Gilberto Alves,
Não uso de material teórico específico para comentar seu comentário. Mas penso que ideias conservadoras se refere ao campo de uma moral reacionária, às teorias que contribuem para que se conserve o status quo [profundamente desigual], às metodologias pautadas nessas teorias. E por aí vai.
Conservar = manter. Manter o que é injusto, desigual não é o que o Serviço Social almeja hegemonicamente.
Quando falamos de conservadorismo, nos remetemos aos primórdios da profissão, em que éramos atrelados a moral católica, subservientes aos ditames do Capital e do Estado, ratificadores do status quo de profunda desigualdade, culpabilizadores dos indivíduos, etc. Tudo isso amparado por uma doutrina [neotomismo] e uma teoria [funcionalismo/positivismo]
Já esquerda x direita se refere a um posicionamento político de cunho partidário/eleitoral. Geralmente a esquerda é sim menos conservadora, mas não é perfeição na Terra; mas isso não significa que a direita não possa ter ideias de algumas forma libertárias [meio difícil].
Mas isso é um debate muito grande, sabe?
Mas mesmo que atrelados hoje a ideais libertários, não significa que não somos atravessados por contradições. Tal qual a sociedade é contraditória, nossa prática também o é. Assim, pela mesma ação, contribuímos para a emancipação social e ao mesmo tempo para sua manutenção. Mas, escolhemos pesar o lado da emancipação. Tem um pouco a ver com o debate sobre correlação de forças.
Mas a grande questão é: você está atrelado ao PEP hegemônico ou não? Se não, o PEP a qual se alinha é democrático? Pois caso seja, estamos abertos [com o pluralismo] a você! Mas caso não democrático seja, você estaria contribuindo justamente para esse 'incremento de ideias conservadoras', e não há como estabelecer um diálogo, afinal, a democracia é princípio no qual nos fundamos!
Por fim, humildemente, sugiro que não traga esse tipos de questionamentos [esquerda x direita] a sua cabeça na hora de fazer suas provas: isso pode te embaralhar o pensamento e te prejudicar.
Te desejo sorte e muitas reflexões em sua formação profissional e/ou atuação profissional. E espero que tenhas um posicionamento democrático sempre!
Abraços.
A precarização das condições de trabalho = COISA RUIM
a ausência de preparo técnico = COISA RUIM
a fragilização de uma consciência crítica = COISA RUIM
ESSAS COISA RUIM são elementos que propiciam desafios ? SIM
CERTO.
COISA RUIM + COISA RUIM + COISA RUIM = INCREMENTO DE IDEIAS CONSERVADORAS (COISA RUIM)
O SEGREDO PARA MATAR ESSA QUESTÃO É SE MANTER ALINHADO COM A IDEOLOGIA DA BANCA