-
Qualquer ato de pensamento exige uma série de operações que só se produzem se vão sendo preparadas por atos que são interiorizados. Isto significa que Piaget buscou compreender o pensamento enquanto uma ação internalizada. Este processo deve utilizar dois mecanismos: a assimilação e a acomodação. O indivíduo incorpora o objeto enquanto meio de conhecimento, fenômeno este chamado de assimilação. Assim, o sujeito assimila o objeto. Em um segundo momento, o sujeito transforma sua estrutura anterior para incorporar o objeto já assimilado, o que é chamado de acomodação.
Uma questão importante destacada por Filgueiras (2001) é que a fim de acomodar é necessário que o sujeito antes se desequilibre estruturalmente, enquanto conjunto de esquemas (o que se generaliza em uma ação, o que permite seu reconhecimento e diferenciação de outras ações), para se equilibrar novamente. Esse equilíbrio somente se dá a partir do processo de assimilação-acomodação por meio da interação.
Um aspecto a ser destacado quanto a questão anterior é a contribuição de Tafner (2008) ao afirmar que se o indivíduo apenas assimilasse os estímulos, ficaria com escassos esquemas cognitivos, demasiadamente generalizados. Caso isto ocorresse, osujeito não seria capaz de identificar diferenças nos objetos de conhecimento.
-
A teoria piagetiana percebe o desenvolvimento cognitivo construído a partir do biológico. Segundo Piaget (1975), a inteligência começa a se organizar por meio de uma lógica da ação calcada sobre o biológico (reflexos inatos do bebê), ou seja, para Piaget, os atos biológicos são atos de adaptação ao meio físico. Desta forma, pode-se concluir que Piaget entendia o cognitivo como uma adaptação, que organiza a função de estruturar o universo do indivíduo. Este conceito refere-se à relação entre o pensamento e os objetos, uma vez que a capacidade cognitiva irá construir mentalmente as estruturas capazes de serem aplicadas às do meio. O sujeito cognoscente constrói o real por meio da ação. Assim, ele os conceitos relacionados ao objeto, espaço, tempo e causalidade.
-
Essa questão achei difícil
-
b)acomodação refere-se a mudanças que o organismo gera para melhor relacionar-se com
estímulos ambientais.
-
Assimilação: Reconhece o que nos é familiar.
Acomodação: A criança modifica conhecimentos prévios, produz mudanças no organismo, permintindo a melhor comprenção do mundo.
Assimilação + Acomodação = Equilibração.
-
acomodação refere-se a mudanças que o organismo gera para melhor relacionar-se com estímulos ambientais.