SóProvas


ID
1925083
Banca
IADES
Órgão
CRC-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A arte de tomar decisões é fundamental na área da administração das organizações. Tomar decisões é identificar e selecionar um curso de ação para lidar com um problema específico ou extrair vantagens em uma oportunidade.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. Rio de Janeiro: 2004.

Os modelos de estilos de tomada de decisão que diferem uma pessoa da outra são o diretivo, o analítico, o conceitual e o comportamental. Em relação ao estilo analítico, é correto afirmar que pessoas com esse estilo

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)

     

    De acordo com Robbins (2000), existem quatro estilos de decisão: diretivo, analítico, conceitual e comportamental. As pessoas que adotam o estilo diretivo têm baixa tolerância à ambigüidade e buscam racionalidade. São eficientes e lógicas. Mas suas preocupações com eficiência fazem com que tomem suas decisões utilizando informações mínimas e avaliando poucas alternativas. O estilo diretivo é caracterizado por pessoas que tomam decisões depressa e se concentram em curto prazo.


    As pessoas do estilo analítico têm uma tolerância muito maior à ambigüidade, buscando, portanto, muito mais informações e alternativas que as de estilo diretivo. Os gerentes analíticos seriam mais bem caracterizados como tomadores de decisão cautelosos, dotados da capacidade de adaptar-se ou de lidar com situações novas.

  •  a) possuem uma tolerância muito maior à ambiguidade, buscando, assim, muito mais informações e alternativas. Os dirigentes com esse estilo são mais bem caracterizados como tomadores de decisão, cautelosos, dotados da capacidade de adaptar-se ou de lidar com situações novas. estilo analítico

     b) apresentam baixa tolerância à ambiguidade e buscam racionalidade. São eficientes e lógicas, porém as preocupações com eficiência fazem com que elas tomem as próprias decisões, utilizando informações mínimas e avaliando poucas alternativas. Diretivo

     c) são as tomadoras de decisão que trabalham bem em grupo. Preocupam-se com as realizações dos respectivos pares e subordinados. São receptivas a sugestões dos demais e recorrem bastante a reuniões para comunicação. Elas tentam evitar conflitos e buscam aceitação.  comportamental

     d) tendem a ter uma perspectiva muito ampla e a considerar muitas alternativas. O enfoque delas é de longo alcance, e são excelentes para encontrar soluções criativas para os problemas.  conceitual 

    e) têm uma tolerância muito maior à ambiguidade, buscando, assim, muito mais informações e alternativas. Os dirigentes com esse estilo são mais bem caracterizados como tomadores de decisão precipitados, dotados da capacidade de desadaptar-se ou de lidar com situações recorrentes.  conceitual, PORÉM NÃO SÃO PRECIPITADOS.

  • GAB A

    Analítico: são decisores que lidam com a ambiguidade e

    procuram mais informações e alternativas para solução dos

    problemas ou aproveitamento das oportunidades, mas

    geralmente cautelosos e adaptáveis.

     

    Conceitual: consideram o “quadro maior”, ou seja, o cenário

    como um todo e não apenas alguns aspectos tomados de

    maneira isolada, analisando várias alternativas antes de decidir.

     

    Diretivo: possuem preferência pelo modo de pensar racional,

    mas toleram mal a ambiguidade.

     

    Comportamental: muito intuitivos, mas com baixa tolerância

    à ambiguidade, trabalham bem em grupos e geralmente estão

    abertos a sugestões.

  • Segue uma relacionada:

     

    QUESTÃO ERRADA: os indivíduos com estilo analítico tendem a ter uma visão bastante ampla das coisas.

     

    Resposta: Letra A.

     

    Fonte: Qconcursos. 

  • Stephen P. Robbins, David A. DeCenzo e Robert M. Wolter
    A Nova Administração
    1ª edição, 2014, págs. 185 e 186

     

    O fundamento básico para um modelo de estilo de tomada de decisão é o reconhecimento de que as pessoas diferem em duas dimensões. A primeira é seu modo de pensar. Algumas pessoas são lógicas e racionais; elas processam informações em série. No entanto, algumas pessoas são intuitivas e criativas e percebem as coisas como um todo. A outra dimensão aborda a tolerância de uma pessoa à ambiguidade. Algumas pessoas têm uma grande necessidade de estruturar informações de maneira que minimizem ambiguidades, enquanto outras processam muitos pensamentos ao mesmo tempo.

