-
GABARITO: D
As informações sobre as atividades empresariais que visam melhorar o capital social podem ser obtidas por meio de questões sobre a inovação organizacional, por exemplo, perguntando se as empresas implementaram novas práticas e rotinas para introduzir uma nova cultura de negócios e novos valores. Informações adicionais podem ser extraídas de pesquisas especializadas. Por exemplo, questões sobre a duração de uma interação externa podem oferecer um indicador do nível de confiança no relacionamento. Uma opção é incluir questões sobre a data de instituição das parcerias ou alianças estratégicas, por exemplo nos últimos cinco anos, mais de dez anos atrás, etc. As questões sobre o grau de formalização do relacionamento, como as que indagam sobre o uso de contratos formais, adicionam informações sobre os valores sociais e culturais envolvidos e sobre o grau de confiança. Mais detalhes sobre o papel da confiança podem ser obtidos questionando-se a forma como o parceiro foi identificado, se por meio de conhecimentos prévios, recomendações, ou por meios distantes como os anúncios.
Fonte: http://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf
-
A tipologia das inovações pode ser dividida em 4 categorias (de acordo com o Manual de Oslo):
Inovação de Produto: produtos que diferem significativamente de todos os outros previamente produzidos pela empresa;
Inovação de Processo: o processo tem que ser novo para a empresa, não necessariamente para o mercado;
Inovação Organizacional: mudanças na estrutura gerencial da empresa, na forma de articulação entre as áreas, novas formas de relacionamento com clientes e fornecedores;
Inovação de Marketing: mudanças relacionadas aos 4P’s do Marketing (produto, preço, praça (distribuição) e promoção (comunicação)).
-
As informações sobre as atividades empresariais que visam melhorar o capital
social podem ser obtidas por meio de questões sobre a inovação organizacional,
por exemplo, perguntando se as empresas implementaram novas práticas e rotinas
para introduzir uma nova cultura de negócios e novos valores.
págima 99 do manual de oslo