SóProvas


ID
1925269
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 01 

                         Devemos viver a vida ou capturá-la?

      Um artigo recente no New York Times explora a onda explosiva de gravações de eventos feitas em smartphones, dos mais significativos aos mais triviais. Todos são, ou querem ser, a estrela de sua própria vida e a moda é capturar qualquer momento considerado significativo. Microestrelas do YouTube têm vídeos de selfies que se tornam virais em questão de horas. [...]

      Há um aspecto disso tudo que faz sentido: todos somos importantes, nossas vidas são importantes, e queremos que elas sejam vistas, compartilhadas, apreciadas. Mas há outro aspecto, geralmente desconsiderado, que é o aproveitamento real do que acontece naquele momento. Estarão as pessoas esquecendo de estar presentes no momento, saindo do seu foco, ao ver a vida através de uma tela? Você deveria estar vivendo a sua vida ou vivendo-a para que os outros a vejam?

      Deve-se dizer, entretanto, que isso tudo começou antes da revolução dos celulares. Algo ocorreu entre o diário privado que mantínhamos chaveado em uma gaveta e a câmera de vídeo portátil. Por exemplo, em junho de 2001, levei um grupo de alunos da Universidade de Dartmouth em uma viagem para ver o eclipse total do Sol na África. A bordo havia um grupo de “tietes de eclipse", pessoas que viajam o mundo atrás de eclipses. Quando você vir um, vai entender o porquê. Um eclipse solar total é uma experiência altamente emocionante que desperta uma conexão primitiva com a natureza, nos unindo a algo maior e realmente incrível a respeito do mundo. É algo que necessita de foco e de um comprometimento total de todos os sentidos. Ainda assim, ao se aproximar o momento de totalidade, o convés do navio era um mar de câmeras e tripés, enquanto dezenas de pessoas se preparavam para fotografar e filmar o evento de quatro minutos.

      Em vez de se envolverem totalmente com esse espetacular fenômeno da natureza, as pessoas preferiram olhar para isso através de suas câmeras. Eu fiquei chocado. Havia fotógrafos profissionais a bordo e eles iam vender/dar as fotos que tirassem. Mas as pessoas queriam as suas fotos e vídeos de qualquer forma, mesmo se não fossem tão bons. Eu fui a outros dois eclipses e é sempre a mesma coisa. Sem um envolvimento pessoal total. O dispositivo é o olho através do qual eles escolheram ver a realidade.

      O que os celulares e as redes sociais fizeram foi tornar o arquivamento e o compartilhamento de imagens incrivelmente fáceis e eficientes. O alcance é muito mais amplo e a gratificação (quantos “curtir" a foto ou o vídeo recebe) é quantitativa. As vidas se tornaram um evento social compartilhado.

      Agora, há um aspecto que é bom, é claro. Celebramos momentos significativos e queremos compartilhar com aqueles com quem nos importamos. O problema começa quando paramos de participar completamente do momento, porque temos essa necessidade de registrá-lo. O apresentador Conan O'Brien, por exemplo, reclamou que ele não pode mais nem ver o rosto das pessoas quando se apresenta. “Tudo que vejo é um mar de iPads”, ele disse. Algumas celebridades estão proibindo celulares pessoais durante os seus casamentos. [...]

      Entendo o que elas sentem. É como palestrar usando o PowerPoint, como posso afirmar por experiência própria. Assim que uma tela iluminada aparece, os olhares se voltam a ela e o palestrante se torna uma voz vazia. Nenhum envolvimento direto é então possível. É por isso que eu tendo a usar essas tecnologias minimamente, apenas para mostrar imagens e gráficos ou citações significativas.

Marcelo Gleiser. Disponível em: http://www.fronteiras.com/artigos/marcelo-gleiser-deveriamos-viver-a-vida-ou-captura-la. Acesso em: 20/03/2016. Adaptado.

Nos 3º e 4º parágrafos, para se referir ao eclipse total do Sol, o autor emprega as seguintes expressões:

I. “conexão primitiva com a natureza”

II. “comprometimento total de todos os sentidos”

III. “o evento de quatro minutos”

IV. “espetacular fenômeno da natureza”

Estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Nos fragmentos do texto:
    “Um eclipse solar total é uma experiência altamente emocionante que desperta uma conexão primitiva com a natureza, nos unindo a algo maior e realmente incrível a respeito do mundo. É algo que necessita de foco e de um comprometimento total de todos os sentidos.”;
    “…enquanto dezenas de pessoas se preparavam para fotografar e filmar o evento de quatro minutos.” e
    “Em vez de se envolverem totalmente com esse espetacular fenômeno da natureza…”,
    que são relacionados ao eclipse, temos destacadas as expressões constantes nas afirmativas. Analisando-os no contexto, verificamos que apenas os das afirmativas III e IV fazem referência ao eclipse, como solicita o enunciado dessa questão, portanto o nosso gabarito é a letra B. As expressões, que constam nas afirmativas I e II, constituem sensações promovidas pela visão do eclipse, segundo o texto.
    Gabarito: B

  • Questionavel! " Um eclipse solar total é uma experiência altamente emocionante que desperta uma conexão primitiva com a natureza" 

  • Não concordo, mesmo que isso não faça diferença , exponho meu ponto de vista, afinal, alguem pode colocar a própria opnião diante da minha e eu assim entender.

    "um eclipse solar total é uma experiência altamente emocionante que desperta uma conexão primitiva com a natureza" 

     

    O que desperta uma conexão primitiva com a natura? 

    Um Eclipse Solar.

     

    Se eu tiver errada me ajudem a ver o erro, por favor. Se possivel podem me dizer no direct que foi respondida. Obrigada

  • Nessa questão você  tem que marcar as expressões que SUBSTITUEM "eclipse total do Sol", pois a função da coesão REFERENCIAL é EVITAR REPETIÇÕES . 

    I - "conexão primitiva com a natureza" - é o estado em que a pessoa se encontra ao ver o eclipse . Note que a função dessa expressão NÃO é evitar repetição, mas sim de dizer que o eclipse provoca essa conecção. É um efeito causado pelo eclipse, não se refere ao eclipse em si.

    II - “comprometimento total de todos os sentidos” .  Também não se refere ao eclipse em si, mas sim ao fato da sensação que a pessoa sente ao vê-lo . 

    III - " evento de quatro minutos" . Que evento é esse ? o eclipse ( evitou-se a repetição ).

    IV - " espetacular fenômeno da natureza " . O que é esse fenomeno ? O eclipse ( evitou-se a repetição ) . 

    Note que nas duas ultimas opções é possível vc substituir essas expressões por "eclipse total do sol" porque elas fazem referência a ele. Portanto, as unicas opões que fazem isso são III e IV . 

     

     

     

  • NÃO TINHA ENTENDIDO A QUESTÃO... MAS DEPOIS DEI UMA OLHADA NO COMENTARIO E NA PRIMEIRA LINHA VI.. FICOU VAGO A QUESTAO

  • estão todos errados, pois o testo pede para dar algo que adjetive o eclipse e não oque está ligado a ele.

  • A prova toda praticamente só interpretação de texto , só assim pra derrubar os candidatos pq interpretação da upe so ela entende mesmo

  • MUITO FACIL ESSA☠