SóProvas


ID
191242
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O modelo de crescimento neoclássico simples de Solow difere do modelo de crescimento de Harrod-Domar porque

Alternativas
Comentários
  • O Modelo de crescimento de Solow estuda o crescimento econômico a longo

    prazo, atráves dos parâmetros: acumulação de capital, crescimento da força de trabalho e

    alterações tecnológicas, sendo que esses recursos podem ser rearranjados.

  • Por outro lado, o modelo de Harrod Domar dá primazia à acumulação de capital e não garante qualquer equilíbrio automático. Mas sofre críticas por não explicitar o papel da tecnologia e não admitir a substitutibilidade dos fatores.
  • a) Ambos os modelos admitem o crescimentos populacional, apesar de que em cada modelo esse crescimento populacional exerce um papel diferente na explicação para o crescimento econômico

    b) Correta. A função de produção no modelo Solow é Y = F(K,L) = KaL1-a , apresentando retornos constantes de escala e permitindo a substituição dos fatores. No crescimento equilibrado, a taxa de crescimento da produtividade é quem determina o quanto as outras variáveis macroeconômicas vão crescer. A contabilidade do crescimento (vista no conhecido livro do Jones) permite observar a contribuição de cada um dos fatores de produção para a tx. de cresc. da economia. Já para o modelo HD o equilíbrio é em termos de "fio de navalha", já que existe uma única taxa de crescimento do investimento e renda que assegura o equilíbrio. 

    c) No modelo de Solow a taxa de poupança pode variar no tempo, mas seria uma variação exógena. Mas a poupança no estado estacionário é uma fração constante da renda das pessoas. E essas variações na poupança não afetam o nível de produto por trabalhador no longo prazo.  No modelo HD a taxa de poupança está relacionada com a propensão marginal a consumir da população. 

    d) nenhum dos 2 modelos admite o desemprego dos fatores de produção

    e) No modelo de Solow as economias alcançam o estado estacionário. Já no HD , como eu disse, esse equilíbrio é instável ("fio de navalha"), se uma economia sair do equilíbrio, não conseguirá voltar.
  • O modelo de Harrod-Domar para o crescimento econômico previa uma função de produção de proporções fixas. Isso era um problema, pois não poderia existir substitutibilidade entre os fatores de produção. Dessa forma, o modelo proposto por Solow foi muito bem aceito, pois permitia a substituição entre os fatores de produção: capital e trabalho.

  • O modelo Harrod-Domar (1939,1946) é pensado em termos de função produção Leontieff, ou seja, trabalho e capital tem proporções fixas. Dessa forma, se a população cresce e o capital permanece o mesmo, haverá desemprego de mão de obra, e, caso o capital cresça e a população permaneça a mesma, haverá desemprego de capital, o que corrobora com a ideia de instabilidade capitalista de Keynes (1936). Por outro lado, Solow (1956) admite uma função de produção neoclássica, sob a qual são flexíveis as proporções entre mão de obra e capital, através da ideia de, quando considera-se K e L juntos, retornos constantes de escala, ou seja, 2Y = 2f (K,L), e quando considera-se ambos em separado, retornos marginais decrescentes, ou seja, se a mão de obra dobrar, mas o capital permanecer constante, o produto crescerá mas de forma decrescente, corroborando-se com a ideia desenvolvida, originalmente, por Malthus e aprofundada por Ricardo (1817), com relação à terra.