-
Princípios arquivísticos
Além do princípio da Proveniência, existem outros princípios da Arquivologia. Destacaremos, de forma resumida, os mais importantes, que são:
a) Princípio da organicidade – as relações administrativas espelham-se nos conjuntos documentais.
b) Princípio da unicidade – os documentos de arquivo preservam seu caráter único, em função de seu contexto de produção.
c) Princípio da indivisibilidade ou integridade arquivística – os fundos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou acréscimo indevido.
d) Princípio da cumulatividade – o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
e) Princípio do respeito à ordem original – o arquivo deve conservar o arranjo dado pela entidade produtora.
(Fonte: BELLOTTO, Arquivos permanentes: tratamento documental)
Gabarito A
-
unicidade ( função única)
-
Gab. A
Ser Único - Princípio da Unicidade
-
Ainda que em espécies de documento diferentes, o documento em si diz respeito a uma única informação.
-
Os princípios fundamentais da arquivologia são:
1. Princípio da Proveniência/Respeito aos Fundos: O arquivo produzido por uma entidade não deve ser misturado aos arquivos de outras unidades geradoras. Deve ser considerado em todas as fases. A natureza disciplinar desse princípio é exclusivamente a própria arquivística, serve de base para os demais princípios arquivísticos, além de estabelecer critérios básicos para a organização de Arquivos
2. Princípio do Respeito pela Ordem Original: Determina que o arquivo deve conservar o arranjo dado pela entidade produtora.
3. Princípio da Organicidade: Determina que relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, as funções e a atividades da entidade produtora. Ou seja, estaremos falando desse princípio quando a estrutura de conjuntos documentais de um arquivo se forma justamente em decorrência das atividades da entidade
4. Princípio da cumulatividade – o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
5. Princípio da Unicidade: Determina forma, gênero, tipo ou suporte; os documentos de arquivo conservam seu caráter único em função do contexto em que foram produzidos. Cada documento de arquivo deve ser único
6. Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Determina que os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.
-
Princípio da Unicidade = Caráter de serem Únicos!
-
ser único.
certo
Os documentos devem ser únicos, mas não quer dizer que será único! Tudo depende do contexto de produção em que estão inseridos!!
B
ser publicado.
Os documentos nascem com a missão de servir à administração na tomada de decisão, se vão ser ou não publicados isso varia de cada entidade.
C
ter periodicidade.
A produção de documentos reflete as atividades da entidade, não há uma peridiocidade para produzi-los
D
ter exemplares.
os documentos podem ter exemplares, mas isso não é a regra! Essa, na verdade é que terão caráter punico.
E
ser permanente.
Nem todo documento ganhará valor histórico ou cultural para ser guardado permanentemente.