-
A inauguração do pluralismo no serviço social se deu com movimento de reconceituação :“a reconceituação concedeu carta de
cidadania a diferentes concepções acerca da natureza, do objeto, das funções, dos objetivos e das práticas do Serviço Social, inclusive como resultado do recurso a diversificadas matrizes teórico-metodológicas”. (NETTO, 2005, p. 11- 12). Conforme Netto a principal conquista do Movimento de Reconceituação foi à recusa dos assistentes sociais em caracterizar-se exclusivamente.
A partir desse período ( Movimento de reconceituação) é que se pode afirmar a existência de um pluraismo de concepçoes acerca do exercicio profissional.
-
Errado.
O pluralismo profissional foi uma das conquistas decorrentes do movimento de reconceituação na década de 80. É nessa década que a categoria profissional respira novos ares rumo a uma atuação mais democrática e autônoma, questionando e refletindo criticamente a metodologia e a prática profissional.A ética entra em pauta nas discussões profissionais, pois se verificou que se fazia necessário romper com a neutralidade e com o tradicionalismo filosófico fundado pelo neotomismo e humanismo cristão na gênese do serviço social.
O Movimento de Reconceituação trouxe para os assistentes sociais a identificação político-ideológica da existência de lados antagônicos – duas classes sociais antagônicas – dominantes e dominados, negando, portanto a neutralidade profissional, que historicamente tinha orientado a profissão.
-
Em síntese, o processo de renovação do serviço social teve como elementos:
A. o pluralismo teórico-profissional;
B. introdução de diferentes concepções profissionais, com diferentes visões de mundo e de sociedade, demonstrando o rompimento com a homogeneidade que a caracterizava a profissão nessas décadas;
C. interlocução acadêmica e com outras ciências, deixando de ser subalterno dentro do âmbito acadêmico;
D. fomento da investigação e da pesquisa.
GAB. E
-
As manas Suellen Contente e Nilza Ciciliati me contemplaram :) Lindonas !
O pluralismo profissional foi um legado deixado pelo movimento de reconceituação ... que rompeu com as vertentes tradicionais e conservadoras! Dentre outras contribuições explicitadas nos comentários anteriores... :)
Gab. E
-
Netto (2001, p.151-64) apresenta três vertentes que se fizeram presentes no processo de renovação do Serviço Social no Brasil e instauraram o ecletismo ou o pluralismo profissional: a tendência modernizadora, a reatualização do conservadorismo e a intenção de ruptura.
Sendo assim o pluralismo não é desde da gênese da profissão.
-
"A questão do pluralismo, sem dúvida uma das questões do tempo presente, desde aos anos 80 vem‐se constituindo objeto de polêmicas e reflexões do Serviço Social."
Texto de Yasbek na coletânea do cfess
Encontrei no próprio artigo de Yasbek a seguinte referência:
COUTINHO, Carlos Nelson. Pluralismo: dimensões teóricas e políticas. In: Cadernos BESS n. 4. Ensino em Serviço Social: pluralismo e formação profissional. São Paulo, Cortez, maio 1991.