SóProvas


ID
1922782
Banca
PUC - GO
Órgão
PUC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

TEXTO 5

                             Raios de sol ao meio

      Mais uma vez ele aparecia na minha frente como se tivesse vindo do nada. Seus olhos eram grandes e negros e pareciam ter nascido bem antes dele. Suas espinhas se agigantavam conforme o ângulo de que eram vistas. Sua orelha era algo indescritível. Além de orelha ela era disforme, meio redonda e meio achatada nas pontas. Ela era meio várias coisas. Uma orelha monstro. A boca era alguma coisa que só estava ali para cumprir seu espaço no rosto. Era boca porque estava exatamente no lugar da boca. E era a segunda vez que ele me mobilizava. Mas no conjunto de elementos díspares reinava uma sensualidade ímpar que me tirava de mim sem que eu soubesse navegar no outro que em mim surgia. De mim não sabia entender o que emanava para ele em toda a sua estranha vastidão de patologia visual. No meio sol da meia-noite as coisas se anunciaram e antes que a madrugada avançasse a lua em sua metade escondida ardeu com um olhar malicioso e sorriu.

    (GONÇALVES, Aguinaldo. Das estampas. São Paulo: Nankin, 2013. p. 177.)

O Texto 5, em seu título faz menção a raio de sol. Os raios do Sol incidem sobre um poste vertical e projetam uma sombra de 5 metros de comprimento sobre uma superfície plana. Sabendo-se que o ângulo de incidência é de 67,5º, então, nessas condições, podemos dizer que a altura do poste é

Alternativas
Comentários
  • Como o ângulo de incidência (em relação a normal) é 67.5, o ângulo que iremos utilizar é (90 - 67.5) = 22.5. Chamando a altura do poste de ""h"", temos:

    Tan(22.5) = h/5, logo h = 5*Tan(22,5)

    A questão não fornece nenhuma relação entre a Tan(22.5) e qualquer outra coisa, mas como a resposta possui um ""5"" multiplicando a tangente, e nas alternativas a única que possui isso é a letra D, então essa é a correta.