SóProvas


ID
1921210
Banca
UECE-CEV
Órgão
Prefeitura de Amontada - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Constituição de 1988 contempla capítulo específico sobre a administração pública, estabelecendo seus princípios, que são

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Os pŕincípios elencados na CF, quais sejam, Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência, são interligados. Por vezes se confundem. Exemplo de exceção seria, por exemplo, um ato administrativo que seria legal, de acordo com a lei, mas imoral, contra os princípios éticos que norteam a administração pública.

  • Pessoal, alguém poderia me dizer o que seria "de natureza subsidiária"?

  • A > Os príncipios da administração não possuem natureza subsidiária, não tem caráter complementar, secundário. Ao contrário, são regras que servem de interpretação das demais normas jurídicas,

    B>  Como regra geral, a Administração direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, Estados, Distrito Federal, Municípios. Assim, as Autarquias, Fundações Públicas, Agências reguladoras e executivas, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista também estão submetidas a esses princípios.

    C> GABARITO  como disse Júnior J

    D>  Justamente por serem inter-relacionados entre si, é impossível que sejam incomunicáveis entre si

  • Obrigado Mateus Bondade - Show...!

  • eu penso q como exceção temos o principio da publicidade, todo ato deve ser publicado exceto aqueles sigilosos e inter-relacionado pq um complementa o outro o que é legal é moral etc. será que estou certa ou interpretei de forma equivocada/? peço ajuda

  • Amigo " Davyd Wilkerson "

     

    A palavra " SUBSIDIÁRIA " significa que serve de subsídio ou secundário, mas como nosso nobre amigo MATEUS BONDADE colacionou " Os príncipios da administração não possuem natureza subsidiária, não tem caráter complementar, secundário. Ao contrário, são regras que servem de interpretação das demais normas jurídicas. "

     

    Os Princípios são a base de qualquer ramo do direito, são os pilares que sustentam a nossa ordenação, sendo assim, os PRINCÍPIOS têm aplicação DIRETA e INDISPENSÁVEL.

  • prefeitura de amontada

  • Nem tudo que é Legal (Legalidade) é moral (moralidade), logo, temos uma exceção.

     

    Letra C

  • Um exemplo de exceção ao princípio da legalidade: medida provisória.

    Inclusive, representa negação ao estado democrático de direito, tendo em vista que o chefe do executivo pode determinar atos e ações sem o parecer do legislativo ("representante" do povo). Ato ditatorial (próprio de ditadura), é fato comum e corriqueiro no nosso País, praticado em demasia por todos os presidentes.

    Que democracia que nada. É a dita dura.

  • Correta: letra C.

    Os princípios do direito administrativos se relacionam entre si e possuem exceções.

    Exemplo de relacionamento: Quando se nomeia parentes ou amigos para cargos em comissão, não fere apenas um princípio mas sim vários como: Moralidade, Impessoalidade até Eficiência (pois deixa de nomear quem realmente tem competência pra tal cargo). 

    Exemplo de Exceções: Medidas Provisórias, Estado de Defesa, Estado de Síto (Legalidade) e não divulgação de informações sigilosas (Publicidade).