ferro é processo complexo ligado a decomposição de rochas sedimentares e não está diretamente relacionada a cobertura vulcânica.

    B)  Os processos de laterização em rochas muito antigas levam à formação de depósitos de bauxita.

    C) Os depósitos de manganês possuem origem em rochas sedimentares. 

    D)  Formado a partir de depósitos de sedimentação.

    E) Formaram as famosas terras roxas, cuja enorme fertilidade natural foi identificada de imediato por colonos europeus e favoreceu a ocorrência de grandes áreas cultivadas, sobretudo com café. Alternativa correta. 




    Gabarito do professor: E
  • Dentre os exemplos de cobertura vulcânica do território brasileiro, podemos citar o derramamento de basalto, ocorrido na era Mesozoica, que se estendeu das porções ocidentais de São Paulo até o Rio Grande do Sul, o que originou um dos solos mais férteis do país, a terra roxa.

    Resposta: E

  • Dentre os exemplos de cobertura vulcânica do território brasileiro, podemos citar o derramamento de basalto, ocorrido na era Mesozoica, que se estendeu das porções ocidentais de São Paulo até o Rio Grande do Sul, o que originou um dos solos mais férteis do país, a terra roxa.

    Resposta: E

  • PLANALTO:

    Também chamados de platôs, os planaltos são terrenos elevados e planos marcados por altitude acima de 300 metros e que predominam o desgaste erosivo.

    Quanto à isso, são classificados de acordo com formação geológica:

    • Planalto Sedimentar (formados por rochas sedimentares)
    • Planalto Cristalino (formados por rochas cristalinas)
    • Planalto Basáltico (formados por rochas vulcânicas)
  • Se eu soubesse o que é basalto teria acertado, e como eu iria saber???

  • GAB: LETRA "E"

    Derrame de Trapp foi um grande derramamento vulcânico de basalto, ocorrido na era Mesozoica, e que deu origem a um dos solos mais férteis do Brasil (terra roxa), que se estendem nas porções ocidentais de São Paulo ao Rio Grande do Sul. ... A lava decorrente do Derrame de Trapp após se resfriar formou o basalto.


ID
2116156
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os solos são o produto da desagregação das rochas pelos processos físicos, químicos e biológicos, sendo constituídos, do ponto de vista pedológico, por matéria mineral, ar, água, matéria orgânica e atividade biológica. Os latossolos são solos

Alternativas
Comentários
  • os latossolos são altamente evoluídos em virtude do alto intemperismo químico a qual são submetidos. Isso se deve ao fato de estarem presentes em regiões quentes e úmidas.

    Letra B!! BRASIL!

  • Latossolos são solos minerais, homogêneos, com pouca diferenciação entre os horizontes ou camadas, reconhecido facilmente pela cor quase homogênea do solo com a profundidade. Este tipo de solos é mais comum no Sudeste e Centro-Oeste brasileiro.


ID
2146786
Banca
Serctam
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O valor de venda de um terreno é calculado respeitando vários fatores, dentre eles, o fator de profundidade, a localização física, a área e o valor básico unitário. Esses dados devem fazer parte da:

Alternativas
Comentários
  • planta de valores genéricos.


ID
2217493
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

É um processo natural de transporte de sedimentos gerado pela ação dos agentes externos, como o vento, a chuva, os rios e o gelo. A intensidade da ação de cada um desses agentes depende de vários fatores, como a resistência da rocha, o tipo de clima e até mesmo o relevo. As ações humanas têm contribuído para acelerar esse processo natural.
Trata-se do fenômeno

Alternativas
Comentários
  • c) da erosão. 

     

     

    Entende-se por erosão o fenômeno de desgaste da superfície do solo que resulta na modificação das formas de relevo. Esse fenômeno de caráter exógeno tende a rebaixar as formas de relevo através do desgaste dos materiais rochosos. É importante ter em mente que esse processo pode ser natural ou intensificado pela ação humana (antrópica). Como exemplos da interferência do homem no sentido de favorecer o avanço dos processos erosivos, podem ser citados o desmatamento de matas ciliares para o plantio de monoculturas, a retirada de cobertura vegetal de áreas de encostas, a não utilização de curvas de nível e o manejo inadequado do solo, entre outros. No caso do Brasil, as características de nosso clima, como a umidade excessiva, o vento, as águas marinhas, a temperatura, a flora e, ainda, a ação antrópica são fatores que, ao lado da nossa estrutura geológica antiga, explicam o grande desgaste de nosso relevo. 

     


    O processo erosivo engloba três etapas:

     

    O desgaste – Retirada dos materiais de rochas preexistentes.


