-
A) CORRETA. O ULTILITARISMO é uma doutrina ética que prescreve a ação como forma de buscar o bem estar de todos.
.
B) A Ética Reflexiva é um julgamento interno e individual de cada pessoa em uma sociedade.
Consiste em uma auto avaliação ( de dentro pra fora ) do ser, e não em códigos específicos.
.
C) A Ética não equivale a Moral. Uma não é a outra. Ética estuda o comportamento humano, já a Moral é o conjunto de normas, livre e consciente, adotado, que visa organizar as relações da pessoas. O primeiro estuda o comportamento; é uma ciência. O Segundo, atribui valor às ações humanas. *Uma não depende da outra pra existir.
.
D) A Ética, como ciência, não é temporal. A Moral varia ao longo do tempo. Atos e fatos, anos atrás, geralmente não são aceitos hoje em dia.
.
E) Não. A simples existência da moral não significa necessariamente a presença de Ética.
-
Otimos comentários, ficou muito simples agora, identificar ETICA X MORAL
-
Simplificando: ÉTICA= é aquilo que se faz em sociedade (normas, conjunto de regras)
MORAL: É aquilo que se faz quando está sozinho (intrinseco, traduz seu carater)
-
a) A partir do estudo da ética, pode-se considerar uma visão utilitarista, em que a verdade de uma proposição consiste no fato de que ela é útil, tendo alguma espécie de êxito ou satisfação.(CORRETO)
b) A ética reflexiva se dedica exclusivamente à reflexão sobre os deveres das pessoas contidos nos códigos específicos dos grupos sociais.(ERRADO) quando falar de comportamento humano e grupos sociais, está falando de moral.
c) A ética é equivalente à moral porque ambos os preceitos investigam os princípios fundamentais do comportamento humano.(ERRADO), aqui está falando de moral.
d) A ética é temporal, enquanto a moral é permanente.(ERRADO), aqui é o ocntrário ética=permanente, moral = temporal
e) A simples existência da moral significa a presença explícita de uma ética, entendida como filosofia moral, isto é, uma reflexão que discute, problematiza e interpreta o significado dos valores morais..(ERRADO), está não sei responder.
bons estudos e validem minhas estrelinhas!
-
Daiany, o que é moralmente aceito hoje, pode não ser no amanhã!
Mas a ética permanece!
-
Dayane, letra c o que está errado em dizer que são equivalentes.
A ética explica, esclarece e investiga determinada realidade elaborando conceitos, provoca uma reflexão a cerca dela.
Moral expressa um conjunto de
normas aceitas livres conscientemente, que regula o comportamento individual dos homens, forma
juízo valorativo.
-
Justificando o erro da letra e) nem tudo o que é moral é ético, Ex: Ailguns povos indígenas matam seus filhos quando nascem com algum tipo de problema (como cegueira, etc). É uma atitude que não atende aos preceitos éticos mas atende aos preceitos morais em função dos costumes desses povos. Outro exemplo, dentro de um ônibus, você em seu asssento normal(sem ser especial, destiando a idosos, grávidas), com uma destas pessoas em pé ao seu lado. O fato de você não ceder o lugar não seria imoral, pois não existe nenhuma lei que o obrigue a fazer isso, mas não seria ético, Outro exemplo, quando alguém deixa cair algum objeto e você perceber, caso você não devolva o objeto não seria ético mas não seria imoral.
-
Adelino Sousa, você trocou os conceitos! :(
ÉTICA= ethos (grego) -> caráter, modo de ser. A ética é a ciência que estuda a moral, está ligada a outros ramos específicos que é política e a filosofia, assim como a sociologia e outros ramos da ciência e do direito.
MORAL: mos ou mores no plural (latim) -> costumes. Está relacionada aos hábitos e costumes de grupos sociais, estes que nós adotamos. (normas, conjunto de regras).
-
A alternativa A trata do utilitarismo, que é uma doutrina ética que encara a ação como forma de busca do bem estar. O utilitarismo tem
fundamento em Aristóteles e na importância que ele dá à ação humana. Esta é a alternativa correta.
A alterativa B trata de códigos de conduta e grupos sociais, e na realidade se refere à moral. A ética reflexiva, por outro lado, diz respeito ao julgamento interno e individual, à auto-avaliação de cada pessoa acerca de sua própria conduta.
