SóProvas


ID
1921267
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação à sociedade escravista no Brasil Imperial, considere as seguintes afirmações.

I. Em razão da legislação que desde 1831 procurou coibir o tráfico de escravos africanos para o Brasil, a primeira metade do século XIX foi marcada por uma notável diminuição no afluxo de indivíduos importados da África.

II. Símbolo da prosperidade econômica no Segundo Reinado, a cafeicultura da região do Vale do Paraíba, no sudeste do Brasil, caracterizou-se pela ilegalidade na aquisição dos cativos africanos utilizados como mão de obra.

III. Compreendida desde a fundação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (1838) como um dos elementos conformadores da identidade nacional, junto com a portuguesa e a indígena, a cultura africana ocupou um lugar central na produção historiográfica imperial.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GAB:  B

  • I. Em razão da legislação que desde 1831 procurou coibir o tráfico de escravos africanos para o Brasil, a primeira metade do século XIX foi marcada por uma notável diminuição no afluxo de indivíduos importados da África. ERRADA  A Lei a que se refere nunca saiu realmente do papel, é sabido que em seu primeiro ano houve uma diminuição do tráfico realmente, mas com o tempo passou a crescer novamente. A Lei Feijó ficou conhecida como "para inglês ver".

    II. Símbolo da prosperidade econômica no Segundo Reinado, a cafeicultura da região do Vale do Paraíba, no sudeste do Brasil, caracterizou-se pela ilegalidade na aquisição dos cativos africanos utilizados como mão de obra. CORRETA  O Vale do Paraíba era destaque na produção de café, como a mão-de-obra era escrava, houve grande ocorrência da prática de tráfico ilegal de africanos para atender a demanda das grandes fazendas.

    III. Compreendida desde a fundação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (1838) como um dos elementos conformadores da identidade nacional, junto com a portuguesa e a indígena, a cultura africana ocupou um lugar central na produção historiográfica imperial. ERRADA  A influência da cultura negra e africana na América Latina é significativa, principalmente no Brasil, no entanto, o preconceito contra as tradições e costumes nunca permitiu que a cultura africana ocupasse um lugar central na produção historiográfica imperial.