SóProvas


ID
1920826
Banca
IDECAN
Órgão
UFPB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A opção política não transforma naturalmente a moralidade internalizada através de valores e deveres; podem estar em contradição, podem reproduzir atitudes moralistas negando a intencionalidade política. Se a política é reduzida a moral, estamos diante de um moralismo específico que segundo Pereira (1983:38), põe as esperanças de transformação social e política na moralização dos indivíduos. A atenção fica concentrada na vida privada, no intimismo e no subjetivismo dos princípios individuais. A atividade política, neste caso, fica de certa forma reduzida às categorias morais da pessoa. Assinale a alternativa que corresponde de forma correta ao moralismo específico discorrido no contexto anterior.

Alternativas
Comentários
  • Resposta para quem tem acesso restrito!

  • Como práxis, a ação política permite aos indivíduos saírem de sua singularidade, elevando-se ao humano-genérico. Ao mesmo tempo, a opção política não transforma, naturalmente, a moralidade internalizada através de valores e deveres; podem entrar em contradição, podem reproduzir atitudes moralistas negando a intencionalidade política.
    Se a política é reduzida a moral, estamos diante do chamado moralismo abstrato. Quando a moral é reduzida à política, estamos em face de uma ética dos fins.
     

     

    *Maria Lúcia Silva Barroco - Ética e Serviço Social Fundamentos Ontológicos*