    O transporte – Arrastamento dos materiais arrancados na fase de desgaste. Os materiais transportados recebem a designação de sedimentos.


    A acumulação – Deposição dos materiais transportados em áreas de baixas altitudes.


ID
2217538
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Intemperismo é o processo geral pelo qual as rochas são decompostas e destruídas na superfície terrestre. O Intemperismo

Alternativas
Comentários
  • intemperismo é o processo de transformação e desgaste das rochas e dos solos, através de processos químicos, físicos e biológicos.
    Os principais agentes responsáveis pelo intemperismo físico são a água (e seus processos de evaporação, congelamento etc.), as variações de umidade e temperatura, entre outros. 
    Intemperismo biológico: é o processo de transformação das rochas a partir da ação de seres vivos, como bactérias ou até mesmo animais. Incluem-se nesse processo as raízes das árvores, as ações de bactérias, a decomposição de organismos ou excrementos, entre outros.
    Intemperismo químico: Quebra da estrutura química dos minerais que compõe a rocha ou sedimento (material de origem). 

  • Gabarito: A

  • A? físico é frequente em áreas de baixa temperatura e em encostas com forte declividade.

    -> Segundo o Prof. do Estratégia Concursos:

    -> O Intemperismo físico é frequente em locais onde chove pouco e há muita radiação solar.

    -> O intemperismo químico tem relação com o contato da água com a rocha. (chuvas).

    -> O intemperismo Biológico tem relação com as raízes das árvores, por exemplo.


ID
2217556
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O processo de desertificação já é uma realidade no Brasil. Sobre esse processo são feitas as afirmativas abaixo.
I. No Nordeste ocorre em núcleos, formando manchas descontínuas, pois nas áreas de brejos nos sopés das serras e chapadas a maior umidade enfraquece o processo.
II. As condições litológicas, os solos rasos e a insuficiência de chuvas são condições naturais que favorecem a desertificação, principalmente se associadas às ações antrópicas.
III. No sul do Brasil, em área localizada entre o norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o fenômeno da desertificação começou a ocorrer a partir da substituição da pecuária bovina pelos cultivos de exportação.
Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Ações antrópicas= ações do homem.
  • Atençaõ para os conceitos a respeito deste tema: 

    Deserto: região de clima árido; a evaporação potencial é maior que a precipitação média anual. Caracteriza-se por apresentar solos ressequidos; cobertura vegetal esparsa, presença de xerófilas e plantas temporárias.

    Desertificação: origina-se pela intensa pressão exercida por atividades humanas sobre ecossistemas frágeis, cuja capacidade de regeneração é baixa.

    Processo de desertificação: diz respeito a atividade predatória que irá conduzir a formação de desertos.

    Área de desertificação: é a área onde o fenômeno já se manifesta.

    Área propensa à desertificação: área onde a fragilidade do ecossistema favorece o processo de instalação da desertificação.

    Deserto específico: a desertificação já se manifesta em grau máximo.

     

    Fonte: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agropecuario/artigo_agropecuario/desertificacao.html

  • A opção III está errado porque em regiões subtropicais essa processo recebe o nome de arenização.


ID
2236435
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

TEXTO I

O Cerrado brasileiro apresenta diversos aspectos favoráveis, mas tem como problema a baixa fertilidade de seus solos. A grande maioria é ácido, com baixo pH.

Disponível em: www.fmb.edu.br. Acesso em: 21 dez. 2012 (adaptado).

TEXTO II

O crescimento da participação da Região Central do Brasil na produção de soja foi estimulado, entre outros fatores, por avanços científicos em tecnologias para manejo de solos.

Disponível em: www.conhecer.org.br. Acesso em: 19 dez. 2012 (adaptado).

Nos textos, são apresentados aspectos do processo de ocupação de um bioma brasileiro. Uma tecnologia que permite corrigir os limites impostos pelas condições naturais está indicada em:

Alternativas
Comentários
  •   Nas últimas décadas, o crescimento econômico do Centro-Oeste deve-se, sobretudo, à expansão da fronteira agropecuária para a região e o seu excelente desempenho. Com mais de 72 milhões de cabeças de gado, o rebanho bovino no Centro-Oeste é o maior do país. Além disso, o desenvolvimento do cultivo de grãos, especialmente da soja, beneficia indiretamente a indústria e o comércio. 

      Entretanto, a região tem o desafio de aliar o crescimento econômico com a preservação ambiental. As plantações aumentaram à custa do desmatamento e a cultura de grãos avança perigosamente para o norte do Mato Grosso, rumo à Floresta Amazônica. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o cerrado, bioma predominante da região Centro-Oeste, já perdeu 48,8% da sua cobertura vegetal original, em decorrência da ocupação do interior e do avanço da soja e do gado.

