-
Resposta letra "A" - Vejamos o que nos diz Iamamoto (2000), [...] o Serviço Social afirma-se como uma especialização do trabalho coletivo, inscrito na divisão sociotécnica de trabalho, ao se constituir em expressão de necessidades históricas, derivadas da prática das classes sociais no ato de produzir seus meios de vida e de trabalho de forma socialmente determinada. Assim seu significado social depende da dinâmica das relações entre as classes e dessas com o Estado nas sociedades nacionais em quadros conjunturais específicos, no enfrentamento da "questão social" . É na implementação de políticas sociais, e, em menor medida, na sua formulação e planejamento, que ingressa o Serviço Social.
Ver: O Serviço Social na Contemporaneidade.
-
Bem bolada essa questão, mas nada me tira de mente que falta"gestão" e não só execução. Ainda mais se falando de divisão sócio técnica do trabalho que é um termo utilizado por Iamamoto depois de 1970
-
Erros
A emersão do Serviço Social como profissão se deu na idade do capital comercial, momento de desorganização do Estado e das legislações, segundo os princípios de regulação social liberal e consolidação das ciências sociais no âmbito profissional.
No início do século XX, para assegurar os mecanismos tencionados pela ordem monopólica, o Estado é reivindicado como mecanismo de intervenção extraeconômica, cuja função é assegurar os direitos da classe trabalhadora.
É na consolidação da sociedade feudal madura que surge o Serviço Social, com sua base sustentada nas modalidades do Estado burguês que se defronta com a “questão social” por meio das políticas sociais.
-
a) A emersão do Serviço Social como profissão se deu com o capitalismo monopolista
b) ...o Estado é reivindicado como mecanismo de intervenção extraeconômica, cuja função é assegurar o controle e a reprodução da força de trabalho, consequentemente garantir a acumulação e expansão do capitalismo monopolista.
d) É na consolidação da sociedade capitalista, em seu estágio monopolista, que surge o Serviço Social...