SóProvas


ID
1925104
Banca
IADES
Órgão
CRC-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Atualmente o mercado de fast food é muito competitivo, o que implica desenvolver ações que chamem a atenção dos clientes. Para isso, o líder precisa estimular a própria equipe para aperfeiçoar o atendimento ao público, abrindo espaços para diálogos, sugestões e feedbacks constantes, para obter ideias e assim melhorar ainda mais o atendimento ao cliente.

Disponível em:<http://www.ibccoaching.com.br>. Acesso em: 1° set. 2015.

Em uma organização, a produtividade e a qualidade são tão importantes quanto os talentos humanos que possui. Contudo, para que eles sejam bem dirigidos, o papel do líder é de fundamental importância.

Com base no exposto, assinale a alternativa que indica o estilo de liderança apresentado.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

     

    O estilo de líder democrático caracteriza-se pela delegação de autoridade aos subordinados, que são incluídos no processo de tomada de decisão pelo líder. A decisão então é tomada em conjunto pelo líder e seus liderados.

     

    O enunciado da questão foi muito bem preciso quando mencionou as qualidades de um líder democrático neste trecho: "o líder precisa estimular a própria equipe para aperfeiçoar o atendimento ao público, abrindo espaços para diálogos, sugestões e feedbacks constantes, para obter ideias e assim melhorar ainda mais o atendimento ao cliente".

     


    Esse estilo pode ser classificado como:

     

    Consultivo, no qual o líder pede a opinião dos subordinados antes de tomar a decisão, ou participativo, em que os funcionários participam não só com a opinião, mas decidem conjuntamente com o líder.

  • e o visionário existe? no meu material tenho uma porrada de teorias de liderança mas ñ tem essa visionária.

  • Ana Carolina, no livro de Rodrigo Rennó ele fala sobre a Liderança Visionária. Tem disponível na intenet para download. ;)

  • Gab. E

     

    Liderança Democrática:

     

    - As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, que é estimulado e orientado pelo líder;

    - O líder aconselha e dá orientação para que o grupo esboce objetivos e ações. As tarefas ganham perspectivas com os debates;

    - O grupo decide sobre a divisão das tarefas e cada membro tem liberdade para escolher os colegas;

    O líder é objetivo e limita-se aos fatos nos elogios ou críticas.

     

    RIBAS, 2014.
     

  • Na liderança democrática, o líder:

    Interage bem com a equipe e com os indivíduos, Encoraja a participação das pessoas, Preocupa-se igualmente com o trabalho e com o grupo.

    O líder atua como um facilitador para orientar o grupo, ajudando-o na definição dos problemas e nas soluções, coordenando atividades e sugerindo ideias.

     

    A liderança visionária possui a habilidade de identificar e criar oportunidades, anteceder-se às adversidades, planejar-se e  preparar-se previamente. Além disso, este tipo de liderança consegue fazer com que os liderados se sintam mais motivados, engajados e comprometidos, enxergando possibilidades de crescimento e alcance de resultados cada vez melhores.

     

    Na liderança autocrática, o líder centraliza totalmente a autoridade e as decisões e os subordinados não têm nenhuma liberdade de escolha. A liderança autocrática enfatiza somente o líder. Ele é dominador, emite ordens e espera obediênca etc.

     

    Líderança liberal é o líder que permite total liberdade para a tomada de decisões individuais ou em grupo, participando delas apenas quando solicitado. A liderança liberal enfatiza somente o grupo.

     

     

  • ...abrindo espaços para diálogos, sugestões e feedbacks constantes, para obter ideias e assim melhorar ainda mais o atendimento ao cliente.

     

    Lider Democrático

     

    Gab. E

  • Liderança Visionária

    Da mesma forma que a liderança carismática, o próprio nome da liderança visionária indica qual
    é o seu enfoque.
    Os autores que criaram esse termo, Bennis e Nanus, apontaram que a capacidade
    de criar e compartilhar uma visão de futuro seria fundamental na atuação de um líder.


    Mas afnal, o que seria uma visão? Esse conceito está relacionado com o destino desejado – um
    “macro-objetivo”. Seria, basicamente, responder à pergunta: “Como queremos estar daqui a cinco
    ou dez anos?”

    Para Albrecht, para chegar à visão, uma empresa deve perguntar: como queremos ser vistos
    pelas pessoas e pelo mercado?
    Mas uma visão não pode ficar somente na “cabeça” do líder. Um líder visionário “vende” a
    visão aos membros da organização. Ele utiliza esse “alvo”, esse macro-objetivo, como um fator
    motivador e que cria uma coesão no grupo.

