SóProvas


ID
191686
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

As Necessidades de Financiamento do Setor Público (NFSP), no conceito nominal, corresponde à soma algébrica

Alternativas
Comentários
  • As  NFSP, em condições normais, correspondem à soma algébrica das variações de base monetária e das dívidas pública interna e externa (esta última, líquida da variação das reservas internacionais)
  • NFSP - Nominal =
    Com ou Sem desvalorização cambial::
    Variação nominal dos saldos da dívida - ajustes patrimoniais (Privatizaçòes e reconhecimento de dívidas) - impactos da variação cambial da dívida externa e interna e monetária.

    a) da variação da base monetária com as variações da dívida pública interna e externa.

    Questão perfeita.
  • alternativa (A) é a resposta
  • As NFSP-Resultado Nominal são computadas pelo critério "abaixo da linha", portanto são calculadas pelas variações de dívidas contraídas, e podem ser financiadas pelo endividamento interno (contraído em moeda nacional), pelo endividamento junto ao setor externo (com dívida contratada em moeda estrangeira) e pelo BACEN, a partir das variações da Base Monetária. 
  • Acerca da NFSP, a Lei de Responsabilidade Fiscal exige que sejam apurados os seguintes resultados fiscais:

    Resultado Primário: procura medir o comportamento fiscal do Governo no período, representando a diferença entre a arrecadação de impostos, taxas, contribuições e outras receitas inerentes à função arrecadadora do Estado, excluindo-se as receitas de aplicações financeiras, e as despesas orçamentárias do Governo no período, excluindo-se as despesas com amortização, juros e encargos da dívida, bem como as despesas com concessão de empréstimos. Em síntese, avalia se o Governo está ou não vivendo dentro de seus limites orçamentários, ou seja, contribuindo para a redução ou elevação da endividamento do setor público.

    Resultado Nominal: para a apuração do resultado nominal, deve-se acrescentar ao resultado primário os valores pagos e recebidos de juros nominais junto ao sistema financeiro, o setor privado não-financeiro e o resto do mundo. Deste modo, este resultado indica, efetivamente, o montante de recursos que o setor público necessitou captar junto ao sistema financeiro, o setor privado e o resto do mundo para a realização de suas despesas orçamentárias.

    Existem duas formas de apuração dos resultados supracitados. São os chamados critérios "abaixo da linha" e "acima da linha". O critério "abaixo da linha" leva em consideração apenas os itens de financiamento, apurando o desempenho fiscal do Governo por intermédio do cálculo de variação do endividamento líquido em determinado período. Já o "acima da linha", apura o desempenho fiscal do Governo mediante a apuração dos fluxos de receitas e despesas orçamentárias em determinado período.

    Fonte:http://www.planejamento.gov.br/secretaria.asp?cat=51&sub=131&sec=8