Para responder o item, considere o texto a seguir:
O inglês John Gurdon e o japonês Shinya Yamanaka dividiram em 2012 o prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina por estudos que mostraram que células maduras e especializadas podem ser reprogramadas para dar origem a qualquer tipo de tecido, descoberta que promete mudar os rumos de tratamentos de diversas doenças.
Até a descoberta de Gurdon, pensava-se que a especialização celular era um caminho de mão única, que as células desenvolvidas não poderiam retornar ao estágio imaturo em que são pluripotentes. O cientista mostrou que isso era possível em um experimento clássico em que substituiu o núcleo de um ovo de rã pelo núcleo de uma célula intestinal madura de outra rã. O ovo se desenvolveu normalmente e gerou um girino normal, clone do segundo sapo. Isso mostrou que o DNA de uma célula madura guarda a informação necessária para gerar todas as células de um organismo. A pesquisa, além de ser um marco no estudo das células-tronco, possibilitou, mais tarde, a clonagem de mamíferos.
(Fonte: http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/medicine/laureates/2012/press.html)
A partir de uma abordagem contextualizada na organização e na fisiologia celular, analise as proposições e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I. A compartimentalização típica das células eucarióticas é uma exigência para o surgimento de células especializadas com divisão de trabalho e consequente eficiência metabólica.
II. A estrutura dinâmica das membranas biológicas está diretamente associada a processos de sinalização celular envolvidos em comunicação intra e intercelular.
III. Em células eucarióticas, os processos de transcrição e tradução da informação genética ocorrem simultaneamente e no mesmo espaço.
IV. Células reprogramadas se caracterizam por um conjunto permanente de proteínas que dispensa a ocorrência de atividade ribossômica.