      Em relação às alternativas:

      -> A letra A está correta. A calagem constitui em uma preparação do solo no intuito de eliminar a acidez do mesmo e fornecer suprimento de cálcio e magnésio para as plantas.

      -> A letra B está errada. A hidroponia é um cultivo feito na água, ao invés do solo.

      -> A letra C está errada. O terraceamento é uma técnica agrícola de plantio que serve para  conter as erosões causadas pelo escoamento da água em áreas de vertentes.

      -> A letra D está errada. O cultivo orgânico busca depender o mínimo possível de insumos e tecnologias externas à propriedade agrícola, assim como dispensa o uso de sementes transgênicas , agrotóxicos e adubos sintéticos.

      -> A letra E está errada. A rotação de cultura é uma técnica agrícola de conservação do solo, por meio da troca de cultura a cada novo plantio.


     Gabarito do professor: Letra A.

  • a) Calagem.

    Calagem é ação ou efeito de adubar a terra com cal (ou mistura de cal com outras substâncias), para corrigir a acidez do solo. Como O texto um trata de grande nível de acidez do solo do Cerrado brasiliro e o texto dois fala do cultivo da soja em larga escala, uma monocultura (excluindo a possibilidade de marcar e) Rotação de culturas.), a alternativa "a)" é a certa. 

  • Resposta A

    ---------------------------------------------------

    Complementado... O calcário é um composto básico que corrige a acidez dos solos do Cerrado. Após sua aplicação, torna-se possível adicionar outros adubos e utilizar o solo.

     

    http://nossoexercicio.pet-ufvjm.org/exid/2941

  • Gabarito: A

    Muita atenção nesta questão...

    Vlw Fernando Silva pela correção !!!

    "Bons" estudos!

  • Mathias Mota, notei que você sempre usa "Bóns" com acento, porém isso é um erro. Segundo a regra dos monossílabos, são acentuados apenas aqueles com terminação em "a", "e" e "o" - e seus plurais. Não confundir com a regra das oxítonas que são acentuadas com as terminações em "a", "e", "o" e "em" - e seus plurais.

     

    Bons estudos.

     

  • A questão é sobre técnicas agroecológicas.


    O terraceamento é aquela em que se cria, de forma mecânica e artificial, degraus para o plantio.


    A rotação de cultura consiste em fazer um rodízio no solo, ir alternando naquele canteiro; solo ou campo o produto vegetal que estará sendo cultivado. Uma vez que cada espécie tem sua necessidade nutricional específica e vai empobrecendo o solo.

    A calagem tem a capacidade de corrigir a acidez do solo através da adubação com calcário. Além disso também fornece nutrientes para a planta: cálcio e magnésio. 

     


    http://www.geografiaopinativa.com.br/2016/02/tecnicas-conservacao-solo.html

  • ÓTIMAS QUESTÕES E ÓTIMOS TEMAS !

  • Naturezas em humanas ou louco!!

  • Para solo ácido, lembre-se: CALAGEM

  • Letra A

  • A) Calagem é a etapa do preparo do solo para cultivo agrícola na qual se aplica calcário com os objetivos de elevar os teores de cálcio e magnésio, neutralização do alumínio trivalente e corrigir o pH do solo, para um desenvolvimento satisfatório das culturas.

    B) Hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Na hidroponia as raízes podem estar suspensas em meio liquido ou apoiadas em substrato inerte. 

    C) Terraceamento, também chamado cultivo em terraços ou cultivo em socalcos, é uma técnica agrícola e de conservação do solo empregada em terrenos muito inclinados, permitindo o seu cultivo e, simultaneamente, o controle da erosão hídrica. Baseia-se na criação de terraços através do parcelamento de rampas niveladas.

    D) Cultivo orgânico de alimentos é entendido como a forma de produção que não faz uso de produtos químicos, como adubos, defensivos, promotores de crescimento, entre outros. Essa técnica busca, primeiramente, manter ou aumentar os níveis de matéria orgânica do solo, para então prosseguir com o plantio. Isso porque, teores maiores de matéria orgânica estimulam o crescimento de microrganismos benéficos, que mantêm a fertilidade e a integridade do solo, permitindo um cultivo de alimentos mais saudável. 

    E) Rotação de culturas é uma técnica agrícola de conservação que visa a diminuir a exaustão do solo. Consiste em alternar, de forma ordenada, diferentes espécies vegetais em determinado espaço de tempo, na mesma área e na mesma estação do ano. As espécies escolhidas devem ter, ao mesmo tempo, propósito comercial e de recuperação do solo. Dessa forma, evita-se também o desenvolvimento de pragas e doenças devido à alternância de espécies de plantas hospedeiras. A prática oferece benefícios que ajudam a conservar e proteger o solo e promove maior diversidade de espécies.