    Quando essas duas dimensões são diagramadas, formam quatro estilos de tomada de decisões: diretivas, analíticas, conceituais e comportamentais. 


    # estilo diretivo: pessoas que utilizam o estilo diretivo têm baixa tolerância à ambiguidade e buscam racionalidade. São eficientes e lógicas. Suas preocupações de eficiência podem resultar em tomadas de decisões com o mínimo de informação e depois de avaliar poucas alternativas. Pessoas diretivas tomam decisões rapidamente e se concentram no curto prazo. (letra B)


    # estilo analítico: pessoas do tipo analítico têm uma tolerância muito maior à ambiguidade do que pessoas diretivas. Isso leva ao desejo de obter mais informação e à consideração de mais alternativas do que é necessário para as diretivas. Gestores analíticos seriam melhor definidos como tomadores de decisão cuidadosos e com a capacidade para se adaptar ou lidar com situações novas. (gabarito: letra A)


    # estilo conceitual: indivíduos com estilo conceitual tendem ao modo de pensar mais amplo e consideram muitas alternativas. Seu foco é de longo alcance, e eles são muito bons em encontrar soluções criativas para os problemas. (letra D)


    # estilo comportamental: o estilo comportamental caracteriza tomadores de decisão que trabalham bem com outros. Eles estão preocupados com a realização de seus funcionários. São receptivos a sugestões de outros e confiam pesadamente em reuniões para comunicação. Esse tipo de tomador de decisão tenta evitar o conflito e busca aceitação. (letra C)


     

  • Estilos de Tomada de Decisão

    · Estilo diretivo - Os administradores que adotam esse estilo de tomada de decisão são lógicos, focados no curto prazo e eficientes. (...) Não se sentem confortáveis em situações pouco estruturadas, preferindo tomar decisões com base nas regras e procedimentos existentes na organização. Têm baixa tolerância à ambiguidade e são racionais. São eficientes e lógicos. Este estilo é caracterizado por pessoas que tomam decisões de forma rápida, com um mínimo de informações, se preocupam em curto prazo.

    · Estilo comportamental - Os administradores que adotam este estilo são abertos e comunicativos, procurando entender os impactos que as decisões têm nas pessoas com quem trabalham. Sua principal preocupação na organização é com o desenvolvimento das pessoas e em ajudá-las a alcançar suas metas. Procuram aconselhar e persuadir ao invés de ordenar. Estes se preocupam em tomar decisões integradas com o grupo, se preocupam com as realizações de todos.

    · Estilo analítico - Os administradores que privilegiam esse estilo de tomada de decisão são, normalmente, autocráticos e tomam decisões técnicas e racionais com dados objetivos. Requerem muita informação, consideram múltiplas alternativas e buscam soluções complexas para problemas. São tolerantes à ambiguidade, buscam informações mais que os diretivos, são cautelosos e dotados de adaptação a situações novas.

    · Estilo conceitual - Os administradores que usam esse estilo são participativos e criativos, e suas decisões são focadas no longo prazo. É colaborativo e particularmente efetivo em ambientes altamente ambíguos e imprevisíveis. Tendem a ter uma perspectiva maior a ampliar e a considerar muitas alternativas. Seu enfoque é de longo alcance e são excelentes para encontrar soluções criativas para os problemas.

    A) Estilo Analítico

    B) Estilo Diretivo

    C) Estilo Comportamental

    D) Estilo Conceitual

    E) seria conceitual, porém “caracterizados como tomadores de decisão precipitados capacidade de desadaptar-se” tornam o conceito errado.


    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol.03 (Adm. Geral)

  • Gabarito letra A

    Estudo assim: associei a pensamento analítico que consiste em prestar atenção à alguma coisa ou algo de forma cautelosa, criteriosa, desenvolvendo o raciocínio para agir em diferentes situações do dia a dia.

    Bons estudos!