SóProvas


ID
1915648
Banca
CONSULPAM
Órgão
CRESS-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Nos anos 1970, o espaço acadêmico oferecia inicial solidez com a graduação e a recente pós-graduação em Serviço Social, o que proporcionava um caminho mais seguro para os questionamentos e o trabalho teórico-metodológico pretendido pelos protagonistas da intenção de ruptura. Acerca da inserção da profissional no espaço acadêmico, assinale o item INCORRETO:

Alternativas
Comentários
  • A partir da perspectiva da intenção de ruptura, o Serviço Social se insere com maior assiduidade no espaço acadêmico e a interlocução com profissionais das diversas áreas do saber (historiadores, filósofos, sociólogos) cria oportunidade para o aprimoramento dos processos investigativos do assistente social. A busca pela renovação que gerou a ruptura com o tradicionalismo no seio da profissão ofereceu uma nova inserção dos assistentes sociais no debate acadêmico, a aproximação com a teoria social crítica passou a ser cada vez mais presente na discussão teórica da profissão.

    Nesse momento, inicia-se a interlocução da profissão, de forma heterogênea, com a obra de Marx – em alguns casos enviesados e com duvidoso rigor teórico. Posteriormente, nos anos de 1980, 1990 e 2000, com outros pensadores da tradição crítica como Antonio Gramsci – com as abordagens acerca do Estado, da sociedade civil, do mundo dos valores, da ideologia; com Georg Lukács – no resgate da centralidade do trabalho e dos enunciados ontológicos da obra de Marx; com Agnes Heller – na problematização sobre o cotidiano, os valores e a ética; com E. P. Thompson – na concepção acerca das “experiências humanas”; com Lênin na interpretação do capital monopolista, da epistemologia reacionário, da revolução social; com Eric Hobsbawm – na contribuição sobre a interpretação marxista da história, além de outros importantes estudiosos críticos do mundo dos homens.

     

    Serviço Social & Realidade, Franca, v. 18, n. 1, p. 43-59, 2009

  • Nos anos 1970 ocorreram importantes acontecimentos que foram fundamentais para a ruptura na formação profissional, contribuindo para sua perspectiva crítica. Além da introdução do Serviço Social no âmbito da Pós-Graduação stricto senso no Brasil com a criação dos primeiros mestrados na área em 1972 , no programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Puc-SP e da Puc-RJ.

    fonte: Congresso da virada e Serviço Social