    Essa visão serve para que todos tenham uma noção clara de quais são os objetivos buscados e
    auxilia na priorização de esforços e de recursos.

    De acordo com Bennis e Nanus: É, portanto, um elemento motivador, além de atuar como critério de seleção para a alocação de esforços,filtrar as informações a serem analisadas e disciplinar as ações, de modo a canalizar todos os esforços para um único fim.
    Assim sendo, um líder visionário não só escolhe uma visão correta para a empresa, mas também
    comunica essa visão a todos os membros e consegue que estes “comprem” essa visão e se dediquem
    ao máximo para que ela vire realidade.

  • GAB: E

     

    Como o líder abre espaços para diálogos, sugestões e feedbacks, significa dizer que ele toma decisões junto com a equipe, por isso é considerado um líder democrático. 

     

    Para quem ficou em dúvida em relação à letra A, segue explicação abaixo:

     

    "Da mesma forma que a liderança carismática, o próprio nome da liderança visionária indica qual é o seu enfoque. Os autores que criaram esse termo, Bennis e Nanus, apontaram que a capacidade de criar e compartilhar uma visão de futuro seria fundamental na atuação de um líder. Segundo Albrecht, para chegar à visão, uma empresa deve perguntar: como queremos ser vistos pelas pessoas e pelo mercado?
    Mas uma visão não pode ficar somente na “cabeça” do líder. Um líder visionário “vende” a visão aos membros da organização. Ele utiliza esse “alvo”, esse macro-objetivo, como um fator motivador e que cria uma coesão no grupo."

     

    Assim sendo, um líder visionário não só escolhe uma visão correta para a empresa, mas também comunica essa visão a todos os membros e consegue que estes “comprem” essa visão e se dediquem ao máximo para que ela vire realidade."

     

     

    FONTE: Administração geral para concursos / Rodrigo Rennó. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

  • DEMOCRÁTICO

    "Para isso, o líder precisa estimular a própria equipe para aperfeiçoar o atendimento ao público, abrindo espaços para diálogos, sugestões e feedbacks constantes, para obter ideias e assim melhorar ainda mais o atendimento ao cliente."

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre estilo de liderança. Dentre as alternativas, vejamos qual tipo de liderança é a mais adequada para a situação narrada no enunciado.

    No caso apresentado, o líder precisa estimular a própria equipe para aperfeiçoar o atendimento ao público, abrindo espaços para diálogos, sugestões e feedbacks constantes, para obter ideias e assim melhorar ainda mais o atendimento.

    Agora vamos às alternativas, levando a informação acima destacada como base.

    A - incorreta. Para Robbins (2002), a liderança Visionária é definida como a habilidade de criar uma visão de futuro realista para a organização e tem como ponto de partida a busca constante de melhorias.

    B - incorreta. liderança Liberal: tem como marca a participação mínima do líder, que delega tudo o que for possível. Os liderados possuem total liberdade para tomar as decisões. De acordo com Paludo (2020), tanto a divisão do trabalho quanto a escola dos companheiros ficam TOTALMENTE a cargo do grupo. A marca do modelo liberal/laissez-faire é a total falta de participação do líder.

    Logo, não se encaixa no que a situação propõe.

    C - incorreta. liderança Autocrática, é aquele estilo focado no líder, que centraliza em si o processo de tomada de decisão. O líder determina quem realizará, o que realizará e quando realizará determinada atividade. Não há participação dos liderados, e se tem é a mínima possível.

    Ou seja, não se aplica ao caso desta questão.

    D - incorreta. Não é um estilo/tipo de liderança.

    E - correta. liderança Democrática: é o estilo que incentiva a participação dos liderados nas decisões da organização. O líder orienta, consulta, valoriza e ouve aqueles sob sua liderança. A liderança democrática pode ser:

    • Consultiva: o líder busca a opinião dos liderados para que possa decidir.
    • Participativa: o líder dá orientações aos liderados para que eles possam decidir, conforme a orientação dada.

    Tendo analisado as alternativas, concluímos que a opção "E" é a correta.

    GABARITO: E

    Fontes:

    DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.

    PALUDO, Augustinho. Administração Geral e Pública para AFRF e AFT. 4. ed. Salvador: Juspodivm, 2020.

    ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 9. ed. edição. 2002.