SóProvas


ID
1915486
Banca
UFMT
Órgão
IF-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO: Leia o texto do grande poeta mato-grossense Manoel de Barros, em Memórias inventadas: a infância, e responda à questão.

      Hoje eu completei oitenta e cinco anos. O poeta nasceu de treze. Naquela ocasião escrevi uma carta aos meus pais, que moravam na fazenda, contando que eu já decidira o que queria ser no meu futuro. Que eu não queria ser doutor. Nem doutor de curar nem doutor de fazer casa nem doutor de medir terras. Que eu queria ser fraseador. Meu pai ficou meio vago depois de ler a carta. Minha mãe inclinou a cabeça. Eu queria ser fraseador e não doutor. Então, o meu irmão mais velho perguntou: Mas esse tal de fraseador bota mantimento em casa? Eu não queria ser doutor, eu só queria ser fraseador. Meu irmão insistiu: Mas se fraseador não bota mantimento em casa, nós temos que botar uma enxada na mão desse menino pra ele deixar de variar. A mãe baixou a cabeça um pouco mais. O pai continuou meio vago. Mas não botou enxada. 

Naquela ocasião escrevi uma carta aos meus pais, que moravam na fazenda, contando que eu já decidira o que queria ser no meu futuro. Que eu não queria ser doutor. Nesse trecho, há ocorrência da palavra que em quatro situações linguísticas. Sobre o uso em cada situação, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

    Quem gostou bate palmas, quem não gostou paciência.

  • a) Naquela ocasião escrevi uma carta aos meus pais, que moravam na fazenda.

        Naquela ocasião escrevi uma carta aos meus pais, os quais moravam na fazenda.

    Pronome relativo.

  • O terceiro que é uma pronome relativo.

    explicação:

    decidira o que queria ser no meu futuro.

    O "o" é uma pronome demonstrativo que pode ser substituído por aquilo.

    vejam a explicação que consegui achar na net:

    Pronome demonstrativo o

    O, a, os, as são pronomes demonstrativos quando acompanharem os pronomes que e qual, podendo ser substituídos por aquele, aquela, aqueles, aquelas, aquilo.

    • Não entendi o que foi dito pelo apresentador. (aquilo que foi dito).
    • Essa mochila não é a que eu comprei. (aquela que eu comprei).

    então a frase seria assim:

    decidira o (aquilo) que (o qual) queria ser no meu futuro.

    que quando trocados por o qual a qual : pronomes relativos.

    bom este foi meu entendimento..

  • Naquela ocasião escrevi uma carta aos meus pais, que moravam na fazenda, contando que eu já decidira o que queria ser no meu futuro. Que eu não queria ser doutor.

    1° que: pronome relativo que retoma "meus pais". Exerce função sintática de sujeito -> meus mais moravam na fazenda

    2°que: conjunção integrante introduzindo uma oração subordinada substantiva objetiva direta. Não exerce função sintática.

    3° que: pronome relativo que retoma o pronome demonstrativo "o". já decidira (aquilo) que queria ser no meu futuro= queria ser aquilo no meu futuro

    4° que: também é conjunção integrante se ligando ao verbo contando.