Quanto à alternativa C, ela está errada porque a ética e a moral são conceitos diferentes.
A alternativa D diz que a moral é permanente, mas na realidade ela se modifica com o tempo e de acordo com o sistema de valores de cada grupo social.
A alternativa E diz que quando existe moral deve existir necessariamente ética, mas isso não é verdade, pois é perfeitamente possível haver moral e não existir a reflexão sobre a conduta e o sistema de valores adotados.
Prof. Paulo Guimarães
-
COMPLEMENTO:
c. ERRO. Apesar de ambas estarem interligadas a comportamentos, não é possível dizer que elas se equivalem, haja vista, que a ética é o estudo cultural (comunitário) dos comportamentos já a moral está interligada a uma preocupação individual dos comportamentos. Com essas preposições chegamos a conclusão que a ética e a moral se diferenciam e é possível afirmar que a ética é o estudo da moral sobre uma perspectiva comunitária.
-
e) ERRO. A extistência da ética presume a existência da moral, pois a ética estuda a moral. Já o inverso não é verdadeiro, haja vista que a moral vem do comportamento individual. Já para se falar em ética é necessário o grupal o cultural. Nesse sentido, é possível analisar o comportamento individual sem a existência de uma ética, entretanto, não é possível analisar o comportamento grupal sem considerarmos a presença do individual.
-
As decisões éticas podem ser guiadas usando uma abordagem normativa, isto é, usando um conjunto de normas e valores explícitos ou implícitos. Diante de um problema, a decisão ética pode ser tomada sob uma abordagem utilitarista, individualista, dos direitos morais e da justiça:
a) Utilitarismo: Basicamente, significa tomar a decisão que traga o maior bem para o maior número de pessoas, ou seja, para a coletividade.
- a conduta do indivíduo, diante de determinado fato, dependerá daquela que gerar um maior bem para a sociedade
- o indivíduo está livre para agir conforme sua consciência determina, Q42439
Ex: exemplo a Guerra do Iraque, em que o Presidente dos Estados Unidos, George Bush, poderá afirmar que as suas condutas estão dentro dos melhores padrões éticos, pois a presença de Saddam Hussein causa um mal para a sociedade.
b) Individualismo: considera que as ações são morais quando promovem os interesses individuais a longo tempo e, em última instância, o maior bem.
c) Direitos Morais: Os indivíduos têm direitos e liberdades fundamentais, que não podem ser retiradas por uma decisão: livre consentimento, privacidade, liberdade de consciência, liberdade de expressão, direito a tratamento imparcial e justo e direito à vida e segurança.
d) Justiça: pauta-se estritamente por princípios de justiça, sendo um conceito ético de que as decisões morais são pautadas pela verdade e pela lei, com integridade, equidade, impessoalidade e imparcialidade.
Fonte:Ética no Serviço Público p/ Policial (2014/2015) da PRF. Teoria e exercícios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 01
-
A questão E parte de uma premissa frágil segundo a qual a moral pode ser instituída sem o contexto de um processo reflexivo sobre os conceitos de certo e errado no contexto universalista.
-
A alternativa A trata do utilitarismo, que é uma doutrina ética que encara a ação como forma de
busca do bem estar. O utilitarismo tem fundamento em Aristóteles e na importância que ele dá à
ação humana. Esta é a alternativa correta.
A alterativa B trata de códigos de conduta e grupos sociais, e na realidade se refere à moral. A
ética reflexiva, por outro lado, diz respeito ao julgamento interno e individual, à auto-avaliação de
cada pessoa acerca de sua própria conduta.
Quanto à alternativa C, ela está errada porque a ética e a moral são conceitos diferentes.
A alternativa D diz que a moral é permanente, mas na realidade ela se modifica com o tempo e
de acordo com o sistema de valores de cada grupo social.
A alternativa E diz que quando existe moral deve existir necessariamente ética, mas isso não é
verdade, pois é perfeitamente possível haver moral e não existir a reflexão sobre a conduta e o
sistema de valores adotados.
Fonte : Estrategia concursos.
-
Letra A
A partir do estudo da ética, pode-se considerar uma visão utilitarista, em que a verdade de uma proposição consiste no fato de que ela é útil, tendo alguma espécie de êxito ou satisfação.
-
Às vezes você acerta por eliminação...Prazer, eu!