-
O chamado "Regresso Conservador" foi na regência una de Araújo Lima (37-40), ele era um dos membros dos regressistas/conservadores e promoveu uma maior centralização do poder no brasil.
Criou a lei interpretativa do ato adicional de 1834, diminuindo o poder das províncias novamente e deixando a guarda nacional mais submissa ao poder central.
-
Resposta: C
-
A - conservador, conservador, liberal;
B - liberal, conservador, liberal;
C - conservador, conservador, conservador;
D - conservador, conservador, liberal;
E - liberal, liberal, conservador.
-
O primeiro regente uno foi o padre Feijó, que exerceu seu mandato entre 1835 e 1837. A passagem pelo cargo foi marcada por grandes turbulências, pois no período diversas revoltas eclodiram por todo o país. Sua renúncia representou o fim do avanço liberal (1831-1834), assim denominado pelas diversas medidas liberais adotadas no período. Após sua saída antecipada de Feijó do poder, o cargo foi ocupado por Pedro de Aráujo Lima, líder dos regressistas.
O período que segue de 1837 até 1840 ficou conhecido como Regresso conservador, e foi marcado pelas tentativas de findar os conflitos que assolavam o país. O gabinete Araújo Lima, apelidado de Ministério das Capacidades, fez aprovar a Lei de Interpretação do Ato Adicional (1840), que diminuiu a autonomia das províncias ao retirar algumas prerrogativas de suas Assembleias. Ele também reviu a descentralização da Justiça promovida pelo Código Criminal ao estabelecer que a Polícia Judiciária fosse controlada pelo Poder Executivo Central e reduzir as competências dos juízes de paz.
-
Não ocorreu a criação do código criminal, mas a reforma.
-
GABARITO - C
Diminuição das prerrogativas dos juízes de paz; centralização da estrutura judiciária; nomeação do vice-presidente provincial pelo ministério.