SóProvas


ID
1925167
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Ainda sobre os direitos e deveres individuais e coletivos previstos na Constituição Federal, analise as afirmativas abaixo:

I. “B” era assaltante de estabelecimentos bancários. Numa troca de tiros com a Polícia Militar, “B” falece, deixando uma herança avaliada em quinhentos mil reais, produto das atividades criminosas, e três herdeiros. Nessa situação, os herdeiros de “B” permanecem com o direito à herança.

II. Se o Brasil entrar oficialmente em guerra, esse fato permite a aplicação da pena de morte, excepcionalmente.

III. A Constituição assegura às presidiárias condições para que elas possam permanecer com seus filhos durante o período de amamentação.

IV. É possível a extradição de brasileiro naturalizado que comete o crime de tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins após a sua naturalização.

Está(ão) CORRETA(S) somente

Alternativas
Comentários
  • Para esses que gozam de nacionalidade originária, a extradição é vedada. Quanto aos brasileirosnaturalizados, a extradição só é possível:

    a) se o naturalizado tiver praticado qualquer crime comum (por oposição aos crimes políticos ou aos de opinião) antes da naturalização; ou

    b) se o naturalizado houver comprovadamente cometido crime de narcotráfico,mesmo depois da naturalização.

  • Gabarito B

    Afirmativa I - (incorreta) - Art 5, inciso, XLV nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido;

    inciso XLVI,  "a lei regulará a individualização da pena e adotará, entre outras, as seguintes:
    a) privação ou restrição da liberdade;
    b) perda de bens;
    c) multa;
    d) prestação social alternativa;
    e) suspensão ou interdição de direitos;

    Afirmativa II (correta)- Art. 5, inciso XLVII não haverá penas:
    a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX; ( Compete privativamente ao Presidente da República, art. 84, XIX - declarar guerra, no caso de agressão estrangeira, autorizado pelo Congresso Nacional ou referendado por ele, quando ocorrida no intervalo das sessões legislativas, e, nas mesmas condições, decretar, total ou parcialmente, a mobilização nacional)
    b) de caráter perpétuo;
    c) de trabalhos forçados;
    d) de banimento;
    e) cruéis;

    Art. 56 do Código Penal Militar prevê "A pena de morte é executada por fuzilamento."

    Afirmativa III (correta)- Art. 5, inciso L - às presidiárias serão asseguradas condições para que possam permanecer com seus filhos durante o período de amamentação;

    Afirmativa IV (correta)- Art. 5, LI nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização (exceto crime político e de opinião), ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;

  •             Fiquei com uma dúvida grande com relação à letra A, pois no fim da assertiva é dito que os herdeiros permanecem com o direito à herança. Acho que é certo isso, porém o que acontece é que da mesma forma que permanecem com o direito à herança a eles é imputado a obrigação de reparar o dano, essa reparação não fez com que o direto à herança desaparecesse e sim fosse esvaziado. 

                Mas a banca foi generosa e não trouxe uma opção que trouxesse esse item e o outros considerados certos, ainda que reste essa dúvida. 

  • Quanto às disposições constitucionais, analisando as alternativas:

    I - INCORRETA. Os herdeiros não permanecem com o direito de herança, de acordo com o art. 5º, XLV, que determina que a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento dos bens pode ser estendida aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido.

    II - CORRETA. A guerra declarada é a única hipótese em que se permite a pena de morte. Art. 5º, XLVII, "a".

    III - CORRETA. Art. 5º, L.

    IV - CORRETA. Art. 5º, LI.

    Gabarito do professor: letra B.



  • GAB B RUMO A PMPE 2018!

  • Francisco Leite você esta correto a assertiva (I) esta sim correta o direito de reparar do dano não extigue o direito à herança, mas como dito a banca não colocou como alternativa o que deixou implicito a resposta...Rumo PMPE 2018

  •   XXX - é garantido o direito de herança;

    A respeito da I, como vocês bem retrataram, o direito a herança é mantido, ele existe. Em contrapartida, pode ser esvaziado em função da reparação dos danos cometidos por "B". Ex.: Digamos que os danos causados são avaliados em 600 mil reais, logo, será esgotada toda a herança, não podendo ser cobrado excedente dos filhos.

    Vale contemplar, ainda,  

    XLVI - a lei regulará a individualização da pena e adotará, entre outras, as seguintes:

      b) perda de bens;


    RUMO À PMPE

  • PMPE 2018 

     

  • perai produção,sempre pensei que com a vigencia do estado de guerra,em regra,já seria autorizada a aplicação da pena de morte,e não como exceção,interpreto restritivamente a lei quando ela traz que em regra não há pena de morte,excepcionalmente em caso de estado de guerra,o qual por si só já é suficiente para aplicação em regra da exceção da pena de morte.

    nesse caso a pena de morte não estaria vigendo,automaticamente,com o tempo de guerra em exceção ao tempo de paz?

  • a todos que estão achando que a alternativa 1 esta certa pelo princípio da pessoalidade ( em parte estão certos) . não é bem assim . Quando uma pessoa tem um patrimônio feito pelo cometimento de crimes o estado decretará o perdimento desses . O motivo é esse e não o perdimento em prol de pagar os danos

  • Hannibal, apenas o fato da pena de morte só ser aplicada em estado de guerra declarada já a torna excepcional;

    Sobre o item UM, se o que o pai tinha de patrimônio era tudo produto de ilícitos, então não há o que repassar, e se uma vez repassado na herança, aplicaria a exceção do principio da pessoalidade, atingindo os herdeiros até limite do valor transferido, mas se por acaso, o pai além do que foi adquirido por crime, tivesse outro bem adquirido de formal legal, o filho teria sim direito a herança, pois se o estado não o garantisse e adquirisse o patrimônio legal do pai, seria configurado o enriquecimento sem causa do estado.(de toda forma, o espólio responderá pela possível reparação civil ou multas penais.)

  • A extradição de brasileiro naturalizado por trafico ilícito de entorpecentes e drogas afins sera em qualquer tempo.

  • Thyago e Waney, iae passaram ?

    espero que sim

  • PMPE 2022

  • Essa aí foi muito fácil kk

    alternativa correta letra B

  • I. - “art. 5º, XLV, da CF, nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido.”

    II. - O artigo 5º, inciso XLVII, da CF prevê que não haverá penas: "a) de morte, salvo em caso de guerra declarada.

    III. - Art 5º, L, CF – às presidiárias serão asseguradas condições para que possam permanecer com seus filhos durante o período de amamentação.

    IV. - Art 5º, LI, CF – nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.