  • Letra A

    Calagem: A calagem é o procedimento adotado para corrigir a acidez do solo e mantê-lo nas condições de PH ideais para que a solução do solo contenha os nutrientes essenciais para o crescimento das plantas.

    Hidroponia: A hidroponia é uma técnica ou ciência utilizada para cultivar plantas sem a presença do solo, transferindo os nutrientes que a planta necessita somente por meio de solução aquosa enriquecida, que dará subsídio para seu desenvolvimento.

    Terraceamento: É uma técnica agrícola de plantio elaborada para a contenção de erosões causadas pelo escoamento da água em áreas de vertentes. Essa técnica é aplicada ao parcelar uma área inclinada em varias vertentes.

    Cultivo Orgânico: Sistema de produção ecologicamente equilibrado e autossustentável. A atividade tem crescido muito no mundo inteiro, principalmente pela necessidade de preservação ambiental e pela exigência de toda a sociedade por alimentos mais saudáveis.

    Rotação de Culturas: Rotação de Culturas é uma técnica agrícola que alterna, de maneira ordenada e planejada, diferentes culturas em uma mesma área em um dado período. Essa técnica de plantio tem como objetivo a conservação do solo e a consequente redução de sua exaustão.

  •   CALAGEM: Essa pratica é usada para neutralizar a acidez do solo e possibilitar o plantio nessa área, são adicionados materiais de caráter básico, como o cal. Pois os solos tropicais são naturalmente ácidos, em razão da pobreza do material de origem ou devido aos processos de gênese.

  • Se possui caráter ácido, é necessário alguma coisa com caráter básico para neutralizar esse solo. No caso, a técnica da calagem, em que se utiliza calcário, é a melhor opção.

    Química + geografia.

  • nossa ENEM ama Calagem, solo ácido, etc

  • Minha vida mudou depois de corrigir as questões pelos comentários, porque economizo MUITO tempo e ainda aprendo/relembro com mais facilidade, dado a fácil abordagem que existe entre os alunos.

  • O cerrado tem um tipo de solo chamado Latossolo, naturalmente ácido e pouco fértil. Por isso, se utiliza uma base, feita de Cálcio e magnésio, a Calagem, que permitiu que a soja, natural de climas temperados e que anteriormente se limitava ao Sul, se expandisse para o centro oeste e criasse uma trilha de desmatamento no Cerrado e na Amazônia


ID
2241598
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O estado do Ceará, dentro do processo de elaboração do seu Programa de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca - PAE-CE, mapeou e caracterizou três núcleos de desertificação: Inhamuns, Irauçuba/Centro-Norte e Jaguaribe. Assinale a opção que cita dois municípios inseridos no Núcleo de Desertificação da Região dos Inhamuns-CE.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão deveria ser anulada, sabendo-se que nem Independência e nem Mombaça pertecem à micorregião Sertão dos Inhamuns.


ID
2241601
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

De acordo com o Programa de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca - PAE-CE, assinale a alternativa que cita o domínio natural situado no estado do Ceará que onde abriga as maiores áreas suscetíveis aos processos de desertificação.

Alternativas
Comentários
  • Seca, desertificação = de-sertao O desertao brasileiro é o sertão.

ID
2241613
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na elaboração de um mapa de sistemas ambientais, são identificadas e delimitadas áreas naturalmente homogêneas. Assinale a opção que trata das principais condições específicas consideradas no mapeamento dos sistemas ambientais.

Alternativas

ID
2241619
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Diagnóstico Geoambiental elaborado para o município de Fortaleza identifica áreas frágeis e áreas medianamente estáveis. Assinale a opção CORRETA que cita exemplos de algumas áreas medianamente estáveis em termos ambientais situadas no município de Fortaleza.

(PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA. Diagnóstico Geoambiental do Município de Fortaleza – PDPFOR. Fortaleza. CE, 2009)

Alternativas
Comentários
  • NÃO SABIA QUE A DEPRESSÃO SERTANEJA ALCANÇAVA FORTALEZA!


ID
2241628
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação às dunas móveis que ocorrem no litoral de Fortaleza, assinale a alternativa que define CORRETAMENTE as características predominantes das dunas móveis presentes no litoral da cidade de Fortaleza.

Alternativas

ID
2241637
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta as informações temáticas que são representadas no mapa Pedológico e no mapa Hipsométrico, respectivamente.

Alternativas