-
Em exercícios assim, temos que ir excluindo as alternativas:
Para os dados: y = f(x) = ax2 + bx + c, em que a < 0 (como diz no enunciado da questão).
É uma função do 2º, então teremos uma parábola, com "a" negativo, ou seja a concavidade deve estar voltada para baixo, assim já exclui-se A e B.
Agora para: Δ = b2 - 4ac < 0
Para que o delta seja menor que zero, o "c" terá que ser negativo e não haverá raiz real, então não interceptará o eixo x, daí já mata a questão.
GABARITO E
-
Acho q o sr. Vitor Lino NÃO leu a questão corretamente, pois na chamada da questão já está descrito que "a < 0", pois tem-se assim:
"Assinale a alternativa que apresenta a função y = f(x) = ax2 + bx + c, em que a < 0 e Δ = b2 - 4ac < 0." E neste caso o "a" será sim MENOR do que ZERO, sendo então NEGATIVO e a parábola será voltada para baixo.
PS: Esse Vitor Lino, não contente em critar ignorantemente a minha resposta, ainda me mandou uma mensagem escrito assim: "vai estudar, seu burro! fica comentado coisas erradas para quem quer estudar".
Tenha mais atenção na hora de ler e interpretar as questões, Vitor Lino, e mais humildade e certeza na hora de criticar os outros! Aceito críticas, mas exijo respeito!!!
-
Assinale a alternativa que apresenta a função y = f(x) = ax2 + bx + c, em que a < 0 e Δ = b2 - 4ac < 0.
Vitor, preste atenção no enunciado. Abraços
-
A função é uma parábola com concavidade voltada para baixo conforme foi dito anteriormente pelos colegas. Com relação às raízes temos :
delta = b²-4.a.c
Se delta = 0 --> apenas 1 raíz real
Se delta >0 --> duas raízes reais
Se Delta <0 --> não temos nenhuma raiz real.
Bons estudos.