A clarificação é a busca de substantivos e verbos para objetivar os adjetivos e, geralmente, é feita pela utilização de alguma das outras técnicas (questionamento, “um degrau abaixo”). Seu propósito é auxiliar a pessoa a compreender o que é dito na entrevista. Esta técnica raramente provoca uma reação defensiva no entrevistado, porque a maioria deles quer que o assistente social compreenda os seus problemas e a sua perspectiva. Com a clarificação, pretende-se que o usuário tenha a oportunidade de contar a sua história de maneira totalmente compreensível. Oportuniza que o entrevistado objetive sua situação, suas informações, não se sujeitando à visão do entrevistador. Muitas vezes se vale do exercício de “reexpor” a idéia, bem como da repetição, pelo entrevistado, de sua história, podendo rever e refletir sobre ela.
Textos & Contextos Revista Virtual Textos & Contextos. Nº 8, ano VI, dez. 2007
Questão errada!
A clarificação tem como propósito ajudar o entrevistado a compreender o que é dito na entrevista, ajudando-o a detalhar os acontecimentos, ou seja, o entrevistador deve encorajar o entrevistado a ser preciso nos seus relatos em vez deste estar à espera que o assistente social subentenda o que lhe vai na alma.
Fonte:LEWGOY, A. M. B. & SILVEIRA, E. M. C. (2207). “A entrevista nos processos de trabalho do assistente social.” Revista Textos & Contextos. Porto Alegre. v. 6 n. 2 p. 233-251.
http://www.miluzinha.com/wp-content/uploads/2011/12/As-Etapas-e-T%C3%A9cnicas-da-Entrevista.pdf