Gabarito C: O gestor, no exercício do ato de gerir, utiliza conhecimentos, técnicas e ferramentas modernas de todas as áreas de conhecimento e não somente os oriundos da ciência da Administração, além de primar pelo uso racional, ágil e inteligente dos recursos da organização/instituição na busca de melhores resultados em termos de eficiência, eficácia e efetividade. Quando o gestor encontra-se na cúpula da administração também é responsável pela tomada de decisão que define os rumos da organização/entidade.
Mesmo passível de ser utilizado como sinônimo de administração (quando se refere ao todo), o termo gestão vem sendo mais utilizado para definir áreas específicas como: Gestão de RH, Gestão de Finanças, Gestão da Produção, etc. ou mais específicas ainda, em subáreas como: gestão de custos, gestão de riscos, gestão do atendimento, etc.
• Gerenciamento é um termo que corresponde ao ato de gerenciar, e também deve ser analisado em três dimensões:
→ Quanto à ciência administrativa, refere-se a uma disciplina dos cursos de administração ou de gestão, que envolve várias áreas do conhecimento, que permitirão aplicar conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas – em determinada área administrativa ou em parte dela;
→ Quanto à estrutura, corresponde a uma partição da Administração/Gestão(todo): Área/Departamento de gerenciamento;
→ Quanto à função de gerenciar compreende agir, liderar e controlar; é a arte de mobilizar pessoas e colocar o negócio para andar – corresponde ao cargo de gerente e tem foco na eficácia, no alcance de metas específicas.
O exercício da função gerenciar exige do gerente a arte de liderar pessoas, a competência técnica para utilizar os recursos, a capacidade para resolver problemas, e conhecimentos para planejar, acompanhar e controlar um número de atividades relacionadas entre si, numa área ou subárea específica, com vistas a obter resultados específicos. É mais operacional que intelectual.
Fonte: PALUDO (2014)