-
Contudo, é esse mesmo processo de profissionalização do assistente social e institucionalização da profissão na divisão social e técnica do trabalho que circunscreve as condições concretas para que o trabalho do assistente social ingresse no processo de mercantilização e no universo do valor e da valorização do capital, móvel principal da sociedade capitalista.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-66282011000300003
-
Certo.
Raichelis afirma que "é esse mesmo processo de profissionalização do assistente social e institucionalização da profissão na divisão social e técnica do trabalho que circunscreve as condições concretas para que o trabalho do assistente social ingresse no processo de mercantilização e no universo do valor e da valorização do capital, móvel principal da sociedade capitalista.
Isto porque, para além da análise do Serviço Social como trabalho concreto (Marx, 1968), dotado de qualidade específica que atende a necessidades sociais a partir de suportes intelectuais e materiais para sua realização, o exercício profissional do assistente social em resposta a demandas sociais passa a ser mediado pelo mercado, ou seja, pela produção, troca e consumo das mercadorias(bens e serviços) dentro de uma crescente divisão do trabalho social.
Fonte: O assistente social como trabalhador assalariado: desafios frente às violações de seus direitos. Raquel Raichelis. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 107, p. 420-437, jul./set. 2011.
-
Gabarito Certo
Completando o exposto abaixo pelas colegas, parafraseando Iamamoto, em síntese, o Serviço Social é considerado como uma especialização do trabalho e a atuação do assistente social uma manifestação do seu trabalho, inscrito no âmbito da produção e reprodução da vida social. Nesse cenário, o trabalho do assistente social como profissional, inscrito na divisão sociotécnica do trabalho, insere-se no processo de mercantilização e valorização do capital.
-
Vale ressaltar que o Serviço Social não atua somente no processo de valorização do capital, mas também de acesso a direitos sociais para a classe trabalhadora.